casa » Archivo de Etiquetas: Vereadora Fátima Araújo

Archivo de Etiquetas: Vereadora Fátima Araújo

Vereadora Fátima Araújo vai realizar Ação Social nesta quinta (7) e sexta (8) na Vila Conceição/João de Deus

COMPARTILHE

Com o apoio da vereadora Fátima Araújo (PCdoB) e parceria da Secretaria de Economia Solidária (SETRES), o Instituto Solidariedade & Ação (ISA) vai realizar nesta quinta-feira (7) e sexta-feira (8), mais uma Ação Social em sua sede, localizada na rua 12 de julho, Nº32,  no bairro Vila Conceição/João de Deus.

A ação que iniciará às 8h da manhã com intervalo para almoço ao meio dia, encerrará ás 17h. serão dois dias de ação social. Os participantes contarão com serviços de Cadastramento no Sistema Nacional de Emprego (Sine), Jovem Aprendiz, Oficinas com Reciclagem, Cursos de Qualificação Profissional com Certificado e apresentação das bandas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros/Primeiros Socorros.

“Graças a Deus vamos conseguir realizar mais uma ação social para o povo de nossas comunidades. A parceria do Instituto ISA e Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária tem dado certo e beneficiado milhares de pessoas dos bairros que fazem parte do Complexo de Comunidades do João de Deus. Desta vez a ação será realizada na Vila Conceição/João de Deus”, destacou Fátima Araújo.

Serão dois dias de intensa movimentação na sede do Instituto ISA, com oferta de serviços, na promoção da cidadania e dignidade, por profissionais da Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres).‬

Para participar da ação é necessário levar Carteira de Identidade (RG), CPF, Carteira Profissional, comprovante de residência e certificado da qualificação profissional ou declaração da escola, caso seja estudante.

Alunos do Curso de Mecânica de Motos, implantado por Fátima Araújo, já estão em aulas práticas

COMPARTILHE

Visando dar oportunidades a jovens e adultos das comunidades Vila Conceição/João de Deus e bairros vizinhos, a vereadora Fátima Araújo fez uma parceria com o Instituto Solidariedade & Ação (ISA) e o IEMA para implantação do curso de Mecânica de Motos. As aulas estão sendo ministradas na sede do ISA na rua 12 de julho, no bairro Vila Conceição.

As aulas práticas tiveram andamento na tarde desta quinta-feira (17) com os alunos que foram matriculados e estão fazendo o curso de Mecânica de Motos. Todas as aulas práticas são supervisionadas pelo professor Victor Serejo, e tem a carga horária de 120 horas. Após a conclusão do curso os alunos estão capacitados da o mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio.

“Fico feliz em poder ajudar as pessoas com cursos de qualificação que vão abrir portas para o mercado de trabalho ou como empreendedor. Mecânica de Motos é um seguimento que está crescendo bastante e fazer um curso desse pelo IEMA enriquece bastante o currículo de qualquer profissional. Espero eu, que cada aluno esteja aproveitando bastante as aulas e se torne um grande profissional no futuro bem próximo. É pela educação e pelo conhecimento que vamos mudar os rumos deste Brasil”, destacou Fátima Araújo.

CURSO DE MECÂNICA DE MOTOS

O objetivo do curso é preparar profissionais para realizar manutenção de motocicletas, diagnosticar possíveis falhas e defeitos, bem como realizar reparos nos sistemas mecânicos e eletrônicos, seguindo normas e procedimentos técnicos, de qualidade, segurança e meio ambiente.

 

Projeto Educar para Vencer reinicia suas atividades no bairro Vila Conceição/João de Deus

COMPARTILHE

Um dos grandes projetos sociais mantidos pela vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), no bairro Vila Conceição/João de Deus, o Projeto Educar para Vencer, que leva reforço escolar para crianças carentes do bairro, reiniciou suas atividades nesta segunda-feira, dia 05 de agosto em sua sede na rua 12 de julho.

Após o período de férias, as crianças do Projeto Educar para Vencer retornaram às aulas na manhã desta segunda-feira(5). As aulas que acontecem na sede do Projeto, na rua 12 Julho – N: 32, na Vila Conceição/João de Deus, são ministradas gratuitamente nas manhãs e tardes de segunda a sexta-feira. Cinco professores atendem cerca de 120 alunos com aulas de reforço escolar.

A vereadora Fátima Araújo destacou a importância do projeto, tanto para a comunidade, como para o desenvolvimento das crianças da Vila Conceição. “Investir em educação não tem preço. É uma forma de contribuir com com nossas crianças que serão o futuro do Brasil. Com conhecimento vamos poder ter uma população competitiva e mais consciente. Fico muito feliz em poder ajudar, graças ao povo que me deu essa missão. Vamos continuar trabalhando em prol das comunidades, seja na educação, saúde, cultura, esporte e infraestrutura”, disse a vereadora, que mantém residência fixa no bairro Vila Conceição/João de Deus.

 

O mal por si só se destrói

COMPARTILHE

Achar que subir ao pódio é fácil, atrapalhando o trabalho dos outros, o tiro pode sair pela culatra. A trajetória percorrida por quem luta há 25 anos por um povo, mostra que a força e a coragem são os principais ingredientes para suportar qualquer crise, ainda mais se for para o bem de uma população que já sofreu muito. A luta de uma mulher mostra o resultado positivo através de trabalho, mesmo sendo feito gradativamente. Em São Luís, temos um exemplo vivo de quem não se cansa e mesmo incomodando uma meia dúzia de “gatos pingados”, sua resposta é com ações. Em apenas 15 meses de gestão, o Complexo do João de Deus já recebeu dezenas de ações vindas dos governos municipal e estadual à pedido de uma Pequena Guerreira.

Estamos falando de uma vereadora de trabalho, lutas e labutas, que nunca se cansa, não para, trabalha, entra nos embates e não tem medo de cara feia. Essa parlamentar se chama Fátima Araújo, que aos poucos se torna uma das vereadoras mais atuantes na história do parlamento ludovicense. Uma vereadora assídua, participativa e humilde por natureza. Prestadora, comunitária e acima de tudo humana. Fátima Araújo tem na veia o sangue que se transforma em vitórias, uma coragem que enfrenta lutas e uma força que parece não ter fim.

Com tantas ações realizadas em comunidades que fazem parte do Complexo de bairros no João de Deus, Fátima Araújo passou a ser perseguida por adversários, que mesmo rejeitados pelo povo, tentam atravessar o caminho de uma mulher incansável. A Pequena Guerreira como foi batizada pelo povo é daquelas que joga nas 11 posições. É capaz de cobrar o esquinado e ainda cabecear e marcar um gol de placa. Hoje, Fátima Araújo tem sido vítima de um grupinho que pretende ingressar na política, mas começou pelo caminho errado. E para quem está achando que Fátima Araújo vai sair atirando para todos os lados, está redondamente enganado. Enquanto alguém pensa atrapalhar, a vereadora eleita com quase 5 mil votos, continua aumentando seu leque de ações.

Em todos os seguimentos da gestão pública a vereadora Fátima Araújo tem algum tipo de trabalho realizado ou está realizando. Na educação, esporte, cultura, social, infraestrutura, saneamento básico, limpeza pública e saúde. Mesmo sabendo que o papel do vereador é legislar, Fátima não desiste de ajudar os menos favorecidos. Todas essas ações causam um certo desconforto para alguns adversários, mas isso é o que menos a vereadora Fátima Araújo está se importando. Seu principal objetivo é trabalhar pelo povo ludovicense, incluíndo os que não votaram nela. Percorrer o caminha que a vereadora percorreu pode ser fácil, difícil é chegar onde ela chegou.

 

Em reunião com Presidente da Assembleia Legislativa, Vereadora Fátima Araújo firma parcerias para São Luís

COMPARTILHE

Na manhã desta sexta-feira (16), a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), voltou a se reunir com o deputado Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), para tratar de assuntos relacionados às comunidades da capital maranhense.

Esta foi a segunda visita que a vereadora do PCdoB fez ao presidente da Assembleia. Os dois parlamentares já haviam se reunido no dia 29 de Janeiro, em que na oportunidade o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), também esteve presente no encontro. Hoje  Fátima Araújo aproveitou para sentar novamente com o deputado comunista, mas desta vez, sem a presença do prefeito da capital.

“Mais uma vez com presidente, Othelino Neto, em reunião para tratar dos assuntos relacionados às comunidades. Juntos seremos mais fortes”, estacou a parlamentar em sua rede social.

Ainda de acordo com a vereadora, um dos principais assuntos em pauta na reunião foi a pavimentação e o recapeamento de ruas do bairro João de Deus e adjacências. A região é composta por aproximadamente 30 comunidades e precisa de infraestrutura.

A vereadora e o deputado têm uma ótima relação política, e isso sem nenhuma dúvida, contribuirá para o avanço dos trabalhos desenvolvidos pela Pequena Guerreira  nas comunidades de São Luís.

Por Maxsuel Bruno

Vereadora Fátima Araújo visita o deputado Othelino Neto na Assembleia

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu a visita de cortesia da vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), na tarde desta segunda-feira (29), no gabinete da Presidência. Ela estava acompanhada de sua chefe de gabinete, Janne Lopes.

A vereadora declarou que foi parabenizar o deputado Othelino pelo brilhante trabalho que vem realizando no Maranhão e, também, agradecer pela ação parlamentar que viabilizou o serviço de recuperação asfáltica para os bairros João de Deus e Vila Conceição. “Em nome dessas comunidades, agradecemos ao deputado Othelino e reafirmamos nossa parceria. Nossas comunidades precisam de muito mais”, acrescentou.

O deputado Othelino disse que ficou muito feliz com a visita da vereadora, que também é sua colega de partido e tem uma atuação muito forte em várias comunidades de São Luís, principalmente na região do João de Deus. “Temos uma parceria com a vereadora e ficamos satisfeitos em poder atender, na medida do possível, as demandas das comunidades que ela muito bem representa.  Essa parceria vai ajudar várias comunidades de São Luís”, assinalou.

Em sua página na rede social Facebook, a Pequena Guerreira descreveu seu encontro com o presidente da Assembleia deputado Othelino Neto. “Estive hoje (29) com o meu deputado e presidente da Assembleia Legislativa Othelino Neto para tratarmos de assuntos relacionados às necessidades das comunidades com as quais convivo. Nobre deputado, agradeço por sua cordialidade de sempre e pela parceria. Sigamos em frente. Juntos somos mais fortes”, destacou a vereadora Fátima Araújo.

 

Por ALEMA

Fátima Araújo: A verdadeira Pequena Guerreira do Maranhão com uma história de lutas

COMPARTILHE

Por trás desta senhora de pequena estatura, pouco mais de 1,5m de altura, se esconde uma verdadeira guerreira, que, ao longo de uma década foi quebradeira de coco na cidade de Lago da Pedra, onde nasceu, atuou como vendedora de perfume e cosméticos e mudou radicalmente de vida, 23 anos atrás, quando migrou para São Luís. Na capital maranhense, a Pequena Guerreira fundou o Movimento  Solidariedade e Ação, que funciona na Vila Nossa Senhora da Conceição,  no bairro João de Deus, na periferia da cidade.

Afigura em questão é a vereadora Fátima Araújo (PCdoB), que foi eleita em outubro do ano  passado com 4.892 votos, sendo que deste total, ela obteve  3.892  votos somente na 10ª Zona Eleitoral, sua área de atuação.  Enfrentou as agruras da vida por amor. Relata que, quando casou com  Francisco José de Araújo. O  pai fazendeiro e o restante da família não concordaram. Acabou saindo de casa e o marido, pouco tempo depois acabou ficando desempregado. Foi aí que ela se transformou em quebradeira de coco, profissão que abraçaria ao longo de uma década.

Novos horizontes para a família só começaram a se abrir em 1983, quando o Francisco foi aprovado em concurso para o Incra e ela se transformou em líder comunitária, função esta que lhe propiciou a suplência de vereador na legislatura anterior.

Em  2014, assumiu uma cadeira na Câmara Municipal, e diz que não teve a oportunidade de executar o trabalho que sonhava. Agora, como titular, falas de suas ações e ressalta que o vereador é um autêntico assistente social, afirmando que é uma missão difícil, porque o parlamentar tem que mendigar pedidos nas secretarias.

Experiente, divide sonhos e preocupações com o marido ao longo de 34 anos, e com quem gerou três filhos (Francisco Lima de Araújo, Raimundo Lima de Araújo e Maria Caroline de Araújo, além de um neto). Nesta entrevista ao  Câmara em Destaque, ela discorre sobre suas expectativas.

CÂMARA EM DESTAQUE Neste seu primeiro ano de mandato como titular,  qual a  sua auto avaliação no parlamento municipal e quais são suas expectativas?

FÁTIMA ARAÚJO  Durante estes oito meses de mandato, realizamos grandes  ações em nossa comunidade, apresentamos muitas proposituras, como requerimentos,  indicações e projetos de lei.  Vida de vereador não é
fácil. Vivemos mendigando pelas secretarias, buscando melhorias para a sociedade cumprindo, com o nosso dever .  Não mudei de bairro, continuo fazendo o mesmo trabalho e acompanhando as ações do poder Executivo. Conheço as necessidades do povo. Sou uma vereadora de linha comunitária, sou misturada ao povo, ando por todos os bairros e tenho uma grande identidade popular. O parlamento, é sim, o que imaginei, porque se tem uma observação do que é esse poder quando se está fora dele.

CÂMARA EM DESTAQUE – Identificada com  como povo, como a senhora mesmo destaca, a senhora  sofre assédio do eleitorado, já que reside num bairro periférico? E quais as principais demandas?

FÁTIMA ARAÚJO – A maior demanda diz respeito à infraestrutura, ao saneamento básico e ao transporte coletivo. Todas as lideranças que me procuram me pedem  para que interceda junto ao Executivo para a instalação de uma nova linha de ônibus, instalação de sistema de abastecimento de água e asfaltamento de ruas. Por incrível que pareça, ninguém que bate à minha porta vem com pedido de dinheiro, mas apresentando os problemas que citei acima.

CÂMARA EM DESTAQUE – A senhora é do partido do governador, é, também, da base aliada do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Isso facilita muito a sua ação na Câmara, não ajuda?

FÁTIMA ARAÚJO –Muita gente imagina isso porque sou do PC do B, mas não é bem assim. Primeiro é que não vivo batendo à porta nem da Prefeitura e nem do governo do Estado, porque me ocupo muito na Câmara e nas minhas bases, mas não posso negar as ações tanto do governo do Estado como da Prefeitura na minha área de atuação.  Faço minhas proposições e muitas delas são atendidas, mas não existe facilidade.

O governo Flávio Dino, levou um poço de 130 metros para a minha comunidade, pavimentou 36 ruas nos  bairros João de Deus, João Alberto, Vila Lobão e Pirapora. Existem muitas ações, apesar dessa crise. O prefeito Edivaldo Holanda, por exemplo,  reformou  e climatizou a escola Maria José Vaz, que  havia passado pela última reforma em 1997. É, agora, uma escola de primeiro mundo. Agradeço muito ao governador Flávio Dino e ao prefeito Edivaldo, pela força do trabalho, pelos avanços, pelo dinamismo.

CÂMARA EM DESTAQUE – E com relação à Câmara Municipal como a senhora avalia esse colegiado do qual a senhora pertence?

FÁTIMA ARAÚJO – É, realmente um grande colegiado. Tenho aprendido muito na Câmara Municipal. Destaco, de início, o trabalho do presidente Astro, que tem se mostrado um grande gestor e um grande amigo dos colegas de parlamento. Tem modernizado muito o  parlamento municipal, em todas as suas vertentes.

Também destaco o trabalho de todos os meus colegas vereadores, por conta de suas ações, de suas cobranças, da fiscalização. Estou numa Câmara  moderna,  combatente e muito sensível aos anseios populares.

CÂMARA EM DESTAQUE – A Câmara Federal acaba de aprovar, à guisa de reforma política, o fim das coligações para o Legislativo em todas as suas esferas, mas para 2020. O primeiro teste será com os vereadores. Como a senhora avalia essa situação?

FÁTIMA ARAÚJOCom   tristeza. Porque  os deputados federais não estabeleceram a medida logo para 2018, quando estarão disputando a reeleição? Isso é uma clara demonstração de que usam os vereadores como cobaia, como experiência. O fim das coligações só beneficia os grandes partidos, os coronéis da política, porque é uma pancada  quase que mortal para os pequenos e médios  partidos.

Não concordo com esse item da reforma, porque ele é direcionado para a extinção das pequenas siglas e só beneficia os endinheirados.

Por Djalma Rodrigues

Vereadora Fátima Araújo participou do I Seminário de Gestores de Câmaras Municipais

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) acompanhada de sua assessoria, participou nesta quarta-feira (23) do I Seminário de Gestores das Câmaras Municipais, promovido pela Procuradoria Geral da Câmara Municipal de São Luís, em parceria do Poder Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.

O encontro aconteceu no auditório do Rio Poty Hotel, e teve objetivo de contribuir na qualificação dos mandatos nas Câmaras Municipais, sobretudo, dos julgamentos das prestações de contas de ex-prefeitos. Dezenas de vereadores de todo estado do Maranhão compareceram ao evento, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Astro de Ogum (PR).

Durante a abertura do evento, o presidente Astro de Ogum (PR), ressaltou que o encontro tem grande importância porque valoriza o trabalho dos chefes dos legislativos municipais no interior do estado. Em seu discurso, Ogum destacou ainda a criação da fundação da Federação das Câmaras Municipais do Maranhão – FECAM/MA, entidade que, segundo ele, servirá para auxiliar os presidentes dos Poderes Legislativos Municipais.

“O Seminário tem importância para valorização das Câmaras. E hoje estaremos fundando a Federação das Câmaras Municipais do Maranhão para auxiliar e representar as reivindicações dos presidentes das Câmaras, que têm problemas muito específicos em relação às gestões municipais, e fortalecê-las na discussão com as autoridades competentes”, declarou Astro de Ogum, idealizador da proposta de criação da entidade.

Fonte: ASCOM/CMSL

Fátima Araújo realizará grande Cruzada Evangélica neste sábado (5) no aniversário da Vila Conceição no João de Deus

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), vai realizar neste sábado, dia 5 de Agosto, uma grande Cruzada Evangélica para comemorar o aniversário de 24 anos da Vila Nossa Senhora da Conceição, área do bairro João de Deus.

O evento religioso contará com aproximadamente 14 Igrejas Evangélicas da comunidade. Com o apoio da vereadora Fátima Araújo, a expectativa é receber um público muito grande, entre evangélicos e de outras denominações religiosas. Na oportunidade os moradores da comunidade e região vizinha, vão poder glorificar o nome de Jesus.

A programação terá início às 19h, e contará com a presença de Pastores das mais variadas Igrejas Evangélicas do bairro, que irão pregar a palavra de Deus, e os ministérios locais de cada Igreja ministrarão um momento de louvor a Deus. Além disso, estarão presentes, também, várias autoridades de nossa cidade, e durante a Cruzada ainda será realizado o sorteio de 100 cestas básicas para comunidade.

Para a vereadora Fátima Araújo, muito querida na comunidade, o aniversário servirá para reunir todos os moradores. “Sempre foi meu desejo reunir a comunidade Evangélica, na  qual me sinto parte, uma vez que são os irmãos que me acolhem em todos os momentos da minha vida, quando convivo no meio da minha família evangélica, sinto a força de Deus para lutar e conquistar os direitos de nossa grande e humilde comunidade”, disse a parlamentar.

O evento acontecerá neste sábado, na Rua Manto Sagrado, Número 101, em frente ao Estádio Gaiolão – na Vila Nossa Senhora da Conceição/João de Deus. A previsão é para começar às 19h e encerrar às 10h da noite.

 

ASCOM/VEREADORAFÁTIMA

Vereadora Fátima Araújo visita Associação de Mudos e Surdos

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), visitou nesta quarta-feira (12), a Associação dos Surdos e Mudos do Maranhão (ASMA). Acompanhada de sua assessoria, a Pequena Guerreira firmou compromisso de que vai apoiar culturalmente, a equipe de futebol da ASMA na Competição da Liga Nordestina de Futebol de Surdos e Mudos, que será sediada em Natal no Rio Grande do Norte, no mês de Agosto.

A equipe da ASMA é campeã maranhense da categoria e agora irá disputar a Liga Nordestina de futebol. Além disso, Fátima irá trabalhar projetos como: aula de libras nas escolas públicas, ações sociais voltadas para essa associação, emendas parlamentares para entidade, e aulas de músicas para os associados e afins.

Como incentivadora da cultura e educação, Fátima Araújo tem sido uma verdadeira representante dos menos favorecidos, de todas as regiões da capital maranhense. Sua história mostra sua luta pelas melhorias de São Luís, em todos os seguimentos.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free