casa » ALCÂNTARA » Produções ceramistas de Itamatatiua/Alcântara estarão em exposições

Produções ceramistas de Itamatatiua/Alcântara estarão em exposições

COMPARTILHE

Contemplada pelo Edital de Ocupação da Galeria Antônio Almeida, a exposição ‘Um Saber Ancestral: a Produção Ceramista no Quilombo de Itamatatiua, em Alcântara/MA’, será aberta no dia 03 de maio, às 19h, na principal galeria de artes visuais do Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782-Centro), em São Luís/MA. A mostra apresentará fotografias e peças em cerâmicas produzidas por ceramistas quilombolas, uma tradição secular.

Com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo do Maranhão, a exposição é o resultado de uma pesquisa coordenada pelo arqueólogo e historiador Prof. Dr. Arkley Marques Bandeira. A realização é do Observatório Cultural do Maranhão, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult), da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). A mostra é uma promoção do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Dac/Proexce) da Ufma.

Arkley Bandeira destaca que a exposição é fruto de um projeto financiado pela Fapema, por meio do Programa de Apoio ao Patrimônio Imaterial do Maranhão. “Esse trabalho vem estabelecendo uma rede de relações simétricas e colaborativas com os ceramistas de Itamatatiua, em Alcântara”, disse o docente. Ele destacou ainda que antes da abertura da mostra haverá roda de conversa com as artesãs e o autor do projeto e na semana após a abertura da mostra serão disponibilizadas ao público oficinas de elaboração de objetos cerâmicos, além da venda de peças especialmente elaboradas para o evento.

Saiba mais sobre a exposição

Composta por peças cerâmicas, produzidas especialmente para a mostra por 14 ceramistas profissionais e quatro crianças aprendizes, em instalações coletivas que auxiliam na compreensão desse ofício ancestral, “a exposição é um pequeno fragmento de um texto que vem sendo construído a várias mãos, sobretudo pelas mãos de quem manipula o barro e transforma-o em arte”, explica Bandeira.

 

O público interpretará a proposta da mostra observando as peças que refletem os dons particulares das ceramistas, e pelo conjunto da obra, considerando a arte cerâmica como um modo de fazer que carrega consigo aspectos intangíveis extremamente relevantes para se conhecer a história, a memória e a cultura, tratando-se, portanto, de “uma referência cultural que permeia a identidade coletiva dessas mulheres ceramistas”, disse o professor.

Inscreva-se nas oficinas gratuitas de elaboração de objetos cerâmicos

Na programação da exposição serão realizadas oficinas de manipulação de argila para elaboração de objetos cerâmicos nos dias 04 e 09 de maio, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo site www.cultura.ufma.br ou pelos telefones 98 3272 9361 e 9362. Vagas limitadas. A exposição ficará aberta ao público no período de 03 a 30 de maio deste ano, das 9h às 12h e das 14h às 17h30.

A oficina de Manipulação de Argila para Elaboração de Objetos Cerâmicos terá como facilitadores o docente da Ufma, Arkley Marques Bandeira e Eloisa de Jesus, Neide de Jesus e Ângela de Jesus, ceramistas de Itamatatiua. A carga horária é de sete horas/aula. A oficina propiciará uma imersão no universo da cerâmica artesanal com técnicas ancestrais.  A atividade será certificada aos participantes dos dois módulos.

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Prefeitura de Alcântara realiza ação contra Violência Sexual de Menores

Preocupada com as crianças e adolescentes do município, a Prefeitura de Alcântara realizou na última ...

Em entrevista, prefeito de Alcântara destaca avanços de sua gestão

Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, concedeu uma entrevista ao ...

Prefeito de Alcântara autoriza reforma do hospital Dr. Neto Guterres

No aniversário da cidade de Alcântara dia 22 de dezembro de 2019, a população receberá ...

Prefeitura de Alcântara divulga Nota de Pesar pela morte da professora Rosiane Costa

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Educação, divulgou Nota de Pesar pela ...

Prefeito Anderson sorteia 45 prêmios para as mães de Alcântara-MA

Homenagear as mães é muito bom, mas com prêmios fica melhor ainda. Foi justamente o ...