NOTÍCIAS

Associação de Moradores de Juraraitá vai inaugurar o Museu da Roça na Comunidade Quilombola

A Associação de Moradores da Comunidade Quilombola de Juraraitá em parceria com a Prefeitura de Bequimão vai inaugurar no próximo domingo, dia 4 de março, às 10h da manhã, o primeiro Museu da Roça na zona rural de Bequimão. A iniciativa é de Ivete Macedo, filha da comunidade e o apoio é da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial.

O Museu da Roça é um espaço criado para o resgate da historia dos moradores de Juraraitá, onde os adultos vão poder rever objetos usados por seus ancestrais no passado e irão poder apresentar a seus filhos. Instrumentos usados na agricultura ou objetos artesanatos  O Museu de Juraraitá vai homenagear Egídia Costa, uma mulher forte, guerreira, mãe solteira de 11 filhos, entre eles uma gravidez de trigêmeos.

Egídia Costa mostrou que com trabalho honesto, mesmo solteira é possível criar e educar muitos filhos trabalhando na roça. A mãe guerreira teve ajuda somente de sua irmã. Egídia faleceu em 1991, mas deixou um legado de luta e honestidade, sendo lembrada até pelos moradores como um exemplo para todos.

PROGRAMAÇÃO:

  • Solenidade de Inauguração (10h)
  • Tambor de Crioula
  • Forró de Caixa (terecô)

O QUÊ? – Museu da Roça

ONDE? – Juraraitá

QUANDO? – 4 de março (domingo 10h)

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo