BEQUIMÃO

Comunidades de Juraraitá, Mafra e Suassuí foram beneficiadas com motores para canoas

Os povoados são reconhecidos pela Fundação Cultural Palmares como remanescentes de quilombos no município de Bequimão-MA

Três comunidades quilombolas de Bequimão foram beneficiadas com a entrega de motores para canoas utilizadas na pesca artesanal e no transporte de passageiros das localidades para a sede do município. Os equipamentos foram entregues pelo governador Flávio Dino ao prefeito João Martins, durante as comemorações pelo aniversário de 254 anos do município de Viana, na última quinta-feira (8). Foram beneficiadas com os motores as comunidades Juraraitá, Mafra e Suassuí, já reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares como remanescentes de quilombos no município.

“O investimento na melhoria das embarcações representa um grande avanço na cadeia produtiva da pesca. Com a chegada desses novos motores, nossos pescadores recebem um grande incentivo para exercer essa atividade tão importante para a economia do nosso município. A atividade pesqueira é responsável pela renda e sustento de várias famílias bequimãoenses. Os motores também vão ajudar a encurtar a distância entre a sede e a zona rural. Os moradores das nossas comunidades quilombolas,às margens dos rios que cortam a região, agora vão ter condições de se deslocarem, em um espaço menor de tempo, entre o litoral e a cidade de Bequimão”, afirmou o prefeito João Martins.


Os motores destinados pelo Governo do Maranhão às comunidades quilombolas de Bequimão já foram entregues aos representantes e presidentes das Associações Comunitárias, segundo informou o secretário municipal de Igualdade Racial, Fábio Silva. Os equipamentos serão utilizados em embarcações de uso coletivo, em benefício das comunidades contempladas e de seus moradores.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo