ALCÂNTARA

Câmara Municipal de Alcântara inicia atividades legislativas nesta sexta (15)

Os 11 vereadores alcantarenses entraram para a história política com essa atitude nobre

Comandada pelo jovem presidente Guterres Filho (Avante), eleito para o biênio 2021/2022, a Câmara de Vereadores de Alcântara iniciou nesta sexta-feita (15), suas atividades legislativas, após acordo entre os parlamentares, já que os vereadores entenderam que não havia necessidade de ter recesso parlamentar, haja vista que o povo renovou o parlamento alcantarense em mais de 80%, tendo em vista que dos 11 vereadores, 9 são de primeiro mandato e chegaram com todo gás.

Nas últimas legislaturas, os trabalhos na câmara eram iniciados 45 dias após a posse. Nesta legislatura, os vereadores chegaram a um entendimento para que os trabalhos fossem iniciados quinze dias após a posse e o atual presidente Guterres Filho acatou o pedido. Os parlamentares alegam que a a população alcantarense perde muito com a câmara fechada, e o município precisa de muito trabalho constante, já que são os vereadores, os responsáveis pela fiscalização do executivo municipal.

Na primeira sessão do ano, foram definidas as comissões e quais vereadores fariam parte delas, já que são essas comissões que delimitam os trabalhos realizados pela Câmara Municipal durante toda legislatura em prol da população.

Confira abaixo como ficaram as comissões:

  • Justiça, legislação, e Relação final- [Menca (presidenta), Lazico (relator) e Mário (secretário)]
  • Terra, obras, serviços públicos, meio ambiente, agroindústria, comércio e turismo – [Marivaldo (presidente), Vadico (relator) e Joeds Luís (secretário)]
  • Finanças e orçamento – [Nilson (presidente), Marivaldo (relator) e Miércio (secretário)]
  • Educação, cultura, saúde e assistência social – [Vadico (presidente, Menca (relatora) e Lazico (secretário)]

Em contato com o Portal G7, o presidente da Câmara de Alcântara, vereador Guterres Filho, destacou a importância de iniciar logo os trabalhos legislativos e de montar as comissões. “Por conta de muitos problemas encontrados e a grande demanda no município com relação à saúde, educação e infraestrutura, iniciamos logo as atividades legislativas, já que a atual gestão está encontrando dificuldades, e o poder legislativo precisa está imbuído na certeza de fazer seu papel, fiscalizando e aproximado a população da Câmara, lutando para que o poder legislativo seja muito mais participativo, do que tem sido. Estamos respeitando a lei orgânica do município no artigo 13, que autoriza a abertura das atividades em 15 de janeiro, mesmo havendo uma divergência na mesma lei orgânica no artigo 29, que diz que as atividades deveriam ser iniciadas em 15 de fevereiro, mas nós entendemos que é fundamental iniciar as atividades para montagem das comissões, e ao mesmo tempo iniciar os trabalhos inerentes ao legislativo”, destacou o presidente Guterres Filho.

De acordo com as palavras do presidente Guterres Filho, a população alcantarense tem anseio de dias melhores, e em seu mandato, além das sessões às quintas-feiras, as comissões permanentes irão se reunir todas as terças, sendo que o legislativo vai está reunido duas vezes por semana, debatendo e discutindo melhorias para o povo de Alcântara, que elegeu cada vereador e vereadora para lhe representar.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo