casa » Archivo de Etiquetas: Prefeitura

Archivo de Etiquetas: Prefeitura

Prefeitura de Bequimão entrega 10 kits de recém nascidos para gestantes em comunidades quilombolas

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, entregou, nesta quinta-feira (02), 10 kits de recém nascidos para gestantes de comunidades quilombolas certificadas e em processo de certificação pela Fundação Palmares.

Os kits foram doados pela enfermeira Rayane França, do Centro Municipal de Saúde Santo Antônio. O secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, acompanhado da enfermeira e coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde do município, Astrid Petrucya M. Freitas, foi quem entregou o material.

Os kits de recém nascido contêm cobertor, toalha de banho, toalhas de boca, pote de lenço umedecido, camisetinha, meias, calça enxuta e 3 camisetas.

O material foi entregue para as gestantes Ediana Castro Rodrigues e Elinalva D. C. Castro Rodrigues [quilombo Ariquipá], Marisa Cantanhede França [quilombo Mafra], Meirinalva Ferreira Alves [quilombo Águas Belas], Joana Pereira Ferreira [quilombo Santa Tereza], Jaciane Rodrigues Correa e Jaqueline Rodrigues Damascena [quilombo Pericumã], Mirelia Boaz, Paloma Cristina Boaz Rodrigues e Samara Brito [quilombo Marajá].

Para o secretário Rodrigo Martins, ação dessa natureza chega sempre em boa hora para quem tem dificuldades para comprar. “Essa ação garante um direito básico do ser humano, o de ter o que vestir, principalmente nesta fase, em que o bebê precisa de uma vestimenta confortável e limpa. Isso gera satisfação e segurança para a mãe, que neste caso não tem condições financeiras de adquirir roupas para seu filho recém-nascido ou que ainda está por nascer. Além disso, traz dignidade para um novo cidadão que vem ao mundo”, descreveu.

De acordo com a enfermeira e coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde do município, Astrid Petrucya Freitas, a Prefeitura de Bequimão realiza o pré-natal, por meio da Atenção Primária à Saúde (APS/Estratégia Saúde da Família.

Segundo Astrid Freitas, as gestantes são informadas pela equipe que passarão a ser assistidas, mensalmente, durante toda gestação, parto e puerpério. A coordenadora ressaltou, ainda, que a Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, libera medicamentos, exames de sangue e ultrassonografia, de forma gratuita, principalmente às gestantes carentes.

Prefeitura de Bequimão recebe doação de kits para recém nascidos de comunidades quilombolas

COMPARTILHE

Nesta terça-feira (23), a Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, recebeu 10 kits para doação a recém nascidos de comunidades quilombolas certificadas e em processo de certificação pela Fundação Palmares.

Os kits foram doados pela enfermeira Rayane França, do Centro de  Saúde Santo Antônio. O secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, foi quem recebeu o material.

Os kits de recém nascido contêm cobertor, toalha de banho, toalhas de boca, pote de lenço umedecido, camisetinha, calça enxuta e 3 camisetas.

Os agentes comunitários de saúde ficaram responsáveis pela indicação das gestantes, que vão receber os frutos desse gesto de solidariedade.

 

Por Tribuna de Bequimão

Prefeitura de Bequimão discute reabertura de templos e igrejas com lideranças religiosas

COMPARTILHE

Normas e condutas indispensáveis à reabertura de templos e igrejas foram discutidas pela Prefeitura de Bequimão, com representantes de diferentes denominações religiosas do município, em reunião realizada nesta quarta-feira (17), no Antigo Convento. Em nível estadual, uma portaria publicada pelo Governo do Maranhão, no último dia 10, permitiu a reabertura das instituições religiosas, desde que elas obedeçam regras de prevenção ao coronavírus.

A princípio, cultos e missas devem ser realizados dentro do prazo de uma hora, com intervalos de pelo menos duas horas entre si, para que templos e igrejas sejam higienizados. Estes espaços só podem funcionar das 6h às 22h, com 50% da capacidade total, fazendo a demarcação com fitas, para que a distância de dois metros entre as pessoas seja respeitada e não haja aglomeração. Além disso, frequentadores devem usar máscara e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%, na entrada e saída.

Pessoas que fazem parte do grupo de risco devem permanecer em isolamento social. São elas: pessoas com 60 anos ou mais; com pneumopatias graves ou descompensados (em uso de oxigênio domiciliar, asma moderada/grave, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); com cardiopatias graves ou descompensadas (insuficiência cardíaca, cardiopata isquêmica, arritmias); imunodepressão; doenças renais crônicas em estágio avançado (3,4 e 5); diabetes mellitus; obesidade mórbida (IMC maior ou igual a 40); doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica (Síndrome de Down); gestantes; e outras, conforme definição da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES-MA). Elas só podem acompanhar as cerimônias religiosas virtualmente.

A mesma recomendação é dada a frequentadores que apresentarem sintomas gripais (sensação febril ou febre; tosse; falta de ar; dor muscular; sintomas respiratórios superiores; fadiga; ausência de olfato e paladar; e sintomas gastrointestinais). Os municípios podem editar decretos flexibilizando ou endurecendo essas medidas, de acordo com a evolução local da doença.

Vereadora Fátima Araújo, solicita e Semosp pavimenta ruas no bairro Pirapora

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), solicitou por meio de requerimento ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e ao secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, a pavimentação asfáltica de ruas no bairro Pirapora.

Após atender a solicitação de Fátima Araújo, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), concluiu nesta quinta-feira (11), os trabalhos de pavimentação asfáltica das ruas Raimundo Marques e São Benedito, localizadas no bairro Pirapora.

 Para a vereadora Fátima Araújo, essa é mais uma conquista da população do bairro, que sempre lutaram por essa melhoria. “Agradeço ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o secretário da Semosp, Antônio Araújo, por estar olhando para a população da comunidade Pirapora e atendente mais um pleito de nossa autoria”, destacou a parlamentar.

Mesmo estando em período de pandemia, a prefeitura tem atendido os Requerimentos da vereadora Fátima Araújo, pleitos que beneficiam diretamente o povo. Sigo a minha máxima: “o que é do povo, tem que voltar para o povo”.

 

Por Maxsuel Bruno

Prefeituras tem até esta segunda-feira (1º) para apresentar prestação de contas ao TCE-MA

COMPARTILHE

Termina nesta segunda-feira, dia 1º de junho de 2020 o prazo para que os prefeitos façam a apresentação das prestação e tomadas de contas referentes ao exercício financeiro de 2019. A tomada de contas especial deve ser encaminhada ao Tribunal de Cotas do Estado (TCE/MA)  exclusivamente por meio do Sistema de Tomada de Contas (e-TCEspecial).

A suspensão do prazo, inicialmente previsto para o dia 29 de abril foi um pleito encaminhado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) para a corte de contas do Estado do Maranhão. Por decisão em plenário virtual ficaram também suspensos os prazos processuais e administrativos.

A prestação de contas dos poderes, órgãos, fundos e entidades será feita exclusivamente por meio do acesso ao ao Sistema de Prestação de Contas Anual Eletrônica (e-PCA), disponível em www.tce.ma.gov.br.

Conquista no Esporte: Prefeitura faz lançamento da nova fase do projeto ‘Judô São Mateus do Amanhã’

COMPARTILHE

A prefeitura de São Mateus do Maranhão em parceria com o Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE/MA), Equatorial Energia e o Governo do Estado do Maranhão por meio da Lei do Incentivo ao Esporte, realizou neste sábado (9), o lançamento da nova fase do projeto ‘Judô São Mateus do Amanhã’, no Ginásio José Ovídio da Silva Dias, do município.

A nova fase do ‘Judô São Mateus do Amanhã’ é fruto da continuidade do patrocínio por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, que possibilitará a ampliação do atendimento para 100 crianças e adolescentes, garantindo práticas esportivas de judô no contra turno escolar e preparação para campeonatos locais e nacionais.

Iniciado há menos de dois anos, o Projeto conquistou 31 medalhas em cinco campeonatos. O bom desempenho dos atletas fez com que duas atletas conquistassem vaga para a final do Campeonato Brasileiro de Judô, realizado em agosto, na cidade de Curitiba. Outra vitória foi a classificação de uma judoca de São Mateus para os Jogos Escolares do Brasil.

De acordo com o prefeito em exercício, Ivo Rezende,  objetivo é dá continuidade a  valorização e formação esportiva dos participantes em diferentes níveis educacionais.

“Nosso objetivo é  dá continuidade ao trabalho que já  estamos realizando há quase dois anos, com o projeto Judô São Mateus do Amanhã, que trouxe muita alegria ao nosso município, pelas conquistas alcançadas pelos nossos esportistas, e assim, dá oportunidade para outros jovens  através do incentivo a prática de esportes ”, salienta.

Estiveram presentes no evento, o prefeito licenciado, Miltinho Aragão, secretário adjunto da estadual de Esportes e Lazer (Sedel), Neto Azevedo, o prefeito em exercício, Ivo Rezende, secretários municipais, Alda Miranda, Altemir Miranda e Cleyton Ferreira, secretária adjunta de Esportes, Klicia Barros, representante do ICE/MA, Deborah Ferreira, o Conselheiro e idealizador do Projeto, Gustavo Almeida, representante da Equatorial Energia, Laíse Rabelo, o presidente da Federação Maranhense de Judô, Rodolfo Leite e a judoca, Adriele Pinheiro.

Prefeitura de Bequimão promove capacitação sobre qualidade da merenda escolar

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realizou, no último sábado (14), uma capacitação sobre noções básicas de higiene, armazenamento de alimentos e preparo da merenda escolar. A atividade aconteceu na Unidade Integrada Codozinho e teve como público alvo auxiliares das escolas municipais. Na primeira ação, foram contemplados profissionais do Codozinho, Pontal, Marinho e Centrinho da Buritizeira. A qualificação segue determinação do prefeito Zé Martins e reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança alimentar de crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino.

O nutricionista Eduardo Almeida, do setor de merenda escolar da Semed, explicou que as boas práticas envolvem diversas etapas da produção de alimentos. “Conversamos sobre a contaminação dos alimentos em suas mais variadas formas. Se ela é física, química ou biológica. Ou seja, como esse alimento pode ser contaminado e quais são os tipos de microrganismos responsáveis. Tratamos também da segurança do alimento, o que envolve a questão de temperatura, os cuidados com a higiene pessoal e também a restrição ao uso de acessórios, como pulseiras e anéis, potenciais hospedeiros de microorganismos, como bactérias, fungos e vírus”, explicou Eduardo.

A capacitação também tratou do fornecimento dos alimentos. A coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Cleonilde Bitencourt, explicou como se dá o processo e avaliou a situação das escolas do setor. Atualmente, 30% dos alimentos usados no preparo da merenda escolar são provenientes da produção agrícola local. O percentual está em conformidade com a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que determina o valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) a ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar. A medida estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades, segundo preconiza o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As escolas que participaram dessa primeira formação têm cerca de 400 estudantes matriculados. Segundo Eduardo, as auxiliares foram extremamente receptivas e comprometidas com as instruções que tratam das boas práticas. Nas inspeções, a equipe de merenda escolar da Semed constatou o alto grau de higiene nas unidades de ensino do setor. “Não tenho dúvidas de que as nossas auxiliares saíram dessa capacitação ainda mais preparadas para continuarem desempenhando esse grande trabalho. O PNAE vem se desenvolvendo no nosso município e o objetivo é oferecer, cada vez mais, uma alimentação nutritiva, garantindo o crescimento saudável das nossas crianças e adolescentes. Esta meta é um dos encaminhamentos da segunda Conferência Municipal de Segurança Alimentar e já estamos trabalhando para cumpri-la”, reforçou o nutricionista.

Prefeitura de Alcântara entrega alimentos para famílias carentes

COMPARTILHE

A Prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, entregou nesta segunda (19) e terça-feira (20), produtos alimentícios para famílias carentes de bairros da cidade e povoados na zona rural do município.

A entrega foi uma solicitação feita através da secretaria municipal de Assistência Social, que beneficiou famílias carentes atendidas pelo CRAS. Na sede as famílias beneficiadas moram nos bairros Cocó da Ema, Mangueiral, Vila Muricí e Trajano.  Aproximadamente 72 famílias foram beneficiadas com a distribuição de peixe, farinha feijão, tanja, coco d’água, coco seco, entre outros produtos cultivados em Alcântara.

Nesta terça-feira foi a vez das famílias da zona rural receberem os produtos. As comunidades beneficiadas foram São Benedito (10 famílias), Curuca (11 famílias), Burdão (4 famílias), Santa Rita (7 famílias), Chã (5 famílias), Barreiro (4 famílias), Boa Vista e o povoado Remédio (17 famílias). Na zona rural as comunidades as famílias receberam somente peixe.

Todos esses produtos são do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), recebidos dos agricultores familiares do município de Alcântara. Só de pescado foram entregues 320 quilos. Somados aos demais produtos, a Prefeitura de Alcântara entregou mais de um tonelada em alimentos para famílias carentes.

Prefeitura de Alcântara divulga Nota de Esclarecimento

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Educação, divulga nota sobre informações infundadas e paralisação de alguns servidores da SEMED. VEJA A NOTA COMPLETA ABAIXO.

Prefeitura de Alcântara segue transparente, segundo TCE-MA

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara está entre as poucas do estado do Maranhão com situação regular junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) com relação à transparência. De acordo com levantamento feito pelo TCE-MA, das 217 prefeituras maranhenses, apenas 28 se adequaram à Lei de Transparência no mês de maio  de 2019. A prefeitura de Alcântara cumpriu todos requisitos exigidos pelo órgão fiscalizador.

Para o município, estar em situação regular com a lei da Transparência significa poder adquirir certidões do Tribunal de Contas e buscar novos convênios nas esferas estadual e federal que vem beneficiar o município. Esses documentos são fundamentais quando a prefeitura estiver interessada em adquirir recursos por meio de convênios.

A avaliação dos portais da transparência verifica o atendimento de quatro itens: Existência do sítio eletrônico; nome padrão (o portal da transparência do município deve ser encontrado a partir da busca pelo nome do sítio eletrônico do município); Tempo Real Atendido (prazo para a disponibilização da informação não poderá ser superior a 30 dias); e padrão mínimo de qualidade (análise refere-se à avaliação qualitativa e quantitativa das informações mínimas relativas aos atos praticados no decorrer da execução orçamentária e financeira).

O Prefeito Anderson Wilker parabeniza toda a equipe responsável pelo comprometimento. “Essa é a nossa missão, trabalhar com responsabilidade, respeitando cada centavo do dinheiro público. O resultado não é apenas de uma pessoa, mas de toda equipe que trabalha com o mesmo objetivo, respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal e de Transparência”, destacou o gestor.

Acesse o demonstrativo de critérios obedecidos no link AQUI…

 

 Por Victor Emanoel (Portal da Prefeitura)

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free