DIA-DIA DO MA

Empresários de Guimarães viabilizam ações após II Festival Gastronômico

No coração da Floresta dos Guarás, o lançamento do evento promovido pelo Sebrae, movimentou a economia de Guimarães e tornou-se opção de lazer para as famílias e visitantes no feriadão.

O município de Guimarães, na microrregião do Litoral Ocidental Maranhense, recebeu no sábado, 15, o último evento de lançamento do II Festival Gastronômico Delícias do Mar, realizado pelo Sebrae no Maranhão. Na cidade coração da Floresta dos Guarás, mais de 400 pessoas foram ao Espaço Trapiche, às margens da Baía de Cumã, e prestigiaram a ação de marketing idealizada para promover o evento. O resultado foi tão positivo que os empresários já estão organizando mais ações similares para movimentar a economia e os estabelecimentos locais de alimentação fora do lar.

“A cidade precisava de uma ação impactante como o II Festival Gastronômico até mesmo para despertar os empresários daqui. O Sebrae nos ajudou a entender o quanto esses eventos dão certo e o quanto temos potencial e atrativos turísticos que podem nos dar uma nova perspectiva de negócios. Agora, estamos mais unidos, vamos buscar capacitação para dar continuidade ao que iniciamos aqui com esse festival”, apontou empresária Juciely Andrade.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, o objetivo da instituição é justamente fazer com que os empresários tomem à frente e, com mais conhecimento e gestão adequada, possam se manter no mercado com sustentabilidade.

“Temos um Litoral Ocidental cheio de belezas naturais, com praias, banhos de águas cristalinas, maior reserva de manguezais do mundo, dezenas de ilhas, locais para descanso e até camping. Juntamente com a gastronomia regional, que tem base em pescados e mariscos, podemos formatar uma rota bastante atrativa para quem visita a região. O Sebrae vai estar empenhado nesse trabalho que necessita de todo o apoio do poder público e da população dos municípios que integram o polo da Floresta dos Guarás”, destacou.

À fala do executivo do Sebrae, juntou-se a do prefeito em exercício de Guimarães, Osvaldo Gomes, um grande entusiasta e apoiador do II Festival Gastronômico Delícias do Mar. “Tivemos a alegria de ver Guimarães sendo presenteada com este evento que só engrandeceu a nossa cidade e mostrou ao Maranhão e ao Brasil as belezas e potencialidades turísticas da nossa região. Vamos intensificar a parceria com o Sebrae e aproveitar esse bom momento para idealizarmos juntos outras ações para fomentar o empreendedorismo e a economia do município que, acreditamos, ter no turismo um ponto de partida para o desenvolvimento”.

Vimarenses e turistas que visitavam a cidade durante o ferido da Semana Santa também aprovaram o lançamento do evento, regado a muitas delícias do mar e ao som da voz e do violão do cantor Fernando Pessoa. “Estamos adorando esse festival. Foi uma ideia acertada do Sebrae em trazer o evento para essa região. Espero que nos próximos anos, outras localidades sejam contempladas porque o nosso Maranhão tem uma culinária muito rica que agrada tanto a nós maranhenses quanto a quem nos visita. Esse festival já é um sucesso”, comentou José Moisés Abreu que passeava no último final de semana em Guimarães com a esposa Aida.

Participaram da ação de lançamento do II Festival Gastronômico – Delícias do Mar, em Guimarães, seis restaurantes vimarenses, um de Cururupu e três de Porto Rico do Maranhão.

SOBRE O FESTIVAL

O II Festival Gastronômico “Delícias do Mar” acontece até o dia 23 de abril, numa ação conjunta dos projetos Cadeia de Valor do Turismo na Regional de São Luís e Desenvolvimento Econômico e Territorial do Litoral Ocidental – DET Litoral Ocidental, executados, respectivamente, pelas Unidades Regionais do Sebrae em São Luís e Pinheiro com apoio de parceiros institucionais, envolvendo os municípios de São Luís, São José de Ribamar, raposa, Alcântara, Bequimão, Cedral, Cururupu e Porto Rico do Maranhão.

Para o festival, os chefs dos 47 restaurantes participantes prepararam pratos inéditos e especiais, com toques diferenciados, tendo como base a diversidade de mariscos encontrados em nosso litoral, como sururu, camarão, caranguejo e sarnambi. Juntamente com sobremesas de frutas regionais, os pratos serão ofertados ao público a preços promocionais no cardápio para estimular o consumo dos antigos clientes e conquistar o paladar de novos, principalmente de quem visita os municípios envolvidos.

ROTEIRO PARA INTEGRAR LITORAL DO MARANHÃO E PARÁ  

Martins revela que o objetivo futuro do Sebrae é interligar o litoral ocidental maranhense com o litoral oriental do Pará, criando a Rota da Amazônia Atlântica. Aos municípios do Litoral Ocidental, ainda se juntarão os do Litoral Norte do Maranhão, como Turiaçu, Cândido Mendes, Godofredo Viana e Carutapera. Do Pará, entrariam no roteiro integrado cidades como Viseu, Augusto Correa, Bragança, Quatipuru, Salinas e outras.

“Além das belezas naturais e da gastronomia, temos o turismo religioso que é muito forte nos municípios dessa parte do litoral maranhenses e paraense. São potencialidades que já estão sendo diagnosticadas e colocadas no papel pelo Sebrae Maranhão e que, em 2018, começam a ser estruturadas por meio de projeto específico. Fizemos isso com a Rota das Emoções há mais de dez anos e temos a satisfação em ver, com esse trabalho contínuo, um roteiro já consolidado nacional e internacionalmente”, informou o diretor superintendente do Sebrae, pontuando que a experiência com estruturação do roteiro a instituição já tem.

“Mas assim como aconteceu na Rota das Emoções, precisamos fortalecer a governança do Litoral Ocidental e Norte do Maranhão, bem como convidar os municípios da costa paraense que poderão integrar a rota. São articulações que vamos buscar, com o apoio do Sebrae Nacional, dos governos estaduais e municipais e governo federal, por meio do Ministério do Turismo”, sinaliza o executivo.

As ações do Sebrae no Litoral Ocidental são executadas hoje pelo projeto Desenvolvimento Econômico e Territorial – DET, de responsabilidade da regional em Pinheiro que atende os municípios da região.  “Realizamos ações contínuas nos nove municípios da Floresta dos Guarás e ainda na cidade de Alcântara. Acreditamos que podemos mudar, por meio do empreendedorismo, a realidade de toda essa região da Baixada e Litoral Ocidental Maranhenses. Esse é o nosso papel enquanto Sebrae e é o que sabemos e nos esforçarmos para fazer”, salienta a analista Graça Fernandes, que acaba de assumir a gerência regional do Sebrae em Pinheiro.

FLORESTA DOS GUARÁS

O Polo Turístico Floresta dos Guarás é um pequeno ecossistema brasileiro, localizada no litoral ocidental do estado e banhada pelo oceano Atlântico, composto por parte da floresta amazônica em sua fauna e flora, mangues, florestas, ilhas desertas e áreas de restingas. Leva esse nome em homenagem à bela ave de plumagem vermelha, comum na região: o guará.

O local, que conta com atrativos naturais e culturais, foi incluído com polo ecoturístico por excelência e envolve os municípios de Bequimão, Cedral, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão, Serrano do Maranhão, Cururupu, Bacuri e Apicum Açu. Destaca-se como santuário ecológico formado por baías e estuários onde os rios deságuam em meio a manguezais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo