POLÍTICA

Ponte sobre o Rio Pericumã vira ponto turístico de políticos parasitas

Zé Cabo

A construção da ponte sobre o Rio Pericumã, que ligará o município de Central do Maranhão a Bequimão, agora virou pauta de políticos parasitas. O local onde será construída a ponte se tornou o maior ponto turístico de políticos aproveitadores. O primeiro a passear no local, foi o enrolado Zé Inácio, que mesmo sendo da região, nunca tinha ido ao local antes.  Depois que Zé Inácio inaugurou o ponto turístico, vários aproveitadores já foram ao local, inclusive o deputado Cabo Campos, que esteve lá neste domingo (1).

Os políticos considerados papagaios de pirata, devem no mínimo procurar pesquisarem e ver que essa ponte está na promessa há décadas e nunca foi feita simplesmente por problemas políticos. Na época do primeiro governo de Roseana Sarney a ponde não foi construída porque o prefeito de Central era oposição ao grupo Sarney. Já no período em que Zé Reinaldo Tavares foi o governador, a obra não foi feita porque Juca Martins, que na época era o prefeito de Bequimão, segundo Zé Reinaldo, era um Roseanista de carteirinha. Já no governo Jackson, nem foi comentado. Na segunda gestão de Roseana, que em minha opinião foi um “Cocô” só ficou na promessa, mas os pedidos foram feitos, tanto pelo prefeito de Bequimão, Zé Martins, quanto pelo deputado estadual na época, Vitor Mendes.

Durante muito tempo, um grupo de políticos e cidadãos da baixada, vem se organizando para buscar através de convênios, a construção daquela ponte que irá beneficiar milhares de pessoas de vários municípios da região. Na campanha eleitoral passada, a Ponte sobre o Rio Pericumã, foi uma promessa de campanha de Flávio Dino e como as coisas se encaminham para a realidade, vários parasitas, fungos e bactérias políticos, estão querendo aparecer na foto, mas os méritos são do consórcio “GUARÀS” formado pelas principais lideranças da baixada, inclusive prefeitos.

p1 p2p3

Neste sábado (28) um grupo de cidadãos originários da Baixada Maranhense reuniu-se com a finalidade de articular a criação do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, como entidade da sociedade civil organizada, cujo objetivo é estabelecer um canal de interlocução com as diversas esferas do Poder Público para discussão das necessidades pertinentes à microrregião, como a construção de barragens, o projeto diques da Baixada e a construção da ponte Bequimão-Central do Maranhão. O evento foi realizado no auditório da TV da Assembleia Legislativa.

Participaram do encontro o Chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, o ex-deputado Jota Pinto, o vice-prefeito de Pinheiro, César Soares, o vice-prefeito de Peri-Mirim, Eliezer Soares e o vereador Jean Reis, dezenas de vereadores, ex-prefeitos, intelectuais, estudantes, profissionais liberais, cientistas, lideranças e formadores de opinião de diversos municípios da Baixada maranhense.

Segundo o professor Flávio Braga, que coordenou os trabalhos, “a Baixada possui uma peculiaridade que a distingue sobremaneira das outras regiões pobres do Maranhão: embora o seu povo seja desprezado e muito empobrecido, as soluções para melhorar as condições de vida são baratas, simples e de fácil resolução. Só depende da vontade política de nossos governantes. Quem conhece bem a realidade social da Baixada pode atestar essa situação de omissão e abandono”.

A grande questão observada nesse encontro foi a ausência dos políticos parasitas, que só querem aparecer no momento do bolo, na hora da luta, estão bem longe. O certo mesmo, é que os aproveitadores, estão usando a tribuna da assembleia para tentarem se promoverem à custa de uma obra que não os pertence.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo