Diretoria do COSEMS/MA recepciona supervisores do Mais Médico
Ao lado da vice-presidente, Maria José Coutinho, na tarde deste domingo, a presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde – Iolete Soares Arruda esteve recepcionando os técnicos da Organização Pan-americana da Saúde – OPAS, que vieram ao Maranhão para avaliar a funcionalidade do Programa Mais Médico. Denise Farias, apoiadora do COSEMS/MA – e a coordenadora do Mais Médico no Maranhão e consultora da OPAS, Nancy Rastres Vega também fizeram parte da comitiva.
Até a próxima sexta-feira (06), os supervisores cubanos visitarão 10 cidades maranhenses, entre elas, Santa Inês, Bom Jardim, Caxias, Coroatá, Miranda do Norte, Peritoró, Alto Alegre do Maranhão e outras. “O Maranhão foi o estado brasileiro que mais abraçou esse programa, prova disso é que atualmente dispomos de 572 médicos cubanos, atuando em 172 dos 217 municípios maranhenses”, informou Iolete.
Ainda segundo a presidente, nos próximos 12 meses, a entidade tem como meta a implantação do programa em 100% do Estado. O Mais Médico é um programa do Governo Federal que faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
No Maranhão, os primeiros médicos cubanos foram recepcionados em 2013. Na terça-feira (03), no auditório Paulo Freire, na Ufma, a solenidade de acolhimento de uma nova levada de médicos do programa contará com a presença do Ministro da Saúde – Arthur Chioro. Nesta nova etapa, o Maranhão deverá ser beneficiado com médicos brasileiros que estão aderindo ao programa (ICL).