casa » NOTÍCIAS » Equipe Técnica da SEMED de Bacurituba inicia visitas ás escolas municipais

Equipe Técnica da SEMED de Bacurituba inicia visitas ás escolas municipais

COMPARTILHE

Nesta quinta feira (09), a equipe técnica da SEMED (secretaria Municipal de Educação) de Bacurituba, composta pela Secretária Telma Maria Oliveira Barros; O Coordenador Pedagógico – Professor Especialista, Jefferson Cantanhede; As Supervisoras de Escolas – Profª Maria das Neves Oliveira e Profª Elimar Costa, realizaram visitas técnicas às escolas da rede municipal de ensino de Bacurituba, na baixada maranhense.

Durante visitas nas escolas da zona rural, a Equipe da SEMED participou da reunião com os Pais na escola Miguel Arcângelo Mendes, no povoado Chapada dos Barros. Estiveram presentes os pais de 27 alunos, que serão atendidos com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na sala Multifuncional que irá funcionar na referida escola no contra turno dos alunos matriculados na rede regular de ensino.

Foram apresentados os professores e monitores que são orientados pela Psicopedagoga Tânia que presta serviço ao município com intervenções e orientações aos pais que também são atendidos pela APAE.

A sala Multifuncional da zona rural atenderá alunos dos povoados São Miguel, Chapada e Jaguarema.

Durante as vistorias nas salas onde irão funcionar o AEE, a Equipe verificou os materiais que serão utilizados pela professora e pelos monitores e pode constatar que estão sendo bem conservados e que existe um planejamento didático sobre a utilização dos mesmos.

As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços localizados nas escolas de educação básica, onde se realiza o AEE nas escolas Unidade Integrada Galdina Serrão e Escola Municipal Miguel Arcângelo Melo.

Essas salas são montadas com mobiliários, materiais didáticos e  pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento aos alunos público alvo da educação especial, em turno contrário à escolarização.

O Ministério da Educação, com o objetivo de apoiar as redes públicas de ensino na organização e na oferta do AEE e contribuir com o fortalecimento do processo de inclusão educacional nas classes comuns de ensino, instituiu o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, por meio da Portaria Nº. 13, de 24 de abril de 2007.

Nesse processo, o Programa atende a demanda das escolas públicas que possuem matrículas de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou superdotados (altas habilidades), disponibilizando as salas de recursos multifuncionais, Tipo I e Tipo II. Para tanto, é necessário que o gestor do município, do estado ou do Distrito Federal garanta professor para o AEE, bem como o espaço para a sua implantação.

São atendidos, nas Salas de Recursos Multifuncionais da rede pública, alunos público-alvo da educação especial, conforme estabelecido na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e no Decreto N.6.571/2008: Alunos com deficiência (natureza física, mental, intelectual ou sensorial), Alunos com transtornos globais do desenvolvimento (com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil). (MEC/SEESP, 2008), e  Alunos com altas habilidades/superdotação;

As funções do professor de Educação Especial são abertas à articulação com as atividades desenvolvidas por professores, coordenadores pedagógicos, supervisores e gestores das escolas comuns, tendo em vista o benefício dos alunos e a melhoria da qualidade de ensino.

Na perspectiva da inclusão escolar, o professor da Educação Especial não é mais um especialista em uma área específica, suas atividades desenvolvem-se, preferencialmente, nas escolas comuns, cabendo-lhes, no atendimento educacional especializado aos alunos, público alvo da educação especial.

Com base nesses dados, o professor elaborará o plano de AEE, definindo o tipo de atendimento para o aluno, os materiais que deverão ser produzidos, a frequência do aluno ao atendimento, entre outros elementos constituintes desse plano. Outros dados poderão ser coletados pelo professor em articulação com o professor da sala de aula e demais colegas da escola.

A garantia de acesso, participação e aprendizagem de todos os alunos nas escolas, contribui para a construção de uma nova cultura de valorização das diferenças. Este fascículo destacou em seus tópicos a importância de se rever a organização pedagógica e administrativa das escolas para que estas possam tornar-se espaços inclusivos.

Ainda nesta quinta feira, a Equipe vistoriou as salas de aula da Escola Municipal Dr. Deusdeth Cortez Vieira da Silva, situada no povoado Santa Maria, zona rural de Bacurituba.

A Supervisora dos Anos Inicias, verificou as atividades dos alunos e avaliou juntamente com a Professora como estão sendo seguidas as Rotinas Didáticas.

Em seguida a Equipe da SEMED participou de uma reunião de Pais na Escola Municipal Lázaro Mendes Barros, na sede do Município.

Durante e reunião, a Secretária Municipal de Educação, deu as devidas explicações sobre as providencias que a SEMED vem tomando quando a confecção e entrega dos fardamentos escolares, Diários de Classe e apostilas da Educação Infantil.

O Coordenador Pedagógico da SEMED falou de todo trabalho desenvolvido, o que está sendo planejado para o ano letivo de 2017 no que se refere a Formações Pedagógicas, orientações aos docentes e gestores, e também nas possíveis intervenções que poderão acontecer com o intuito de melhoria da qualidade da metodologia do professor e do processo ensino e aprendizagem dos alunos.

No encerramento da reunião, após algumas colocações feitas pelos pais sobre os problemas de frequência e horário das aulas, a Diretora da Escola Profª Maria de Lourdes, deu as devidas explicações aos pais e abordou a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos, pedindo a todos que visitem com mais frequência.

Por Jefferson Cantanhede

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Vereadora Fátima Araújo solicita melhorias para bairros da capital

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) a cada dia amplia seu trabalho em ...

Ivaldo Rodrigues foi o convidado do “Sala de Entrevista”, da TV Assembleia

O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís, Ivaldo Rodrigues, foi o convidado desta ...

Arraial do Movimento Solidariedade & Ação reúne grande público na João Alberto e Vila Conceição sábado (16)

Se tem a mão da vereadora Fátima Araújo, o sucesso é garantido. Um dos maiores ...

Movimento Rosas Azuis realizará grande evento no próximo dia 17 de junho

Em quase todas as cidades, capitais e estados do Brasil durante todo o mês de ...

SOTAQUES: Exposição faz passeio pela diversidade rítmica do Bumba-Meu-Boi

Quem dá as boas-vindas aos visitantes, logo na entrada, é o casal que protagoniza a ...