NOTÍCIAS

Zé Martins reinaugura UBS do Jacioca

Prefeito Zé Martins e Bastico Moraes
Prefeito Zé Martins e Bastico Moraes na UBS

No último domingo (8), o prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), deu início às comemorações do aniversário do município, com a conclusão e reinauguração da Unidade de Saúde Básica (UBS) do povoado Jacioca. O prédio havia sido construído na administração anterior e foi inaugurado às pressas em 2012 sem condições de funcionamento. No espaço amplo e mais confortável, os usuários terão acesso a consultas médicas, consultas de enfermagem, triagem, vacinas de rotinas, curativos e a medicamentos da Farmácia Básica. Os atendimentos serão feitos de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30.

“Não éramos irresponsáveis de colocar esta unidade de saúde para funcionar nas condições que encontramos. Em maio do ano passado, muitos foram os que viram como estava esta obra, depredada, abandonada e vocês estão vendo a beleza que está hoje”, frisou o secretário municipal de Saúde, Bastico Moraes. (Veja como estava a UBS)

De acordo com o secretário, foram muitas as dificuldade para finalizar a obra da UBS, que não estava registrada junto ao Ministério da Saúde. “Tivemos que reformar a parte interna toda. O forro dessa parte da recepção caiu e tivemos que fazer tudo novo. Foram feitos quatro banheiros novos, porque encontramos só o buraco. Pior ainda foi que cortaram a água que vinha de uma associação aqui ao lado e eles não deixaram a água que já estava instalada. Mas, por determinação do prefeito Zé Martins, cavamos um poço de 42 metros de profundidade para suprir essa unidade. Essas dificuldades a comunidade não sabe e agora vai ficar sabendo”, desabafou Bastico Moraes.

Jacioca2

Com o folheto de campanha em mãos, distribuído quando concorreu pela primeira vez a prefeito de Bequimão, em 2008, Zé Martins demonstrou que a UBS do Jacioca foi um projeto deixado na administração do então prefeito Juca Martins. “Não concluíram tal como eu conclui aqui. Outro posto de saúde, à época em 2008, iamos fazer na Cidade Nova, mas esse foi pior. Lá levaram o dinheiro todo. E eu estou buscando via judicial para que a gente conclua a Unidade Básica da Cidade Nova”, garantiu o prefeito, que nesta semana inaugura mais duas unidades básicas de saúde, em Areal e Quindíua.

Zé Martins demonstrou sua felicidade ao entregar mais uma obra e aproveitou para anunciar mais cinco UBS’s que já estão licitadas. Elas serão construídas nos povoados Mojó, Macajubal, Deserto, Bebedouro e Santana. “Segundo Zé Martins, Bequimão já avançou bastante. Vamos avançar muito mais. Estamos trabalhando com a governadora para escolher a data em que vamos inaugurar um grande hospital para toda a comunidade de Bequimão”, afirmou o prefeito, referindo-se ao hospital que está sendo construído pelo Governo do Maranhão. O prédio está pronto e os equipamentos já estão sendo entregues.

Ainda como avanços no sistema de Saúde, Zé Martins elencou a aquisição de uma ambulância; a ampliação da equipe, que hoje conta com 14 médicos; e a conquista de mais seis equipes de saúde bucal. “Estamos mudando a saúde que encontramos lá em baixo, as comunidades reclamando, não tinha remédio no hospital. Então, estamos cumprindo as promessas de quando fomos na casa de vocês e falei que Bequimão mudaria com a nossa administração”, enfatizou Zé Martins.

O prefeito comprometeu-se, também, a implantar telefones rurais nos postos de todo o município, facilitando o contato quando for necessário acionar a ambulância, por exemplo. Segundo o prefeito, a aquisição de outra ambulância está em fase adiantada e ele está negociando para levar uma unidade descentralizada da Samu. (Veja o discurso de Zé Martins).

 

ATENDIMENTO NA REGIÃO

Fachada da UBS de Jacioca
Fachada da UBS de Jacioca

A equipe da UBS do Jacioca é formada por uma médica, enfermeira, técnica, recepcionista e agentes comunitários de saúde. A médica Odalis de Cardena Mejias atenderá de segunda a quinta-feira, pela manhã e tarde. Na sexta-feira, os demais profissionais ficarão à disposição da comunidade. É por isso que Emiliana Maria Rodrigues, 70 anos, disse estar muito feliz. “A felicidade é demais, porque está perto da gente”.

Nascido e criado no Jacioca, Alexandre Brasil Rodrigues, 61 anos, relembrou que até uns anos atrás era preciso transportar pessoas doentes em redes e a Unidade Mista estava em condições difíceis. “Começou a melhorar. O negócio aqui era precário. Mas agora não, desde o mandato do Zé, tem ambulância e agora tem um posto perto de casa. Para que tava, tá bem melhor”, disse.

Participaram da reinauguração, o vice-prefeito, Pedro Acará; o ex-prefeito Juca Martins; a presidente da Câmara Municipal de Bequimão, Francinete Pereira Costa; os secretários municipais de Agricultura, Creuber Pereira, Educação, Aristides Amorim, Extrema Pobreza, Sinara Almeida, Indústria e Comércio, Ademir Costa, Segurança, Cassiano Abreu e Esporte, Kell Pereira; os vereadores Vetinho, Robson Cheira e Doutor, além da secretária adjunta de Saúde, Ramone Araújo, e a coordenadora de Atenção Primária, Karine Moraes Macedo.

“Fotos & Matéria reproduzidas do Blog Tribuna de Bequimão””

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo