Zé Inácio é o nome mais forte do PT para ser vice de Luis Fernando
O superintendente regional do Incra no Maranhão, Zé Inácio Rodrigues, vem sendo o nome mais cotado do PT para fazer parte da chapa do pré-candidato ao Governo do Estado, o atual secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB).
O nome de Zé Inácio é defendido pela grande maioria dos filiados, principalmente por aqueles que fazem parte da baixada maranhense. Por ter um bom relacionamento com o governo do Estado, Zé Inácio vem sendo o mais cotado para ser o vice de Luis Fernando.
O principal projeto do superintendente do Incra no Maranhão, é ser eleito deputado estadual. Para isso, o petista vem realizando um grande trabalho no comando do órgão. Com mais de 20 anos à frente do Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade de Bequimão, Zequinha como é conhecido pelos amigos na baixada maranhense, vem se destacando como grande administrador público.
Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), José Inácio Rodrigues sempre esteve ao lado do povo nas comunidades do município de Bequimão. No comando da Superintendência do Incra no Maranhão, Zé Inácio trabalha dia e noite, o que deixou o Maranhão em primeiro lugar, entre todas as representações da autarquia, em número de assentamentos em 2013 no Brasil.
Com um bom relacionamento entre líderes comunitários e presidentes de associações, Zé Inácio ganhou o respeito do povo da baixada e hoje é o nome mais forte ao cargo de deputado estadual nas eleições deste ano. Nos corredores da Assembleia Legislativa comentam-se que a candidatura de Zé Inácio ao cargo de deputado estadual está consolidada, diante da boa administração à frente do Incra no Maranhão.
CONHEÇA QUEM È ZÈ INÀCIO
José Inácio Rodrigues nasceu na cidade de Bequimão e formou-se em Direito pela UFMA, onde iniciou sua militância política, atuando no movimento estudantil. Como advogado atuou em defesa dos direitos humanos, dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e da população negra nas seguintes instituições: Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, Federação dos Trabalhadores (as) Rurais do Maranhão (FETAEMA), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Centro de Cultura Negra (CCN).
Na Justiça Global Zé Inácio atuou junto a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (OEA) tendo como destaque os seguintes processos: deslocamentos compulsórios das famílias quilombolas de Alcântara na baixada Ocidental Maranhense e o caso dos meninos emasculados. Atuou como membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) e foi Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Maranhão, de 2005 a 2010.
Sua origem humilde demarca a opção profissional e política em defesa da população menos favorecida. Traz consigo uma forte identidade pelas questões do campo e da cidade. Sua atuação no MDA foi voltada para a implantação dos programas do governo LULA, tais como: os Territórios Rurais, o Programa Territórios da Cidadania, os Colegiados Territoriais, os Projetos de investimento para os Municípios rurais (casas familiar rural, agroindústrias, centros de comercialização), Crédito para Agricultura Familiar, através do PRONAF, criação e apoio aos assentamentos rurais e outras ações de infraestrutura sócio-econômica e produtiva.
Filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1990, Zé Inácio é militante dedicado à organização e construção do Partido que elegeu o Presidente Lula. Um dos dirigentes políticos mais jovens e um dos mais influentes na defesa do Desenvolvimento Sustentável e da Agricultura Familiar no atual cenário maranhense, Zé Inácio consagrou seu nome com muito trabalho. Sua trajetória é marcada pela luta, redução das desigualdades e da pobreza no Maranhão, defesa da melhoria da qualidade de vida do homem e da mulher do campo por meio do acesso as políticas públicas de qualidade, principalmente na educação, saúde, esporte, cultura e lazer.