SAÚDE

Vereadora Fátima Araújo participa da abertura da 12ª Conferência Municipal de Saúde nesta quinta (25) em São Luís

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), participou na tarde desta quinta-feira (25), no Auditório Paulo Freire (campus do Bacanga – Universidade Federal do Maranhão – UFMA), da abertura da 12ª Conferência Municipal de Saúde, realizada pela Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e do Conselho Municipal de Saúde.

 Com o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, o evento tem como objetivo avaliar os serviços e as ações do setor executadas pelo poder público. O trabalho também servirá para a elaboração de propostas que serão encaminhadas às conferências estadual e nacional de saúde marcadas para junho e agosto, respectivamente.

Segundo os organizadores, além da sociedade civil, a Conferência tem como público-alvo os prestadores de serviços da área, os trabalhadores das unidades de referência e membros de movimentos sociais. A abertura aconteceu às 15h e contou com a presença de conselheiros e outras autoridades, dentre elas, a vereadora Fátima Araújo e o vice-prefeito Júlio Pinheiro, entre outras.

PROGRAMAÇÃO

Nesta sexta-feira (26), a partir das 8h, estão previstas mesas-redondas que abordarão os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital maranhense, com a participação dos Superintendentes de Ações de Saúde, Sabrina Furtado, de Assistência à Rede, Charles Pereira e de Programação e Avaliação dos Serviços de Saúde, Alexandre Santos. Às 11h, serão distribuídos os grupos de trabalho para as discussões da tarde do mesmo dia.

Às 14h, três grupos debaterão temas como: saúde como direito, consolidação dos princípios do SUS e financiamento adequado para o sistema. Às 15h30, acontecerá a plenária final com a apresentação das propostas elaboradas a partir das discussões. Por fim, será feita a eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual deste ano.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo