POLÍTICA

Vereador Francisco Chaguinhas solicita ao prefeito Eduardo Braide a convocação de Psicólogos do concurso de 2018

O vereador de São Luís solicita com urgência a convocação e nomeação dos profissionais que trabalharão no tratamentos das sequelas psicológicas causadas pela Covid-19

O vereador de São Luís-MA, Francisco Chaguinhas (Podemos), parlamentar preocupado com o bem estar da população ludovicense, solicita ao prefeito Eduardo Braide, a convocação e nomeação dos profissionais de psicologia, aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura de São Luís em 2018.

De acordo com o requerimento de Francisco Chaguinhas, aprovado na Câmara Municipal durante Sessão Extraordinária Híbrida realizada nesta quarta-feira (30), a convocação dos Psicólogos aprovados no concurso público de 2018 vai colaborar no tratamento das sequelas psicológicas causadas pela Pandemia do Novo Coronavírus, que afetou milhares de famílias ludovicenses, muitas em situação de vulnerabilidade social.

JUSTIFICATIVA DE FRANCISCO CHAGUINHAS EM SEU REQUERIMENTO

“Sabe-se que a pandemia do novo coronavírus afetou de diversas maneiras a vida das pessoas, gerando sobrecarga emocional devido o cenário instável e imprevisível que se vive. Com isso, de acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) teve-se um aumento no número de casos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, depressão e síndrome do pânico. Além disso, o isolamento social marcado pela falta do contato social provocou um aumento no índice de cortisol (hormônio do estresse), que pode desencadear sentimentos depressivos, abuso de substâncias alcoólicas, obesidade, dentre outros”, destacou o vereador.

“O medo constante das pessoas se contaminarem eleva ainda mais o estresse, desencadeando fatores que implicam na sua qualidade de vida. Com isso, é notório que a pandemia causa sofrimento psíquico e o confinamento gera desequilíbrio mental, que por sua vez implica em problema na saúde mental. Sendo assim, a crise causada pela COVID 19 também é psicológica, pois afeta a saúde mental das pessoas”, frisou Francisco Chaguinhas.

“Diante dessa situação caótica que o mundo enfrenta, é de extrema relevância à figura do psicólogo no cuidado com as pessoas vitimas da pandemia, tendo em vista que este profissional pode contribuir para a promoção da saúde mental e prevenção de impactos psicológicos negativos através do suporte e orientação sobre como manejar alguns conflitos psíquicos, bem como sobre desenvolver estratégias de enfrentamento, de modo que as pessoas sintam-se fortalecidas e retomem sua qualidade de vida”, justificou o Parlamentar.

Francisco Chaguinhas reconhece que o trabalho do psicólogo é indispensável tanto durante a pandemia, como quando ela acabar, uma vez que os impactos causados por ela foram diversos, e isso leva um tempo para se reorganizar dentro da sociedade e principalmente nas famílias afetadas pela Covid-19.

Foto: Léo Garcez

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo