Vereador Edson Gaguinho diz ter sido constrangido em Blitz do BPRV
O vereador Edson Gaguinho (PHS), durante discurso nesta quarta-feira (04) na câmara municipal de São Luís, comentou sobre os constrangimentos que passou quando parado por policiais militares nas adjacências da Cidade Operária, bairro onde reside. De acordo com o parlamentar, a abordagem feita pelos policiais aconteceu quando ele se deslocava em seu veículo para uma oficina localizada no bairro Janaína. Gaguinho conta que foi parado por policiais que estavam em uma viatura e duas motocicletas do BPRV circulando pela região da Vila Riod e Janaína. Disse ainda que apresentou CNH válida e licenciamento 2018 do veículo do qual dirigia e é proprietário. O vereador afirmou que mesmo apresentando todos os documentos exigidos na abordagem, teve o seu veículo revistado e ainda foi agredido verbalmente pelos policiais.
“O que me causou estranheza foi à forma como fui abordado. Sei que as blitz são importantes, mas os policiais deveriam receber uma orientação melhor de como abordar as pessoas”, disse ele.
Gaguinho contou com detalhes como foi realizada a abordagem. “Eles me pararam do nada, não estavam realizando nenhuma blitz, simplesmente me pararam e pediram minha habilitação e documento do meu carro. Depois que analisaram os documentos que apresentei eles constataram que estava tudo dentro da legislação, aí partiram para uma vistoria no veículo. Logo após, me colocaram contra a parede, apertaram meu braço e me revistaram. Eu disse que não precisava de força física, até porque eu sempre ando com todos os meus documentos. Me identifiquei como empresário e vereador de São Luís, foi aí que um dos policiais se dirigiu até a minha pessoa proferindo palavras de baixo calão. Até agora não entendi o motivo de toda essa agressividade. Trabalho, pago meus impostos, sou conhecido em toda a Cidade Operária, nunca me envolvi com nada ilícito e nem respondo processo. Tenho uma vida limpa. Não estou questionando o fato de os policiais realizarem Blitz pela cidade, o que questiono é a forma como eles realizam a abordagem. Acredito que os militares deveriam passar por um treinamento mais adequado antes de ir para as ruas”, finalizou o parlamentar que registrou boletim de ocorrência no Plantão Central da Cidade Operária.
NOTA DE REPÚDIO DOS VEREADORES DE SÃO LUÍS
Logo após o pronunciamento de Edson Gaguinho, os demais vereadores se solidarizaram com parlamentar. O presidente da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Astro de Ogum, disse que já entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública para tomar as providencias cabíveis com relação as abordagens nas ruas da capital.
Texto: Da Assessoria do Vereador