POLÍTICA

Vereador de Bequimão tem mandato cassado pela Justiça Eleitoral do Maranhão

Vereador Robson Cheira (PTN)
Vereador Robson Cheira (PTN)

O vereador Robson Almeida Pinheiro, conhecido como Robson Cheira (PTN), de 38 anos, eleito em 2012 com 945 votos, teve o mandato cassado pela juíza eleitoral da 37ª Zona Eleitoral de Pinheiro, Drª. Lavínia Helena Macedo Coelho; na qual a cidade de Bequimão é termo nas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) sob o Nº 522.11.2012.6.10.0037, com data de publicação do dia 27/02/2014, e na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) Nº 4-84.2013.6.10.0037, com data de Publicação do dia 27/02/2014, onde em ambas as decisões, a magistrada manda “cassar imediatamente o mandato eletivo do cargo de vereador expedido em seu favor”, relativo a eleição de 2012, tudo nos moldes do art. 14,§10 e seguintes da Constituição Federal C/C art. 257 do Código Eleitoral, assim como também manda “cassar o  diploma de vereador expedido em seu favor”, relativo à eleição de 2012, bem como declarar sua inelegibilidade pelo período de oito anos subsequentes à referida eleição; tudo nos moldes do art. 1º,I,d c/c art.22 da LC n.º 64/90 c/c art. 73, § 4º e 5º da Lei n.º 9.504/97”. (VEJA O DOCUMENTO ABAIXO).

doc cheira 1

Em decisão bem fundamentada, a juíza eleitoral foi contundente em sua avaliação, alegando diversas práticas de abuso de poder econômico, falsificação de documentos comprovados por laudos emitidos pela Polícia Federal, da veracidade dos bilhetes apresentados pelo vereador Robson Cheira.

doc cheira 2

O que causa espanto na recente decisão, é que em outro processo no TRE, quando o placar estava 5×0 pela cassação do vereador Cheira, houve uma mudança nos componentes da Corte Eleitoral e em um caso jamais visto, os votos dos juízes que haviam saído foram mudados pelos que entraram, permanecendo apenas pela cassação o voto sério e sereno do relator Juiz Federal, terminando com uma virada de mesa em favor do vereador Robson pelo placar de 5×0, e sendo assim absolvido. Coisa que só mesmo acontece no TRE/MA. E Robson Cheira foi considerado o candidato a vereador em 2012 mais rico de Bequimão. (Veja abaixo)

decbens-cheira2008 voto

 

Desta vez é um pouco diferente, pois caso o vereador não consiga uma cautelar dando o efeito suspensivo à decisão da Juíza da 37ª zona eleitoral de Pinheiro, o primeiro Suplente conhecido como Deninho de Tonho (PMDB) que somou 212 votos, deverá ser empossado e assumir a cadeira na Câmara Municipal de Bequimão.

É aguardar pra ver o desenrolar dos processos, mas uma coisa é certa, muita água ainda vai rolar debaixo dessa ponte!

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo