Troca-Troca: Sai o Vasco, entra o Botafogo
O futebol do Estado do Rio de Janeiro está em decadência total. Após a volta do Vasco à elite do futebol brasileiro, outro carioca volta à segunda divisão. O Botafogo está rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro, com a derrota para o Santos, neste domingo (30), pelo placar de 2 a 0, em tarde inspirada do atacante Leandro Damião, no Estádio da Vila Belmiro, pela 37ª rodada do Brasileirão. O artilheiro marcou os dois gols do descenso do Fogão.
O Santos enfim lavou a alma de seus torcedores do título brasileiro perdido em 1995 pelo próprio Botafogo. O Peixe se vingou e, mesmo cumprindo tabela, rebaixou o rival. Com o resultado, o clube paulista fica com 50 pontos na tabela de classificação.
O Botafogo, por sua vez, não conseguiu o milagre. O Fogão está rebaixado, juntamente com o Criciúma, pois está na penúltima posição com 33 pontos e não pode mais alcançar o Palmeiras (39), primeiro time fora da zona de rebaixamento.
JEFFERSON O SALVADOR?
O Santos começou o jogo assustando os torcedores botafoguenses. Logo no minuto inicial, Robinho arriscou de fora da área e mandou muito perto do gol de Jefferson. Na sequência, o Peixe perdeu um gol incrível. Gabriel invadiu a área e rolou para David Braz, que na frente do goleiro, isolou a bola.
A resposta do Botafogo veio aos 15 minutos. Régis cobrou falta na cabeça de André Bahia, que testou para linha de fundo. Apesar do susto, o Santos jogava melhor e voltou a atacar em seguida. Robinho entortou Dankler e chutou. Jefferson fez grande defesa, salvando o Fogão de sair atrás do marcador.
O goleiro foi o principal destaque da primeira etapa. Na cabeçada de Caju, aos 34 minutos, Jefferson pulou para tirar no canto esquerdo. Aos 41, contou com a sorte no chute de Gabriel. O atacante recebeu dentro da área e mandou no travessão. Ante do apito final, porém, Andreazzi e Dankler se estranharam e trocaram alguns empurrões. Por sorte, o árbitro não os colocou para fora.
DAMIÃO AFUNDOU A ESTRELA
Na segunda etapa, o Santos voltou no mesmo ritmo e finalmente abriu o marcador. Aos dois minutos, Leandro Damião deixou Dankler no chão e chutou no canto esquerdo, sem chances para o goleiro Jefferson. O atacante enfim deu mostras do futebol que o consagrou no Internacional.
Se já parecia aceitar o resultado com o empate, a derrota parcial fez o Botafogo esmorecer de vez. O que se viu daí para frente foi o cenário perfeito da triste realidade botafoguense. Sem reação, os 11 jogadores do clube carioca viam o adversário, completamente desinteressado, tocar a bola.
Aos 44 minutos, o Santos ainda fez o segundo. Lucas Lima fez bela jogada pelo lado direito de campo e rolou para Leandro Damião. Dentro da área, o atacante furou no primeiro arremate, mas ainda conseguiu se recuperar e empurrar para o fundo das redes.
PRÓXIMOS JOGOS
Na próxima rodada, o Santos enfrentará o Vitória-BA no domingo, às 17h, no Estádio do Barradão, em Salvador. Já o Botafogo volta a campo no mesmo dia e horário, contra o Atlético-MG, no Mané Garrincha, em Brasília.
Fico triste com o rebaixamento do Bota Fogo… Pode não ser o maior, nem o melhor time do Brasil, mas merece respeito e admiração por tudo que representa e já conquistou no futebol mundial. E a sua ida pra segunda divisão não irá apagar o brilho das suas conquistas e nem a esperança de glórias futuras.
Essa ESTRELA tem um brilho único e sempre estará vivo no coração daqueles torcedores apaixonados pelo BOTAFOGO, que o amam de verdade!!!
Boa sorte FOGÃO!