casa » EDUCAÇÃO » Terceira etapa da formação para alfabetização na idade certa é realizada em Bequimão

Terceira etapa da formação para alfabetização na idade certa é realizada em Bequimão

COMPARTILHE

A Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o 3ª ciclo de formação de professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Nos dias 1º e 2 de abril, todos os educadores do município que atuam na Educação Básica participaram da capacitação, que teve como tema “Alfabetização em Língua Portuguesa”.

A formação do PNAIC é executada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que recebe os recursos do Ministério da Educação (MEC). Nas duas etapas anteriores, foram abordados os temas “Alfabetização em Matemática”, em 2014, e “Interdisciplinaridade”, em 2015. Em Bequimão, 75 professores de sala de aula, quatro orientadores de estudo e o coordenador do pacto no município fizeram a formação.

“As especificidades das escolas do campo foram incorporadas nos conteúdos da formação. Também foram desenvolvidos cadernos de estudos para os professores das turmas multiseriadas e multietapas”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Aristides Amorim.

ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

O município de Bequimão aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em 2013, na gestão do prefeito Zé Martins. Esse pacto constitui um compromisso ente os entes federados (Governo Federal, Estadual e Municipal), visando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, quando se completa o chamado ciclo da alfabetização.

“Garantimos a formação de todos os professores que trabalham com estudantes do 1º ao 3º ano, na Rede Municipal de Educação. Estamos investindo na melhoria significativa da educação em Bequimão, oferecendo formação continuada aos educadores e também aprimorando a infraestrutura das escolas”, afirmou o prefeito Zé Martins.

Recentemente, professores receberam formação sobre a metodologia de livros destinados especificamente a alunos da zona rural. A Prefeitura Municipal de Bequimão comprou material didático que leva em consideração a realidade das escolas do campo. A atual administração do município também distribuiu fardamento escolar para todos os estudantes da rede municipal e renovou o mobiliário das escolas, adquirindo quase dois mil kits para alunos e professores (carteiras, cadeiras e mesas), inclusive com mesas adaptadas para pessoas em cadeira de rodas.

Além disso, a Prefeitura Municipal de Bequimão está finalizando a construção de uma escola de seis salas, no bairro Ferro de Engomar, e estão em construção duas escolas de quatro salas no Monte Alegre e Marinho, e mais seis escolas de duas salas no Balandro, Vila Nova, Boa Vista, Frechal, Santa Tereza e Rio Grande.

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

IESF abre inscrições para vestibular

O Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF está com inscrições abertas para o vestibular ...

Indicação da vereadora Fátima Araújo solicita ao governo do Estado construção de creche no Pirapora

Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (11), no Plenário Simão Estácio da Silveira, da Câmara ...

Vereadora Fátima Araújo leva estudantes do “Educar para Vencer” para a Feira do Livro

Uma das maiores incentivadoras da educação básica, a vereadora Fátima Araújo tem feito um trabalho ...

Alunos do projeto Educar para Vencer voltam às aulas

Os quase cem alunos matriculados para as aulas de reforço escolar do projeto Educar para ...

Câmara aprova projeto que amplia horário dos postos da bilhetagem eletrônica em São Luís

De autoria do vereador Raimundo Penha (PDT), o projeto de lei nº 155/17 já foi ...