Telefones do Maranhão terão mais um dígito a partir de novembro
Publicada nesta segunda-feira (27) no Diário Oficial da União, uma portaria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que implementará o nono dígito nos números de telefone fixo e celular nos Estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima, a partir do dia 2 de novembro de 2014. No Maranhão, os telefones de áreas com DDD’s 98 e 99 sofrerão alterações. O objetivo é ampliar a grande quantidade de combinações e, assim, a oferta de novos números.
Com a mudança, será necessário digitar um “9” antes dos oito números da linha telefônica, seja ela fixa ou móvel. Uma mensagem eletrônica deve orientar, durante um período, os usuários sobre a nova forma de discagem. A Anatel planeja agora, a expansão do nono dígito para Minas Gerais e demais Estados do Nordeste, o que deve ocorrer até o fim de 2015. Já para as regiões Sul, Centro-Oeste e os Estados do Acre, Rondônia, e Tocantins, o projeto será até o fim de 2016.
Se não bastassem os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, o Maranhão também terá que se adequar ao novo modelo da Anatel, que está previsto ainda para este ano. A mudança começou em 2012, com as cidades de Código Nacional 11. Aos poucos, o nono dígito será adicionado aos números móveis de todo o Brasil, em transição que ocorrerá até 31 de dezembro de 2016.
A Anatel ressalta que a implementação do nono dígito no restante do Estado de São Paulo com (DDD’s 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19) ocorreu no dia 25 de agosto de 2013. No dia 27 de outubro, a ação ocorreu em todo o Estado do Rio de Janeiro (DDD’s 21, 22 e 24) e no Espírito Santo (DDD’s 27 e 28). A mudança afeta apenas a telefonia móvel. Os telefones fixos continuarão com oito dígitos nos estados onde os celulares já operam com nove números.