casa » SAÚDE » Solicitada pela vereadora Fátima Araújo, Carreta da Mulher realiza centenas de atendimentos no bairro João de Deus

Solicitada pela vereadora Fátima Araújo, Carreta da Mulher realiza centenas de atendimentos no bairro João de Deus

COMPARTILHE

Conhecedora das dificuldades encontradas pelos moradores das comunidades carentes que fazem parte do Complexo de bairros do João de Deus, a vereadora Fátima Araújo solicitou ao governador Flávio Dino, através de indicação, o serviço de itinerância da Carreta da Mulher Maranhense do Governo do Maranhão.

Durante três dias (quinta, sexta e sábado), mulheres do bairro do João de Deus e região foram atendidas de forma integrada na unidade da Carreta da Mulher Maranhense e Mamógrafo Móvel, na Praça do João de Deus, em frente à Unidade Integrada Maria José Vaz, no bairro João de Deus, em São Luís. Foram centenas de atendimentos, facilitado a vida de moradores da região.

A ação foi uma realização das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Mulher (SEMU) em parceria com o Gabinete da vereadora Fátima Araújo e Cruz Vermelha Brasileira e ofertou exames de mamografia e preventivo, além de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite. A iniciativa faz parte da programação do Março Lilás, campanha dedicada a conscientizar e combater o câncer de colo de útero.

A vereadora Fátima Araújo preocupada com as moradoras da região do bairro João de Deus, abraçou as atividades da campanha Março Lilás que visam cuidar das mulheres maranhenses. Foram oferecidos 30 exames de mamografia e 120 preventivos por cada dia de ação. A entrega dos resultados será efetuada em 30 dias, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) no bairro Cidade Operária.

O médico obstetra da Maternidade Benedito Leite, Felipe Bryaon, alerta para prevenção do câncer do colo do útero. “A mulher pode desenvolver o câncer de colo do útero se tiver relações sexuais desprotegidas. O único método que previne o contato com este microorganismo é o preservativo. Sexo seguro é sexo com camisinha. Existem métodos hormonais que evitam a gravidez, mas eles não impedem a infecção do vírus HPV”, orientou.

Para a vereadora Fátima Araújo, a Ação Social ajudou muitas pessoas, principalmente as mulheres que precisavam fazer o preventivo. “Primeiramente quero agradecer a Deus pela oportunidade está labuta diária, ao povo da região do João de Deus que me elegeu vereadora de São Luís e ao governo do Estado, Secretaria da Mulher, Secretaria de Saúde, Procon Móvel e Cruz Vermelha Brasileira por atender nossa solicitação desta grande ação aqui no bairro. Foi uma ação importante e de grande relevância para nosso povo, que muitas vezes não tem sequer o dinheiro da passagem para ir em busca de um exame e com a Carreta da Mulher isso foi possível. Foi uma ação gigantesca e centenas de pessoas foram atendidas nos mais diversos seguimentos.

Uma das beneficiadas com a Ação da Carreta da Mulher Maranhense no bairro João de Deus, destacou a importância.  “Consulto todos os anos com o médico ginecologista e faço o exame preventivo. Acho importante a gente se cuidar. Com a carreta o acesso é mais fácil e rápido”, disse a costureira Elenilce Santos de França.

A moradora do bairro João de Deus, Lemilda Oliveira Mendes, participou da roda de conversa sobre prevenção de câncer do colo do útero e de mama e destacou a importância de ações educativas como essa. “Gostei muito desse momento. Aqui a gente recebe a informação e tira dúvidas”, comentou a moradora beneficiada.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Vereadora Fátima Araújo participa da abertura da 12ª Conferência Municipal de Saúde nesta quinta (25) em São Luís

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), participou na tarde desta quinta-feira (25), no ...

Após solicitação da vereadora Fátima Araújo, Carreta da Mulher Maranhense realizará ações de prevenção do câncer no bairro João de Deus

No mês de março, que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a vereadora de ...

Fátima Araújo vai lutar pela Maternidade Maria do Amparo

Em reunião de trabalho realizada nesta quarta-feira (06), na Câmara Municipal de São Luís, pelo ...

Projeto Viva Mais Saúde abre inscrição para o Pólo III na Vila Lobão

O projeto Viva Mais Saúde, que realiza aula de Zumba, mantido pela vereadora de São ...

Mutirão da Visão com apoio de Fátima Araújo atende 104 pessoas no primeiro dia

Uma ação que vai durar três dias com o apoio logístico exclusivo da vereadora de ...