Série C de 2018 pode ter quatro times que nunca disputaram a terceira divisão brasileira
Se for confirmado nesta segunda-feira (14) o favoritismo do Operário do Paraná que venceu o Maranhão Atlético Clube na primeira partida por 3×1 no Castelão, a Série C do ano que vem poderá ter quatro clubes marinheiros de primeira viagem. Os clubes que mantiveram a vantagem para o segundo jogo, confirmaram o acesso a terceira divisão do próximo ano.
O primeiro a garantir vaga inédita a Série C de 2018 foi o time do Globo da cidade de Ceará Mirim, interior do Rio Grande do Norte, que eliminou a equipe do URT de Minas Gerais. Outro que confirmou sua vaga histórica foi a Juazeirense da cidade de Juazeiro na Bahia, que eliminou o tradicional América de Natal. Já o Atlético do Acre que bateu na trave em 2016, garantiu vaga ao eliminar o São José da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
Outra façanha que pode acontecer este ano no Campeonato Brasileiro da Série D, é que se confirmar os classificados novatos, a edição de 2017 pode ter um campeão desconhecido, como aconteceu na primeira edição de 2009, quando o São Raimundo de Santarém no Pará conquistou o título em cima do Macaé do Rio de Janeiro.
O certo mesmo, é que o único a quebrar esse dilema é o MAC, mas para isso vai precisar vencer o Operário do Paraná, no mínimo de 3×1 e levar o jogo para os penaltis. Em caso de eliminação do time maranhense, vamos ter que aguentar duas semifinais e um final de estádios vazios. Uma outra curiosidade futebolística é que podemos ter todos os classificados das regiões norte e nordeste. Se caso o Operário avance, será o único da região sul.
10 mil pessoas no estádio aqui na final, uma festa linda como só nós sabemos fazer… Acho que se teve estádio vazio na final foi no RN.
Aqui temos tradição e não a toa agora temos a melhor média de público do Grupo B da Série C, mesmo com a cidade sem gasolina e sem transporte público metemos 3 mil no estádio ontem.
Aqui é Operário, campeão brasileiro – Série D 2017
Outra coisa é que não ficou claro mas ali diz “quatro novatos na Série C de 2018” (marinheiros de primeira viagem)… O site é muito desinformado, uma vez que o Operário Ferroviário jogou todas as séries do campeonato brasileiro.
Jogamos a Série C pela última vez em 1992, quando a CBF “reorganizou” a Série B e mesmo com classificação razoável, nos jogaram para a Série C, a qual jogamos e subimos, mas a CBF cancelou a Série C de 1993.
Estivemos na Série B em 80, 89, 90 e 91… Em 90 por muito pouco não conseguimos o acesso a Série A, terminando em 5º.
[email protected]