EDUCAÇÃO

Sedihc e Alumar firmam parceria para capacitar jovens do bairro Fonte do Bispo

Lançamento do Projeto Marcenaria Escola
Lançamento do Projeto Marcenaria Escola

Cerca de 40 jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, egressos e da comunidade do entorno da área da Fonte do Bispo serão capacitados pelo Projeto Marcenaria Escola desenvolvido pela Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), em parceria com a Fundação Alcoa.

O Projeto Marcenaria Escola foi lançado nesta quarta-feira (12), no auditório da Funac. Participaram da cerimônia, secretária Luiza Oliveira (Sedihc); a presidente da Funac, Anaílde Everton; Andréa Lauande (Semcas); Dulcimar Soares, gerente de Sistema de Gestão, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho e Relações Institucionais da Alumar.

Na ocasião foram apresentados os objetivos e etapas do projeto que tem como público-alvo, jovens de 16 a 21 anos. Um dos intuitos do curso é ampliar o acesso ao processo de profissionalização e ao mercado de trabalho, como explicou a presidente da Funac, Anaílde Everton. “Esse projeto, resgata a auto estima dos adolescentes. O curso vem dar um impulso para que o jovem veja que ele ainda tem oportunidades. Assim como a Funac, a Fundação Alcoa, nossa parceira; vê nos nossos jovens e adolescentes, a possibilidade de transformação, investindo para que eles possam ser os agentes de sua própria história”, destacou.

Auditório da Func no Centro de São Luis
Auditório da Func no Centro de São Luis

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Luiza Oliveira ressaltou a importância da capacitação dos adolescentes e das ações desenvolvidas em prol dos jovens que cumprem medidas socioeducativas. “A formação profissional e ações de Ressocialização desses adolescentes são de extrema importância para que a vida desses jovens seja recuperada. Estamos fazendo projetos na área de escolaridade e também fazendo projetos voltados para a saúde integral, vamos aperfeiçoar a equipe da saúde na atenção a esses adolescentes. Isso é importante para o rendimento e recuperação desses jovens”, afirmou.

A gerente de Sistema de Gestão, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho e Relações Institucionais da Alumar, Dulcimar Soares; ressaltou o investimento de cerca de R$ 100 mil. “A Alumar é altamente comprometida com a questão social da nossa cidade. Por isso, nós estamos focando e investindo em capacitação, nós queremos dar oportunidade para os jovens terem melhores condições de vida, dar oportunidade de crescimento e profissionalizar essas pessoas”.

“Nós estamos investindo nesse projeto mais de 100 mil reais, onde será trabalhada a capacitação de marcenaria para pelo menos 40 jovens. Isso é uma oportunidade para fazer a diferença na vida dessas pessoas”, enfatizou.

 

Marcenaria Escola:

O curso terá duração de três meses, serão 200 horas/aulas nos turnos: matutino e vespertino de segunda à sexta-feira. Participarão do curso 24 jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, oito jovens egressos da instituição e oito da comunidade local.

Os móveis fabricados pelos adolescentes irão para as unidades da Funac, como armários, camas etc. A Funac conta com 117 adolescentes em São Luís e Imperatriz.

 

TEXTO DA JORNALISTA Mayara Moraes

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo