casa » NOTÍCIAS » Sebrae realiza mapeamento das potencialidades turísticas do Pólo Floresta dos Guarás

Sebrae realiza mapeamento das potencialidades turísticas do Pólo Floresta dos Guarás

COMPARTILHE

Aconteceu na última segunda-feira (15), a reunião de discussão do projeto de roteirização turística do Pólo Floresta dos Guarás em São Luis. Durante a reunião foi apresentado um documento realizado pelo Sebrae/Ma, em parceria com as prefeituras municipais de Bequimão, Cururupu, Guimarães e Porto Rico do Maranhão que integram o Pólo. O documento tem como base a análise do mapeamento das potencialidades turísticas, da avaliação dos atrativos e da proposta de roteiro turístico de cada município.

O superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, destaca a valorização do Pólo Turístico Floresta dos Guarás, que fica localizado no Litoral Ocidental Maranhense. “Decidimos trabalhar por uma questão territorial o desenvolvimento do Pólo Turístico Floresta dos Guarás. O Pólo trabalha dez municípios do litoral ocidental, indo de Bequimão até Apicum-Açu, onde temos uma riqueza muito grande, que envolvem comunidades quilombolas, cultura de bumba-meu-boi, incluindo os sotaques de costa de mão e zabumba, o que já acontecem eventos de natureza potencialmente turísticos na região. Fizemos um estudo e buscamos o diagnóstico para confirmar isso. A partir do momento que confirmamos, fomos buscar também no Ministério do Turismo as informações referentes aos municípios que estavam habilitados dentro do plano de roteirização turística para a região. Após a confirmação das informações técnicas, nós entendemos que seria oportuno o Sebrae investir na região da Floresta dos Guarás”, enfatizou.

O superintende destacou ainda, o potencial do turismo religioso na região do Litoral Ocidental Maranhense. “Fizemos também um estudo do potencial do turismo religioso na região, levando em conta o Festejo de São Sebastião que acontece nos 10 municípios que compõem o Pólo da Floresta dos Guarás, e se inicia dia 18 de janeiro e vai até dia 22, mobilizando as comunidades da zona rural, sede do município, do estado do Pará, de municípios do Maranhão, além da capital São Luís. Há uma manifestação cultural muito forte e isso acaba aquecendo a economia do município e da região do ponto de vista de restaurantes, pousadas e comércio. Há uma visitação forte e o Sebrae aproveita para capacitar esses profissionais que trabalham com atendimento nesses estabelecimentos comercias”, finalizou João Martins.

Estiveram presentes na reunião o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão (Edilson Baldez), o diretor superintendente João Martins, o prefeito de Central do Maranhão (Ismael Monteiro) e da prefeita de Cururupu (professora Rosinha), a Gerente Regional de Pinheiro e sua equipe, o Secretário Adjunto de Turismo do Estado, além dos secretários municipais de Turismo e dos representantes das prefeituras dos municípios do Litoral Ocidental que fazem parte do Pólo e do Conguarás.

Fotos: Rodrigo Martins

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Morros contratou cooperativa investigada pelo MP por mais de R$ 5 milhões

A contratação da entidade pode ser a primeira de uma série denúncia envolvendo a gestão ...

Prefeitura realiza abertura dos Jogos Interclasses de Bequimão

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, com ...

Em Brasília, vereadores solicitam retorno da Lei dos 30 Minutos em São Luís

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho, e o vereador Pavão ...

Obra de construção da nova sede da Câmara de São Luís terá início ainda em 2019

A obra de construção da nova sede da Câmara Municipal de São Luís, que será ...

Assembleia em Ação levará atuação legislativa ao interior do Maranhão

O Plenário aprovou, na sessão desta quinta-feira (5), o Projeto de Resolução Legislativa 102/2019, de ...