casa » TRABALHO » Sebrae realiza Feira do Empreendedor a partir desta quarta feira (17)

Sebrae realiza Feira do Empreendedor a partir desta quarta feira (17)

COMPARTILHE

Começa nesta quarta-feira (18), em São Luís, a Feira do Empreendedor 2015.  Realizada pelo Sebrae-MA (Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa do Maranhão), o evento acontece até o próximo dia 21, no Centro de Convenções de São Luís e oferece ao público maranhense a oportunidade de participar da última feira de oportunidades do ano, levando orientação empresarial para donos de pequenas empresas e para quem está pensando em ter o negócio próprio.

 A entrada é gratuita e a expectativa é atrair 14 mil e quinhentos visitantes. Na última edição, em 2013, a Feira do Empreendedor do Maranhão contou com a participação de 89 empresas expositoras e recebeu 11.126 visitantes, no Centro de Convenções da cidade de Imperatriz – MA. Foi a primeira vez, no país, que o evento foi realizado fora de uma capital.

O evento espera movimentar R$ 3 milhões em geração de negócios. Empresários interessados em melhorar o negócio ou aspirantes a abrir uma empresa terão acesso a informações e oportunidades.

“O espaço da feira é um ambiente propício para estimular esse movimento, pois reúne num mesmo local empresários e potenciais empreendedores dos mais diversos segmentos”, afirma José Morais, diretor técnico do Sebrae Maranhão.

São mais de 100 expositores em uma área de 10 mil m². Entre eles, estão fornecedores de máquinas e equipamentos, representantes de franquias e de vendas porta a porta, empresas de serviços, representantes comerciais e fornecedoras de TI (Tecnologia da Informação) para desenvolvimento de negócios físicos e online.

“A Feira do Empreendedor é um grande evento de oportunidades de negócios. Sabemos que em períodos de instabilidade econômica aumenta consideravelmente o número de pessoas que empreendem por necessidade, o que aumenta a importância de um evento como esse, que orienta os empreendedores e potenciais empreendedores, que aponta caminhos, tendências e oportunidades de negócios, demandas locais de produtos e serviços, ou oferece um olhar de inovação para um negócio já consolidado, mas que precisa de novas estratégias para se manter competitivo. Esse é o objetivo da Feira do Empreendedor, e essa é a nossa responsabilidade e compromisso: mostrar as soluções que o empreendedorismo pode trazer para o desenvolvimento desse estado”, João Martins, diretor superintendente do Sebrae no Maranhão.

Empreendedores dispostos a investir em negócios do mundo digital, por exemplo, podem assistir palestras que ensinam a montar um negócio virtual e a utilizar os recursos das redes sociais (o Facebook estará no evento, por exemplo, para ensinar como usar a rede social para negócios). Especialistas também vão explicar o caminho para conseguir ter uma educação financeira, a lidar com os impostos, a abrir uma empresa ou franquia. Os jovens empreendedores terão ainda um espaço de inovação e poderão participara da Corrida de Startups.

Ainda segundo Keila Pontes, serão mais de 200 capacitações gratuitas, entre oficinas, palestras, cursos e painéis, tudo para fazer com que o empreendedor possa se preparar para levar em frente, o seu negócio. Em tempos de crise, será sem dúvida, uma excelente oportunidade.

Mas não serão apenas as palestras. Segundo o Sebrae, o evento terá dezenas de pontos de atendimento ao empreendedor. Nesses locais, o visitante que sonha com um negócio poderá conversar individualmente com um consultor do Sebrae-MA para tirar qualquer tipo de dúvida em relação à criação de uma empresa. A consultoria é personalizada e tem a missão de revelar os desafios de construir um negócio e onde buscar ajuda, inclusive financeira.

“O Sebrae, assim como outras entidades de apoio e fomento, tem uma grande responsabilidade no atual cenário econômico do país: apresentar soluções e oportunidades para não estancar o processo de desenvolvimento. E uma das formas mais eficientes de se conseguir isso é estimulando o empreendedorismo, é criando ambientes favoráveis e provocando o poder público a estabelecer políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento, sobretudo dos pequenos negócios, que empregam mais de 50% da nossa população. A Feira do Empreendedor cumpre o papel do fomento, de apresentar alternativas e caminhos para o estabelecimento desse ambiente favorável. E, além disso, o evento promove a qualificação dos empreendedores, o que é, também, imprescindível, nesse momento”, Edilson Baldez das Neves, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Maranhão.

Quem tem um negócio poderá conhecer ainda novas tecnologias e serviços para melhorar a produtividade e processos de sua empresa.

Formalização e consultoria 

 O Sebrae-MA terá na feira um espaço dedicado à formalização do Microempreendedor Individual (MEI). Lá ele poderá regularizar algumas pendências de seu negócio, como algum tributo atrasado. Donos de pequenos e médios negócios interessados em linhas de financiamento ou crédito podem ter dicas de consultores especializados e informações das próprias instituições financeiras.

Feira do Empreendedor atrai caravanas de diversos municípios do estado

 Como forma de garantir a participação de empreendedores do interior do estado nesta edição da Feira do Empreendedor, as unidades regionais do Sebrae estiveram empenhadas na mobilização de empresários dos mais diversos segmentos, formando caravanas com destino ao maior evento de oportunidades de negócios do Maranhão. As unidades de Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Grajaú, Imperatriz e Santa Inês já confirmaram presença.

Durante o evento, os caravaneiros participarão de palestras, oficinas e percorrerão os stands, a fim de ampliarem seus contatos comerciais e conhecerem inovações em seus ramos de atividade.

A empresária Ademires da Cruz Carvalho, de Grajaú, afirma que começou a pensar em seu negócio na Feira do Empreendedor do ano passado, realizada em Imperatriz. Ela conta que após as palestras, cursos e atividades participadas no evento, a mesma ficou muito mais segura para abrir sua loja de móveis que hoje já conta com três funcionários.

“Participar novamente de um evento como esse, faz com que eu me desenvolva e conheça inovações, que com certeza farão com que meu empreendimento cresça cada dia mais. Hoje vejo que após as capacitações tive mais ‘pé no chão’, para abrir minha loja e conseguir mantê-la, mesmo em tempos de crise”, destacou Ademires.

Um dos caravaneiros da regional de Imperatriz, Tiago Silva Rodrigues, que vai participar da corrida de startup no evento, com o aplicativo UP Moto, desenvolvido para localizar serviços de moto táxi mais próximo, afirma que sua expectativa é de amadurecer e melhorar o projeto com os especialistas que terá acesso na feira. “Quero concretizar de fato meu aplicativo, inicialmente em Imperatriz e depois expandir na região, como um prestador de serviços de localização de moto táxi e ainda permitir a esses profissionais um retorno de como melhorar seus serviços, com a avaliação dos usuários, tudo no aplicativo UP Moto. Para isso busco a capacitação junto aos especialistas, que a Feira vai disponibilizar. Minha expectativa é de concretizar o projeto com as dicas e conhecimentos que serão obtidos no evento”, frisou Tiago.

TEXTO: Assessoria do Sebrae

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Fátima Araújo destaca arraial do João de Deus-Vila Conceição na Difusora AM

O Festejo Junino no Maranhão já está acontecendo. Mas no bairro João de Deus-Vila Conceição, ...

Canindé Barros define estudo para viabilizar vans e micro-ônibus para o eixo Itaqui–Bacanga

Em reunião com diretores da, (COOTRAIBA), Cooperativa de Transporte Alternativo da Área Itaqui–Bacanga, Modalidade Micro-ônibus/Vans, ...

Projeto de lei de autoria de Osmar Filho dará direito à troca de produtos vencidos sem custo ao consumidor

Em celebração ao Dia do Consumidor, 15 de março, o vereador Osmar Filho (PDT) protocolou ...

Demissões em massa no Sistema Globo de Rádio

É muito triste o atual momento do Sistema Globo de Rádio. Dezenas de demissões ocorreram nos ...

Bequimão terá projeto experimental de cultivo de sururu na Comunidade Paricatiua

O sururu (Mytellafalcata) é um molusco bivalve (está inserido entre duas conchas) da ordem Mytiloida, ...