EDUCAÇÃO

Sebrae realiza curso de formação de agentes de desenvolvimento local em São Luís

O Sebrae no Maranhão iniciou o terceiro curso avançado de formação de agentes de desenvolvimento local de 2016. Desta vez, o público-alvo foram servidores da Prefeitura Municipal de São Luís. A solenidade de abertura aconteceu na Faculdade Laboro no São Francisco, e contou com a presença do diretor superintendente do Sebrae, João Martins; o secretário municipal de Planejamento, José Cursino Raposo; e o presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra.

Na abertura do curso, o diretor superintendente do Sebrae disse que o objetivo é criar massa crítica dentro dos territórios de atuação dos ADL’s. “Estamos formando pessoas da equipe municipal que terão capacidade de identificar oportunidades de desenvolvimento e propor soluções independente do ambiente político. Isso é um tesouro para qualquer administração municipal”, afirmou Martins, ele próprio um ex-ADL, formado logo que ingressou no Sebrae em 2005.

Ele também afirmou que esta estratégia é reflexo da Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas, (MPE’s). “Entre os requisitos que o Sebrae usa para avaliar a implementação da Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte está a nomeação de ADL’s nos municípios. A instituição assume o compromisso junto às prefeituras para capacitar esses profissionais. Hoje, 101 municípios já implantaram a Lei Geral e estamos trabalhando para ampliar este alcance. Fizemos cursos idênticos nos últimos 60 dias na região Tocantina e na Baixada Maranhense”, completou o Diretor superintendente do Sebrae.

O Secretário municipal de Planejamento, José Cursino Raposo, comentou que os servidores selecionados para receber a capacitação terão como diretriz, trabalhar olhando para o futuro. “O planejamento se faz com decisões tomadas hoje para condicionar o que acontecerá no futuro. OS ADL’s serão orientados a pensar no longo prazo, como prevê o Pacto por São Luís, em que planejamos pensando em cenários de 2033”, afirmou.

O presidente da Jucema, Sérgio Sombra, por sua vez, afirmou que com a turma de São Luís, será possível atender a maior parte das empresas do estado. “Os ADL’s são a ponta de um sistema de atendimento ao micro e pequeno empresário e guardiões da Lei Geral das MPE’s, que respondem por mais de 95% das empresas maranhenses. O Sebrae é um grande parceiro na Rede Simples e o território que atendemos já atinge mais 70% da densidade empresarial do estado”, afirmou.

FORMAÇÃO

Com o curso avançado de formação de agentes de desenvolvimento local de São Luís mais de 100 pessoas, a maior parte funcionários públicos municipais, receberam a capacitação em mais de 30 municípios.

O curso tem carga horária de 32 horas e vai até sexta-feira (22). E como conteúdo, os participantes conhecem, de maneira prática, os instrumentos de planejamento necessários para que tenham um desempenho mais eficaz, mapeando as oportunidades e as necessidades presentes em seus municípios. A formação também buscou ampliar o foco de atuação, promovendo discussões sobre finanças públicas e projetos de captação de recursos para os municípios.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo