Sebrae inicia implantação de associativismo em Colinas
Encerrando alguns cursos e iniciado outros, a Prefeitura Municipal de Colinas em parceria com o Serviço de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae), vem estimulando o crescimento e a autoestima das mulheres colinenses. Nesse contexto, a Secretaria Municipal da Mulher, implantou o Centro de Capacitação Profissionalizante das Mulheres de Colinas, que já capacitou cerca de 400 mulheres em diversos cursos como artesanatos, informática, costura, doces e salgados.
“Junto com o Governo Federal e Municipal implantamos o Centro de Capacitação Profissionalizante das Mulheres de Colinas, onde cada curso aqui proposto teve uma carga horária de cem horas, com 20 horas de formação, falando sobre empreendedorismo. Agradeço o apoio incondicional do Sebrae nesta formação”, relatou a secretária.
Dando continuidade ao desenvolvimento ao trabalho desenvolvido com esse grupo de mulheres, o foco agora tem sido ações que incentivam a prática e o despertar pelo associativismo. A exemplo disso, foi a palestra realizada recentemente pelo Sebrae, onde o consultor Avelino Jansen, falou sobre a importância do associativismo.
Ao longo de três meses o Sebrae fará o acompanhamento do grupo até que seja de fato concluído o processo de implantação do associativismo. “Nesse primeiro momento, trabalhamos o módulo inicial para associativismo, onde despertamos a prática das políticas de cooperação e enfatizamos a importância dessas mulheres se unirem para vencerem e melhorarem suas vidas economicamente”, afirmou Jansen, entusiasmado com a turma.
Após um trabalhando de fortalecimento na cadeia produtiva, a ação é vista como o primeiro passo dado pelo grupo, no intuito de entrarem no mercado com força de competitividade, aprendendo a competir e a se organizar para obter bons resultados.
A aluna Joana Cunha se diz empolgada com essa nova experiência e cheia de expectativas. “Eu estou muito empolgada com a associação e torcendo muito para que der certo, pois além de melhorar nossos aprendizados, vamos ganhar também mais dinheiro”, disse.
Texto e Foto:UCM/Sebrae