TRABALHO

Sebrae estimula estudantes de Bacabal a empreender

Graças a uma parceria formada entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) e a Secretaria de Educação de Bacabal, os alunos da rede pública de ensino municipal estão recebendo conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo através do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), numa iniciativa do Sebrae.

O JEPP busca estimular, em alunos do ensino fundamental, uma inclinação para a educação e a cultura empreendedora. No projeto, a educação é utilizada como ferramenta para a transformação dos participantes, estimulando a capacidade de gerir bem a própria vida pessoalmente, profissionalmente e financeiramente. Em Bacabal o projeto já começa a dar os primeiros frutos.

A aluna Verônica Pereira de Sousa destacou o aprendizado proporcionado pelas oficinas do JEPP. “A gente aprendeu várias coisas, como cuidar melhor do nosso dinheiro. Chegamos a organizar uma locadora de vídeo com a ajuda da professora. Estou muito feliz com essa oportunidade”, disse a estudante.

Pela dinâmica do programa, os alunos aprendem, através de oficinas lúdicas, os primeiros passos de como se tornar um empreendedor. Gradualmente, novos temas são inseridos e os conteúdos são aprofundados, indo desde noções de planos de negócios, passando pela cultura de cooperação, inovação e sustentabilidade.

A educadora Deusimeire Vital, professora de uma das turmas que participam do programa, o projeto tem grande importância na vida de seus alunos. “O mais incrível desse projeto é que os estudantes vão poder usar o que aprenderam quando saírem da escola, tornando-se empreendedores. Eles ficaram muito empolgados e querem as aulas do JEPP todos os dias”, conta a professora.

Para a gestora do Sebrae responsável pela ação em Bacabal, Ana Cristina Lameiras, a emoção de ver o JEPP implantado no município é indescritível. “Eu não sei nem definir a emoção que sinto ao estar aqui com os estudantes, vendo os resultados e os depoimentos dessas crianças, que em uma situação comum, não teriam esta oportunidade. E aí a gente vê que todo o esforço que se fez para implantar o JEPP em Bacabal está valendo muito a pena”, comemora Ana.

FOTO & TEXTO: UCM/Sebrae no Maranhão

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo