Sebrae e Abraço articulam parceria
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) recebeu a diretoria da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, Secção Maranhão (Abraço), para um café da manhã na unidade regional do Sebrae em São Luís, para discutir a possibilidade de serem firmados parcerias institucionais no futuro.
Na ocasião, a entidade de rádios comunitárias apresentou um levantamento com 166 rádios do tipo regularizadas no estado e uma estimativa que ainda há outras 150 em processo de regularização no Maranhão.
O presidente da Abraço e radialista Luiz Augusto afirmou que a participação do Sebrae ajudará no processo de criação de um ambiente sustentável para as rádios comunitárias no Maranhão.
“Viemos em busca do Sebrae porque consideramos que a instituição será fundamental para ajudar as rádios comunitárias a se manter vivas. A profissionalização da gestão é um caminho e muitas rádios não conseguem se manter exatamente porque falta uma base de gestão”, observou.
O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, disse que a instituição pode realizar um diagnóstico do segmento de rádios comunitárias para definir modelos de gestão mais adequados e capacitar os profissionais que atuam neste tipo de emissora.
“O Sebrae tem por missão dar suporte ao desenvolvimento de pequenos negócios, categoria onde as rádios comunitárias, apesar de não terem fins lucrativos, se encaixam. A instituição está aberta para contribuir e faremos o que for possível para traduzir em resultados a profissionalização deste segmento”, afirmou Martins.
Outras reuniões entre as duas entidades serão realizadas para discutir maiores detalhes de como as duas instituições trabalharão em conjunto.