ELEIÇÕES

Saúde bucal: PL de autoria de Ribeiro Neto vai beneficiar pessoas com transtorno do espectro autista

De acordo com o documento apresentado, o programa será desenvolvido na Rede Municipal de Saúde

Continua tramitando na Câmara Municipal de São Luís, o projeto delei de autoria do vereador Ribeiro Neto (Patriotas), visando instituir na grande ilha o Programa de Proteção à Saúde Bucal da pessoa com transtorno do Espectro Autista. De acordo com o documento apresentado, o programa será desenvolvido na Rede de Saúde Municipal, com o suporte de representantes das associações de pais de autista, e dentre outros objetivos, deverá promover aos autistas tratamentos de saúde bucal adequado às suas necessidades.

“O autismo é uma síndrome caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento, geralmente, diagnosticada entre os 2 e 3 anos de idade, fazendo com que manifestem um conjunto de inabilidade de comportamento social que normalmente são apresentados cedo, podendo gerar atraso na fala, dificuldade no aprendizado, falta de atenção ou interesse. Desta forma, a presente proposta legislativa pretende criar um meio capaz de atender esta importante camada da sociedade que, necessariamente, carece de uma atenção diferenciada, sobretudo na saúde bucal”, justificou Ribeiro Neto.

Segundo as estimativas da ONU, há cerca de 70 milhões de pessoas acometidas com essa síndrome no mundo, dois milhões no Brasil e sete mil no Maranhão, que desde 2017 tornou-se referência no Sistema Único de Saúde – SUS, pois foi o primeiro estado a fornecer tratamento baseado na análise do comportamento aplicado(ABA)para crianças autistas. “O Governo está fazendo a parte dele, então o município precisa somar esforços para ampliar serviços que atenda esse público, daí a importância da implantação do programa, que irá permitir o preparo e a especialização de profissionais na área, bem como a busca de novas técnicas e procedimentos que possibilitem melhoria na qualidade de vida dos autistas e familiares”, finalizou o autor do projeto.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo