Samba Enredo que fará homenagem à cidade de São José de Ribamar em São Paulo não cita uma frase sequer sobre a cidade balneária
A letra do Samba Enredo da Escola de Samba Unidos do Tatuapé-SP fala apenas do Maranhão, mas o prefeito Luís Fernando da cidade balneária de São José de Ribamar comemorou bastante uma tal “homenagem” à cidade que não tem seque uma frase falando do município. Apenas São José foi lembrado com santo festejado na Ilha de São Luís. Muito estranha esta homenagem. ASSISTA AQUI O VÍDEO DO SAMBA ENREDO DA TATUAPÉ (AQUI...)
Blogues anunciaram nesta quarta-feira (24), que a Escola de Samba Unidos do Tatuapé da capital Paulista vai ter a cidade de São José de Ribamar como enredo; e a prefeitura local se apressou em anunciar que “não haverá custos” para o município. Mas há muita estranheza nessa “homenagem”.
Em primeiro lugar, o enredo “Maranhão, os tambores vão ecoar na terra da encantaria”, foi oferecido, primeiro, ao próprio governo Flávio Dino (PCdoB), segundo revelou o blog de Diego Emir, ainda no início de 2017. (Releia aqui)
A Unidos do Tatuapé tem como madrinha a sambista Leci Brandão, do mesmo partido de Flávio Dino. Mas mesmo assim não conseguiu convencer o comunista para bancar um samba que pouco trará resultados aos maranhenses.
A repercussão negativa da tentativa de “homenagem” ao Maranhão – que, segundo Emir, custaria, ao menos, R$ 1,5 milhão aos cofres maranhenses, levou o governo comunista a reagir e negar o patrocínio. (Relembre aqui)
Com o enredo pronto, emissários da escola passaram o ano de 2017 em busca de um financiador para a “homenagem ao Maranhão”. Chegaram a conversar com membros da Prefeitura de São Luís, também sem sucesso.
Eis que, a menos de 15 dias do Carnaval, é anunciado o “desafio” a cidade de São José de Ribamar para ser madrinha do enredo feito não para ela, mas para o Maranhão.
E assim, um enredo construído em São Paulo, oferecido primeiro ao Maranhão, depois a São Luís, passa a ser de São José de Ribamar. CONFIRA ABAIXO A LETRA DO SAMBA NA ÍNTEGRA…
NO MAR! FOI NO BALANÇO DO MAR
QUE O SONHO APORTOU NA ILHA DA MAGIA
LÁ TEM PALMEIRA ONDE CANTA O SABIÁ
O SOL NAMORA A BELEZA DO LUGAR
CENÁRIO DE POESIA
TANTAS BATALHAS VIVIDAS NESSE TORRÃO
HERANÇA DE LUTA, CULTURA E AMOR
ÔÔÔÔ, O NEGRO TANTO CLAMOU
A LIBERDADE AOS PÉS DO SENHOR
Ô LUAR, Ô LUAR
DEIXA A GIRA GIRAR … CRIOULA
HOJE TEM CANJERÊ, FEITIÇARIA, Ô
JÊJE- NAGÔ, KAÔ MEU PAI XANGÔ
Ê, TEM CANTORIA! EITA POVO FESTEIRO!
TEU FOLCLORE É TRADIÇÃO
Ê, CHORA VIOLA
PRETA VELHA CONTA HISTÓRIA, LENDAS DESSE CHÃO
Ô, QUEBRA O COCO IÁ IÁ
MATRACAS VÃO EMBALAR
BUMBA-MEU-BOI, MEU CAZUMBÁ
OUVINDO REGGAE DO BOM
É CARNAVAL VEM CURTIR ESSE SOM
É EMOCÃO, O MEU PAVILHÃO VAI GIRAR
NA TERRA DA ENCANTARIA
OS TAMBORES VÃO ECOAR
VIVA SÃO JOSÉ, VENHA ME VALER
ILU AYÊ Ô ILU AYÊ
TATUAPÉ NUMA LINDA PROCISSÃO
CANTA SUA HISTÓRIA…OH! MARANHÃO
Com Informações (MarcoAurélioD’eça)