BEQUIMÃO

Saiba quem é Vadico Barbosa morador de Mojó-Bequimão

Barbosa é pré-candidato a vereador em Bequimão, mas já tem uma trajetória de luta longa

COMPARTILHE

ELEIÇÕES 2020 – Barbosa ou Vadico, como muitos o conhecem, herdou do pai Cidoca, além de algumas características físicas, o carisma, a determinação, o amor pela sua terra e pelo seu povo. Trilhando o caminho deixado pelo pai, que sempre foi a grande referência da sua vida, em 1996, deixou sua carreira de servidor público para dedicar-se à política e aos seus conterrâneos, aqueles mesmos que viam em seu pai Cidoca, não só um político ou uma liderança comunitária, mas um homem de bem, um companheiro, um pai de família dedicado, um amigo pra todas as horas.

E quem não lembra de Cidoca Barbosa? Difícil esquecer, né? Todos que vivem na região, de gerações anteriores ou muitas depois, falam com saudade das suas histórias, de seus hábitos, das suas lutas. Homem de estatura baixa, pele clara, cabelos lisos e passos apressados. Seu grande diferencial, que atraia a admiração de quem com ele conviveu, certamente, era seu caráter, sua coragem e senso de justiça, que aprendeu desde muito cedo com sua mãe.
.
Cidoca era um dos 5 filhos da saudosa Antônia Barbosa. Mulher, pobre e mãe solteira, numa época em que o mundo era muito mais preconceituoso e intolerante do que hoje. Sozinha criou os filhos e filhas (Aqui fazemos um registro do nosso carinho e gratidão a Lili, única irmã viva). Dona Antônia Barbosa não pode lhe proporcionar grandes voos na área educacional, mas lhe ensinou a lição mais básica e preciosa da vida: o valor da honestidade, da amizade, da justiça e do amor ao próximo.
.
Desde muito jovem, Cidoca trabalhou duro, de sol a sol, fosse na roça, no campo, nas salinas… Mas o cansaço da lida diária não o impediu de sonhar. E não precisou de muito estudo para perceber que ele podia fazer alguma coisa para melhorar a qualidade de vida do povo da sua terra. Articulador nato e sempre muito inquieto, com apenas o 4º ano primário, iniciou uma batalha para que o ensino chegasse ao povoado Mojó. E chegou.
.
Muitos começaram a conhecer o mundo das letras por meio do rádio, sob a coordenação de Cidoca. Depois chegou a escola física, a tradicional Unidade Escolar Manoel Fernandes Pinheiro, e, claro, mais professores para dar continuidade a essa nobre missão. Junto com cada tijolinho dessa jornada, o sonho de uma vida melhor para todos ia sendo edificado lá pelos idos de 1960, numa terra onde o progresso chegava muito lentamente.

Com o apoio da sua esposa Teresa, de seus amigos e centenas de compadres e comadres, se tornou uma referência para muitos. Rara era a noite que dormia sem um longo bate-papo com alguma visita. Enquanto tomavam cafezinho na sala ou na cozinha mesmo, davam boas gargalhadas e compartilhavam muitos aconselhamentos. Foi assim, com o apoio da sua gente, ora aconselhando, ora ouvindo conselhos dos seus amigos, que ele construiu uma carreira política de sucesso. Foram 3 mandatos consecutivos de vereador. Não construiu riqueza de bens materiais. O grande legado que deixou foi uma família unida e os amigos que fez e manteve ao longo da sua bela caminhada nesta terra.
.
Não, esta não é a história da vida de Barbosa, mas se confunde bastante, tamanha a semelhança, pois o filho segue os passos do pai e mantém uma trajetória de luta muito parecida, alicerçada nos mesmos valores, nos mesmos ideais.
.
Ainda hoje, Barbosa mantém uma rotina simples de homem do campo. Ama cuidar dos animais, das suas plantações no quintal, de visitar amigos e recebê-los em sua casa. Assim como o seu saudoso pai, o almoço ou mesmo aquela noite de sono sempre pode ficar pra depois, caso algum amigo esteja precisando da sua ajuda.
.
E isso, ele aprendeu muito cedo, dentro de casa. Desde bem jovem, tinha virtudes admiráveis. A solidariedade era uma delas. Ele sacrificava até o que mais gostava na juventude, que era namorar; para ajudar alguém, se preciso fosse. Sempre foi assim. E foram suas atitudes de homem íntegro e verdadeiro que o fizeram colecionar amigos em todas as fases da sua vida.
.
Quando seu pai partiu, mesmo em meio à tristeza e tantas incertezas, decidiu trilhar o mesmo caminho, enchendo-se de esperança e orgulho em poder continuar a trajetória do seu pai. Então, há cerca de 24 anos, mudou-se definitivamente para Bequimão. Retomou às suas origens, fincou morada no povoado Mojó, foi abraçado pelo povo e eleito por 4 mandatos consecutivos. É hoje um dos políticos mais conhecidos da cidade por sua postura firme e sempre em defesa do povo.
.
E é com o mesmo entusiasmo, a mesma garra, o mesmo compromisso de sempre, que Barbosa se coloca à disposição, como pré-candidato, para continuar o projeto de uma vida cada vez melhor para as crianças, para os jovens, para as famílias, enfim, para todo o povo de Bequimão, porque ele acredita que com trabalho e amor ao próximo é possível alcançar uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos possam viver com mais dignidade e respeito.

Por Ribeiro Júnior

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar