Projeto de Lei de Fátima Araújo visa capacitar cuidadores e familiares de pessoas com Autismo
A proposta foi submetida em primeira votação, na sessão realizada na manhã desta segunda-feira (1º)
Mais um projeto de lei (nº 0076/2024), de autoria de Fátima Araújo (PCdoB), vereadora de São Luís, está tramitando na Câmara Municipal. A proposta foi submetida em primeira votação, na sessão realizada na manhã desta segunda-feira (1º), mas ainda deve ser submetida a nova votação, após ser analisada em Comissões Internas da Casa.
O PL propõe a criação de um Programa de Capacitação de Cuidadores e Familiares de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA. De acordo com a proposta, o objetivo é contribuir promovendo maior integração e orientação para o melhor desenvolvimento das pessoas em questão. Uma das diretrizes do Programa de Capacitação é ofertar conhecimento, através de ações socioeducativas e eventos como palestras, para uma maior compreensão acerca do autismo e suas particularidades e necessidades.
Na justificativa, a parlamentar argumenta que a capacitação vai criar estratégias para o melhor manejo de comportamentos desafiadores, além de ofertar a forma adequada de apoio emocional. “A capacitação proporcionará: A aquisição de estratégias para melhor manejo de comportamentos desafiadores; a forma adequada de ofertar apoio emocional; elaboração de rotinas e ambientes mais acolhedores e terapêuticos para o desenvolvimento das pessoas em questão”, escreveu Fátima Araújo em parte do texto.