Projeto de Lei de Fátima Araújo cria campanha de conscientização sobre a síndrome de Burnout
Proposta vai tramitar nas Comissões Internas da Casa e depois retornará para a votação
Foi aprovado em primeira votação, na sessão desta sexta-feira (1º), na Câmara Municipal de São Luís, uma proposta da vereadora Fátima Araújo (PCdoB), que cria campanhas de conscientização sobre a síndrome de Burnout. A proposta ainda vai tramitar em algumas Comissões Internas da Casa e apenas na sequência retornar para a votação final.
A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.
Para evitar que mais profissionais sejam prejudicados com a doença, o PL surge no sentido de estimular a implantação de políticas de saúde e de gestão de pessoas que contribuam para a prevenção da sindrome de Burnout. Também estão nas diretrizes do projeto políticas de promoção da saúde mental, de gestão de tempo, de apoio ao trabalhador e de equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Síndrome de Burnout
A Síndrome de Burnout é um distúrbio mental que afeta cada vez mais pessoas no Brasil. É caracterizada por esgotamento físico e mental intenso, perda de interesse ou prazer nas atividades cotidianas, alterações no sono, no apetite e na energia, e dificuldade de concentração. Pode exercer um impacto significativamente negativo na vida das pessoas, afetando sua saúde física e mental, suas relações pessoais e seu desempenho profissional. Em casos graves, a Síndrome de Burnout pode levar ao suicídio.