casa » SHOWS & EVENTOS » Projeto cultural itinerante leva conscientização sobre biodiversidade a quatro estados

Projeto cultural itinerante leva conscientização sobre biodiversidade a quatro estados

COMPARTILHE

A importância de proteção da biodiversidade é a mensagem chave da quinta edição do Conexão Sustentável Alcoa, projeto cultural itinerante que em 2019 será dividido em duas etapas e terá cinco meses de atividades. O Palco Móvel ocorre de agosto a setembro, com apresentações teatrais, oficinas de reciclagem e sessões de cinema. Já o Sala Brasil inicia em outubro e segue até dezembro, com teatro e cinema. Os participantes, na maioria crianças e adolescentes, também vão receber uma cartilha educativa sobre o tema ao final de todas atividades.

O Palco Móvel, estrutura com palco e arena capaz de receber até 250 pessoas sentadas, fica em São José de Ribamar (MA) entre 27 e 30 de agosto, e em São Luís, entre 3 e 6 de setembro. Após o Maranhão, o projeto segue para Juruti (PA). As apresentações teatrais ficam por conta de duas companhias.

O Circo Fool apresenta o espetáculo “O Menino Passarinho e a Estrela Encantada” que conta a jornada de um garoto e de seu boizinho através de rios e igarapés até encontrar, na floresta Amazônica, seres encantados do imaginário caboclo que vão lhe apresentar ideias ecológicas em defesa das águas, do ar, e das florestas.

Já a companhia Casa do Bispo Atelier apresenta “A Hora é Agora”. No espetáculo, dois amigos decidem unir forças para construir uma máquina fantástica que ajudaria as pessoas a preservar a biodiversidade. Os personagens: Inventiva e Sabe Tudo, passam por divertidas e emocionantes aventuras e contam com a ajuda da plateia para que tudo dê certo no final.

A segunda etapa do projeto começa em outubro com a Sala Brasil. Itinerante, com capacidade para 30 pessoas e espaço para cadeirantes, a sala é climatizada e tem estrutura de som e luz para receber sessões de cinema e apresentações do espetáculo “Quiz Intergalático”. Criado pela companhia Trip Teatro, a montagem inédita traz dois palhaços-cientistas, Marga e Tutúlio, que querem ganhar uma viagem ao espaço. Para isso, terão que entender como funciona nosso planeta e quanto nossas atitudes impactam no meio ambiente e também no nosso entorno. A primeira parada será em Poços de Caldas (MG). Depois a viagem segue por Divinolândia (MG), São Luis (MA), Santarém (PA), Juruti (PA) e Óbidos (PA).

 “Com o Projeto Conexão Sustentável, buscamos nos conectar com as comunidades locais. Demonstramos que conceitos de sustentabilidade e inovação andam juntos, gerando valor”, diz a Diretora de Relações Governamentais e Comunicação da Alcoa, Michelle Sayo.

“O Conexão Sustentável é uma oportunidade única. Com ele podemos percorrer milhares de quilômetros pelo País, em estradas e até rios, para levar teatro e cinema a públicos que tem poucas oportunidades de acesso a bens culturais”, diz Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura. “Esse torna-se um trabalho importante de criação de plateias e disseminação da cultura”.

Realizado pelo Ministério da Cidadania e Magma Cultura o Conexão Sustentável Alcoa tem patrocínio da Alcoa e apoio das prefeituras municipais.

Sobre a Alcoa
Líder mundial em produtos de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos e excelência operacional, operando com inovação desde a revolucionária descoberta que fez do alumínio uma parte vital e acessível da vida moderna, há 130 anos. Desde o desenvolvimento da indústria do alumínio, e ao longo da nossa história, nossos talentosos Alcoanos e Alcoanas seguiram adiante com inovações e melhores práticas que resultaram em eficiência, segurança, sustentabilidade e comunidades mais fortes onde quer que operemos. A Companhia segue impulsionada pelos seus valores “Agir com Integridade”, “Trabalhar com Excelência” e “Cuidar das Pessoas”. No Brasil, a Alcoapossui três unidades produtivas, em Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA), escritórios em São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Brasília (DF), além de participação acionária na Mineração Rio do Norte (MRN) e em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Saiba mais sobre a Alcoa acessandowww.alcoa.com.br.

PROGRAMAÇÃO

Palco Móvel

27 a 30/08 – São José de Ribamar – Local: Praça Caminho de São José, Rua Major Pirola, Centro.

03 a 06/09 – São Luís (MA) – Local: Posto Milena, Av Eng Emiliano Macieira, 25, Pedrinhas.

17 a 20/09 – Juruti (PA) – Tribódromo

Sala Brasil

14 a 18/10 – Poços de Caldas (MG)

21 a 25/10 – Divinolândia (SP)

29/10 a 02/11 – São Luís (MA)

06 a 09/11 – Santarém (PA)

11 a 29/11 – Juruti (PA)

02 a 06/12 – Óbidos (PA)

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Pinheiro-MA, vai sediar em 2019 dois dos congressos da série mundial “O Amor Nunca Acaba”, das Testemunhas de Jeová

Uma das maiores séries de congressos internacionais, que abrangerão seis continentes, mais de 200 países ...

Morador da Vila Conceição reconhece o bom trabalho realizado pela vereadora Fátima Araújo

Na manhã desta quinta-feira (08), a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), estava acompanhando ...

Othelino Neto participa da abertura da Agritec em Presidente Dutra-MA

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta quarta-feira (7), ...

Fátima Araújo vai realizar Ação Social e Culto Ecumênico neste sábado (10) no aniversário da Vila Conceição

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), fará uma grande Ação Social neste sábado, ...

Mais de 80 atrações passaram pelo Arraial do Movimento Solidariedade & Ação entre os dias 22 a 30 de junho

Com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís, mais de ...