FAMEM

Prefeituras participam de curso de capacitação sobre cadastramento rural promovido pelo Incra

A formação, realizada no auditório da Famem, teve a participação de representantes de cerca de 40 prefeituras

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), promoveu durante esta semana, um curso de capacitação sobre cadastramento rural, direcionado aos municípios maranhenses. A formação, realizada no auditório da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), teve a participação de representantes de cerca de 40 prefeituras.

De acordo com o coordenador do Serviço de Cadastro Rural da superintendência do Incra no Maranhão, Fábio Pantoja, a formação é fruto de acordos de cooperação técnica entre o Instituto e as prefeituras, com o objetivo de capacitar as gestões municipais para possibilitar a instalação de Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs) nos municípios.

“Essas unidades estarão nos municípios prestando atendimento ao cidadão, especialmente aquele que detém imóvel rural, como agricultores rurais ou agricultores familiares, possibilitando que eles declarem seus imóveis junto ao Sistema Nacional de Cadastro Rural e ter acesso ao Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, o CCIR, que é imprescindível para operações como financiamento bancário, venda de imóvel, entre outros”, explicou.

Além desses serviços, as UMCs também prestarão atendimentos de orientação aos cidadãos em relação aos demais serviços de competência do Incra, recebendo suas demandas e encaminhando ao Incra, não tendo a necessidade de que estes tenham que se deslocar até à superintendência em São Luís.

Para o assessor técnico da secretaria de Agricultura de Carolina, Ronaldo Silva, a formação foi importante para que os municípios tenham as ferramentas necessárias para auxiliar os proprietários de imóveis rurais a resolver suas demandas. “Um conteúdo muito importante com informações que vão nos capcitar a bem prestar os serviços de orientação aos agricultores e demais proprietários de imóveis rurais dos nossos municípios e região”, pontuou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo