POLÍTICA

Prefeitura de São Luís avança com as obras no Centro da capital

Novas obras estão sendo realizadas nas regiões do Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e Santa Bárbara

A cidade está se renovando a cada obra e o prefeito Edivaldo Holanda Junior tem acompanhado de perto os passos dessa grande transformação que vem sendo realizada por meio do programa São Luís em Obras. Encerrando mais uma semana intensa de visitação às comunidades beneficiadas, o gestor municipal esteve, neste sábado (27), vistoriando o progresso das obras de requalificação do Parque do Bom Menino, no Centro. Em seguida, ele se dirigiu para os bairros Alto da Esperança e Sá Viana, na região Itaqui-Bacanga, onde a Prefeitura de São Luís está com serviços de pavimentação e contenção de encostas. Por fim, visitou o bairro Geniparana, na região da Cidade Operária e obras de drenagem no Santa Bárbara.

“Estamos com um grande volume de serviços estruturais por toda a cidade.  São cerca de 200 obras, simultâneas, em várias frentes. Por meio do programa São Luís em Obras, estamos trabalhando na requalificação do Parque do Bom Menino, espaço que ficará ainda mais atrativo para a população e voltará a ser um grande ponto turístico de nosso município. Também estamos com serviços na região Itaqui-Bacanga e na região da Cidade Operária, executando frentes de pavimentação, drenagem e contenção de encostas, entre outras dezenas de obras que contemplam ainda construção e reforma de mercados e de praças, reformas de unidades de saúde, de escolas e construção de Ecopontos”, disse o prefeito que iniciou a agenda às 7h30 acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito, Julio Pinheiro, do secretário de Projetos Especiais (Sempre), Gustavo Marques, e do secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo.

O vice-prefeito Julio Pinheiro destacou os esforços da gestão Edivaldo em requalificar o Parque do Bom Menino, equipamento único no município, e de dar prosseguimento à urbanização de vários bairros da capital. “A gestão do prefeito Edivaldo não tem medido esforços para tornar a cidade ainda melhor para todos os ludovicenses. O Parque do Bom Menino é um espaço extremamente importante no nosso Centro e deve ficar ainda mais atrativo, após a requalificação. No Sá Viana e Alto da Esperança, na região Itaqui-Bacanga, assim como na região da Cidade Operária, é visível a satisfação dos moradores beneficiados e esse é o nosso combustível para seguir trabalhando”.

PARQUE DO BOM MENINO

Com mais de 50 anos de existência, o logradouro ocupa uma área de mais de 48 mil metros quadrados. A requalificação do Parque do Bom Menino se dá através da execução de paisagismo, urbanização, iluminação e reforma de quadra poliesportiva coberta, banheiros, prédios administrativos, prédio do núcleo de meio ambiente, anfiteatro, mobiliário urbano, além de execução de drenagem, iluminação e pavimentação do entorno. Atualmente, as equipes já instalaram os extintores de incêndio e sinalização no prédio da administração, onde avançam, também, na conclusão da rede de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).

O titular da Secretaria de Projetos Especiais (Sempre), pasta que coordena as obras do Parque do Bom Menino, enfatizou a importância da obra.  “A obra do Parque do Bom Menino é voltada para o lazer e recreação da população e estamos seguindo com obras paisagísticas pelo Centro da cidade. Ainda com financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), estamos trabalhando na revitalização das praças da Bíblia, Saudade e Misericórdia”, destacou Gustavo Marques.

No prédio de apoio do Parque, a instalação dos extintores de incêndio e sinalização também já foram concluídos. Já no edifício onde funcionará a guarda, além dos extintores e sinalização, as equipes também estão trabalhando na colocação de portas, portões e janelas de alumínio e vidro, assim como também na instalação das calhas que possibilitaram o escoamento do volume pluvial esperado para o sistema de drenagem construído no parque. Outro ponto também já concluído são os quiosques. Já no anfiteatro, já foi concluída a instalação do piso industrial e segue em andamento a pintura do prédio e das arquibancadas, além dos corrimões.

Na área externa, as equipes trabalham no assentamento de grama na área sul e já concluíram a instalação dos postes de iluminação eficiente, bem como a montagem do transformador de energia do parque e o cabeamento da rede de SPDA. “Não tenho palavras para agradecer as obras que estão sendo realizadas no Parque do Bom Menino. Esperamos por anos que esse dia chegasse, e agora estamos acompanhando esse sonho virar realidade. A partir dessa requalificação, nos sentiremos mais seguros para a prática de atividades físicas”, frisou a comerciária Sheila Prata, 47 anos.

SÁ VIANA

A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior está realizando trabalho de contenção de uma encosta bastante íngreme que separa a Rua Militana Ferreira (no alto) da Rua Tomáz de Aquino (abaixo), no bairro Sá Viana, situado nas proximidades da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O declive é uma das dezenas de áreas mapeadas pela Prefeitura de São Luís e que representa risco de deslizamentos em períodos chuvosos.

No local da obra, na base da encosta, estão sendo fabricadas as tramas de aço que darão rigidez às peças de concreto. Ao mesmo tempo, as equipes de trabalhadores estão demolindo parte das estruturas antigas que davam sustentação à Rua Militana Ferreira, para substitui-las por estruturas novas, concretadas, projetadas para conter o avanço da erosão e resistir à enxurrada.

Satisfeita pela obra, a dona de casa Caetana Pinheiro, 62, disse que se trata de uma iniciativa esperada há décadas, e relembrou a situação de risco da encosta durante as chuvas, que agora ficará definitivamente no passado. “Estou bastante satisfeita com a iniciativa do prefeito Edivaldo em realizar essa obra de contenção, pois essa barreira já causou muito susto em toda a comunidade. Não tínhamos sossego durante as chuvas, mas agora a minha expectativa é de que a obra seja logo finalizada e de que, no próximo período chuvoso, a gente ficar em segurança”, destacou.

O prefeito Edivaldo também vistoriou o andamento da construção da laje de concreto armado para contenção de encosta na Rua Permínio Lindoso, que também é conhecida como Rua do Japão, localizada no bairro Sá Viana. Na Rua Permínio Lindoso, a obra teve início pela cravação de 116 pilares de concreto armado, cada um com aproximadamente cinco metros de profundidade, alinhados no ponto mais baixo do declive, a fim de estabilizar o terreno e preparar a sustentação das lajes.

A primeira etapa de lajes de concreto compreende uma área de aproximadamente 30 metros de comprimento por 11 metros de largura, dividida em duas porções, sendo uma parte horizontal e outra inclinada a cerca de 70°, formando uma espécie de tablado de concreto. A segunda etapa terá forma semelhante à primeira, medindo 26 metros de comprimento por 12,5 metros de largura. Ainda será construído um muro de arrimo por toda a extensão do sopé da encosta (com aproximadamente 56 metros) e também uma mureta de proteção na laje horizontal.

ALTO DA ESPERANÇA

Os moradores do bairro Alto da Esperança, também na região Itaqui-Bacanga, estão felizes com as ações do prefeito Edivaldo. Por lá, as equipes do São Luís em Obras estão trabalhando na implantação de 3,5 km de asfalto novo e um total de 20 ruas será beneficiado, pondo fim ao drama dos moradores em relação à convivência com a poeira, no período mais seco do ano, e com o lamaçal, que costumava se formar durante as chuvas mais intensas, o que os impossibilitava de sair de casa.

O secretário Antonio Araújo, da Semosp, enfatizou os benefícios que as frentes de serviços em andamento nos bairros Alto da Esperança e Sá Viana, na região Itaqui-Bacanga, vão trazer aos moradores de ambas as localidades. “Por determinação do prefeito Edivaldo, estamos executando serviços de pavimentação em dezenas de ruas no Alto da Esperança, solucionando uma demanda histórica da população”, disse o secretário.

Moradores do local aproveitaram a visita do prefeito para agradecer o benefício. “Eu moro no Alto da Esperança há 22 anos, e durante todo esse tempo sonhei em ver minha rua asfaltada, pois já passamos por muita dificuldade aqui com as variações do tempo. Agora, estou me sentindo realizada com essa pavimentação que o prefeito Edivaldo está implantando no bairro, pois somos uma comunidade carente de infraestrutura”, pontuou a dona de casa Maria Laura de França, 52 anos. “Estou muito feliz de ver o progresso avançando não só para o meu bairro, mas como para muitos outros da região do Itaqui-Bacanga”, completou a costureira Célia Mendes, 63, anos.

ASFALTO E DRENAGEM

Após vistoriar as obras do Parque do Bom Menino e região Itaqui-Bacanga, o prefeito Edivaldo seguiu para a região da Cidade Operária, onde o volume de serviços também é grande. Para o Geniparana, Geniparana II e Recanto Geniparana, o São Luís em Obras está levando quase 6 km de pavimentação asfáltica.

Na oportunidade, o prefeito também vistoriou as obras de drenagem que estão sendo feitas no bairro Santa Bárbara. Trata-se de uma das frentes de drenagem mais importantes do programa São Luís em Obras. No local, estão sendo construídas cerca de 12 km de drenagem profunda e mais de 20 km de asfaltamento.

SÃO LUÍS EM OBRAS

O programa São Luís em Obras, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, contempla obras de infraestrutura com asfalto, macrodrenagem, construção de pontes, requalificação de espaços públicos, reforma de postos de saúde e de escolas, requalificação de logradouros na área central da cidade, além da reforma e construção de mercados, entre muitas outras ações por toda a cidade. A iniciativa é a maior já empreendida na capital nas últimas décadas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo