casa » BEQUIMÃO » Prefeitura de Bequimão encerra Outubro Rosa com caminhada e declara aberto o Novembro Azul

Prefeitura de Bequimão encerra Outubro Rosa com caminhada e declara aberto o Novembro Azul

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão encerrou, nessa quinta-feira (31), a Campanha Outubro Rosa, no município. Para o último dia de ação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) preparou uma programação especial, com uma grande caminhada e um aulão de zumba, em comemoração aos dois anos do “Agita Bequimão”, programa que garante saúde e qualidade de vida aos bequimãoenses, por meio da dança. O evento também marcou a abertura do Novembro Azul, campanha para reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata em homens.

Profissionais da saúde, estudantes, Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Juva) e a Banda da Escola de Música Emerson Macedo concentraram-se em frente ao prédio da Semus, na Rua Presidente Vargas. De lá, seguiram em caminhada, vestidos de camisas temáticas e empunhando balões, faixas e cartazes, com mensagens de estímulo à prevenção contra o câncer de mama.

O percurso incluiu as ruas Capitão José Castro, Rio Branco, Itapetininga, João Bouéres, Senador Vitorino Freire e finalizou em frente à Igreja Santo Antônio, onde foi montada uma tenda, para a comemoração do aniversário de dois anos do “Agita Bequimão. A festa teve direito a bolo, parabéns e sorteio de brindes.

O secretário de Saúde, Sidney Bouéres, informou que esta é sétima edição consecutiva da Campanha Outubro Rosa no município. Ele ressaltou que a Semus desenvolveu uma extensa agenda de atividades durante todo o mês, principalmente, com palestras de sensibilização. Segundo Bouéres, os profissionais estiveram nas ruas, escolas, hospital e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), para debates sobre a importância da mamografia na prevenção do câncer de mama. O exame aumenta em 95% as chances de cura dos pacientes acometidos pela doença, quando descoberta em estágio inicial.

“Primeiramente, quero agradecer a participação de todos neste evento de grande importância para a saúde de homens e mulheres do nosso município. Durante todo este mês, disponibilizamos os nossos profissionais de saúde para estarem fazendo essa conscientização, dando as orientações necessárias no âmbito da Campanha Outubro Rosa. Nos sentimos extremamente felizes e fortalecidos com o resultado e com o engajamento de todos vocês na luta contra o câncer de mama”, declarou o secretário de Saúde, Sidney Bouéres.

Ao fim do evento, a diretora do Hospital Lídia Martins, Jane Matos, aproveitou para encerrar a programação fazendo um importante alerta quanto aos primeiros sinais da doença. “O câncer de mama, no estágio inicial, é indolor. O exame específico pra se identificá-lo é a mamografia. Porém, o SUS [Sistema Único de Sáude] preconiza que só a partir dos cinquenta anos é que se deve fazer o exame. Mas, e antes disso? O que nós podemos fazer para identificar os sinais do câncer de mama? Auto-exame. Nós precisamos conhecer o nosso corpo. Precisamos nos tocar, conhecer a nossa mama. Isso é importante. Todas nós devemos nos olhar mensalmente em frente ao espelho e perceber alguns sinais como ingurgitamento de mamilo, quando a mama começa a modificar e ficar murchinha, além do aparecimento de secreção. A avaliação deve ser feita do terceiro ao sétimo dia do período menstrual. Devemos fazer também o toque da mama, palpar profundamente para tentar encontrar algum nódulo ou cisto. Se os localizarem, vocês precisam buscar ajuda médica. Antes dos 50 anos, somente com indicação médica é possível fazer a mamografia. Antes disso, não há indicação, embora saibamos que existem mulheres com câncer antes dessa idade. Por isso é tão importante vocês se conhecerem e buscarem ajuda médica, caso notem alguma alteração na mama”, explicou a diretora Jane Matos.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Com o apoio da Prefeitura de Bequimão, UFMA realiza nova coleta para estudo sobre a saúde de idosos quilombolas

Quatorze idosos que residem na comunidade quilombola Santa Rita, em Bequimão, receberam a visita de ...

Prefeitura de Bequimão e Movimento Quilombola agilizam certificação de comunidades pela Fundação Palmares

No ultimo fim de semana, a Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de ...

Prefeito Zé Martins acompanha chegada da Patrulha Conguarás ao município de Guimarães

Em encontro com prefeitos do Consórcio Conguarás, o prefeito de Bequimão Zé Martins acompanhou a ...

Prefeitura de Bequimão e Hemomar realizam nova coleta de sangue no município

Pelo menos 70 pessoas se dispuseram a doar sangue em coleta realizada nesta quinta-feira (24), ...

Novos conselheiros tutelares são diplomados em Bequimão para o quadriênio 2020-2023

O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) realizou, nessa quinta-feira (24), ...