BEQUIMÃO

Prefeitura de Bequimão define últimos detalhes da IX Semana do Bebê Quilombola

A gestão municipal convida população para participar do evento que terá abertura dia 25 de novembro no Ramal de Quindiua

O prefeito João Martins esteve reunido com sua equipe de governo, na última quarta-feira (17), para definir os últimos detalhes da IX Semana do Bebê Quilombola realizada em Bequimão. O encontro também contou com as presenças da representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Anelise de Sousa, que coordena o setor da primeira infância no Maranhão, e da Professora Claudete Ribeiro, representando a Fundação Josué Montello, outra importante parceira do município na realização do evento.

Na ocasião, foram apresentados aos participantes da reunião toda a programação da nona edição e parcerias estabelecidas. O encontro também articulou novas ações que, juntas, vão subsidiar a realização da Semana do Bebê Quilombola em Bequimão. A iniciativa que visa promover cuidados e garantir proteção a crianças de 0 a 6 anos foi instituída de forma pioneira no país em 2013 pelo ex-prefeito Zé Martins e este ano, pela primeira vez, vai ser realizada pela gestão do prefeito João Martins.

“É com muita alegria e satisfação que nossa gestão dá continuidade a este projeto grandioso, que é a Semana do Bebê Quilombola, instituída ainda na gestão do ex-prefeito Zé Martins. Nossas equipes trabalham diariamente para garantir os direitos das nossas crianças em diversos setores da administração pública e a Semana do Bebê vem para coroar nossos esforços enquanto gestão comprometida com a querida população do nosso município. Temos absoluta certeza que vai ser um enorme sucesso em mais um ano ”, destaca, otimista, o prefeito João Martins.

Com uma programação vasta, a Semana do Bebê Quilombola vai movimentar as onze comunidades do município oficialmente reconhecidas como remanescentes de quilombos. São elas: Conceição, Ariquipá, Rio Grande, Sibéria, Ramal de Quindiua, Mafra, Santa Rita, Marajá, Pericumã, Suassuí e Juraraitá. A abertura oficial acontece na manhã desta quinta-feira, dia 25 de novembro, no povoado Ramal do Quindiua, com apresentações de forró de caixa e tambor de crioula; balanço das últimas edições da Semana do Bebê Quilombola; palestra “Trabalhando juntos em prol da primeira infância”, tema da nova edição; e almoço.

A programação da IX Semana do Bebê Quilombola também vai se estender às comunidades em processo de certificação, como Boa Vista, Iriritiua, Monte Palma, Flexal, Águas Belas, Monte Alegre, Pontal, Carnaubal e Olho D’Água. Por lá, vão ser realizados encontros para falar sobre ancestralidade, identidade e pertencimento, com a participação de núcleos de pesquisa e extensão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

“É uma grande honra hoje estar na condição de secretário municipal de Igualdade Racial e poder contribuir muito mais com a Política de Igualdade Racial no nosso município. Já acompanhava o evento, enquanto integrante do Movimento Quilombola de Bequimão [MOQBEQ], e era testemunha da importância da Semana do Bebê Quilombola. O trabalho da nossa equipe é primordial do ponto de vista da redução da taxa de mortalidade infantil e materna, porque também oferecemos a nossa assistência às mulheres quilombolas desde o nascimento até o crescimento e desenvolvimento dos seus filhos. Há nove anos, fazemos história em Bequimão e garantimos o direito à vida”, declara, orgulhoso, o secretário municipal de Igualdade Racial, Fábio Silva.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo