ALCÂNTARA

Prefeitura de Alcântara realiza IV Conferência Municipal de Saúde

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (8), a IV Conferência Municipal de Saúde de Alcântara, com o tema: “Democracia e Saúde”. O evento foi destinado aos profissionais da área da saúde e à população em geral.

A conferência debateu o financiamento adequado do SUS, além de discutir a consolidação dos princípios do sistema de saúde. “A luta é aqui, nós é que temos que ir lá reclamar e reivindicar nossa necessidade. É através desta conferência que podemos melhorar os indicadores de saúde. Vai iniciar a reforma do hospital e o Conselho participou, o prefeito já reformou as UBS’s e o Conselho participou, já que trabalhos em parceria com a gestão e buscamos o melhor para o município”, destacou Luís Antônio, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Alcântara.

Na abertura do evento, o prefeito Anderson Wilker (PCdoB) destacou os avanços de sua gestão na área da saúde. “Nós temos feito de tudo para atender os mais de 20 mil habitantes de Alcântara. temos tido o apoio do governo do estado, com os serviços de alta complexidade no Hospital Macroregional de Pinheiro, e temos lutado para encontrar soluções, para dar uma saúde cada vez melhor ao nosso povo. Em 2 anos e 4 meses de gestão vamos entregar a 4ª ambulância no município, reformamos as Unidades Básicas de Saúde, equipamos, colocamos profissionais capacitados e remédio, entregamos equipamentos e fardamento para os Agentes Comunitário e de Endemias, além de colocar nove equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (PSF) em funcionamento ”, afirmou o prefeito.

A programação do evento contou com discussões e grupos de trabalho com os eixos temáticos: “Saúde como Direito: um olhar integral para as pessoas e o meio”; “Consolidação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde”; “Financiamento do Sistema Único de Saúde”. Houve ainda plenária para aprovação de propostas e eleição de delegados para a Conferência Estadual.

“Quero agradecer a presença de todas as pessoas envolvidas na preparação desta conferência, pois este conselho tem contribuído de forma decisiva para que a gente desenvolva um bom trabalho. Não foi fácil, mas graças a Deus estamos realizando um grande evento. Esta IV Conferência é muito importante, já que o município não realizava uma desde 2011, por tanto há 8 anos sem a realização deste evento importantíssimo”, disse Maria da Conceição Novaes, secretária municipal de saúde.

No final da IV Conferência, o prefeito Anderson destacou a importância de um evento dessa grandeza em Alcântara. “É um momento importante para avaliarmos o que já fizemos e planejar o futuro das ações da saúde em Alcântara, ouvindo a comunidade, os profissionais da saúde, desde os médicos ao Agentes Comunitários de Saúde, para juntos possamos planejar e solucionar problemas que se arrastam há décadas. Anunciamos hoje o início da reforma do hospital, vamos entregar outras ambulâncias, inclusive vamos entregar uma até o final de maio. Vamos avançar ainda mais e que a população possa ter uma saúde de qualidade cada vez mais em Alcântara”, destacou.

Para a coordenadora da Atenção Básica de Alcântara, Célia Martins, a Conferência Magna, mas lembrou a importância das pré-conferências realizadas em todos os polos. “A conferência é um momento que se discute, que se programa, e que se avalia, o que o município de Alcântara tem, o que o município quer de imediato e o que projeta para o futuro. Fizemos as pré-conferências em todos os polos, onde as pessoas foram ouvidas, elegeram seus delegados para estarem na IV Conferência e gerou todo este resultado positivo”, destacou.

Na ocasião, foram escolhidos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual, que será realizada dias 5, 6 e 7 junho em São Luís e, posteriormente, na 16ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em Brasília, no mês de agosto.

Fotos: João Filho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo