casa » ALCÂNTARA » Prefeitura de Alcântara realiza I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Prefeitura de Alcântara realiza I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

COMPARTILHE

Uma alimentação de qualidade reflete na boa saúde e ajuda na sobrevivência de uma população, seja ela jovem ou adulta. Visando discuti uma de suas prioridades que é a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), a Prefeitura de Alcântara, através do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e nutricional, com apoio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Agricultura, promoveu na ultima quarta-feira (18), a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O evento aconteceu na Primeira Igreja Batista de Alcântara, localizada na Ladeira do Jacaré, e teve como tema: Brasil e o Mapa da Fome: estratégias de superação da insegurança alimentar e nutricional em Alcântara e Maranhão, na qual buscou ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial.

Na abertura da programação da conferência foi realizada a leitura e aprovação do Regimento da I Conferência, seguida pela explanação das seguintes exposições: a política de SAN em Alcântara: ações, programas e da 1ª Cozinha Comunitária Quilombola do Brasil conduzida pelos técnicos das secretarias municipais e os avanços, desafios e a importância da Política de SAN ministrada por Valdinê Milhomem, gestora de programas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES).

Em seguida, a presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-MA), Concita da Pindoba ministrou a palestra magna: Brasil e o Mapa da Fome: estratégias de superação em Alcântara e Maranhão.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Maria do Nascimento (Menca Pinho), uma Conferência Alimentar e Nutricional melhora toda estratégia de uma gestão pública, principalmente a área de saúde.

Para a coordenadora da política de Segurança Alimentar de Alcântara, Rafaelle Corrêa, a conferência ajuda no planejamento de uma boa gestão. “A I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em Alcântara foi um momento oportuno para analisarmos e debatermos os avanços e desafios na atual conjuntura (em todas as esferas) na Consolidação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional e efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, além de percebermos o impacto positivo que o equipamento de SAN proporciona para a cidade”, afirma Rafaelle.

Ao final, a plenária debateu e aprovou as propostas oriundas das discussões realizadas nos trabalhos de grupo, sob os eixos 1 e 2 em que pode ser discutida as estratégias da continuidade da política de SAN e analisar os avanços e recuos no decorrer dos últimos anos, incluindo aspectos financeiros.

Durante a conferência foi realizada a eleição dos três delegados (titulares e suplentes), que irão representar o município de Alcântara na VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorrerá em São Luís-MA.

Participaram da conferencia vários segmentos da sociedade civil, estudantes, conselheiros do COMSEA, secretários municipais da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social na qual a política é vinculada, representantes da SEDES, CONSEA e bolsista do Projeto Consolida SISAN (UFMA).

Por Rafaelle Corrêa

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Prefeitura de Alcântara vai criar o Conselho e Fundo Municipal de Direitos do Idoso

A Prefeitura de Alcântara vai criar o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa e ...

Oito comunidades de Alcântara serão beneficiadas com kits de irrigação

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Erinaldo Pereira (Tivico) ...

Guarani é campeão alcantarense de futebol SUB-17

A bola rolou na tarde deste sábado (16) no estádio Facurão na cidade de Alcântara ...

Município de Alcântara desenvolve projeto de Horta na Escola

Alunos da Escola Municipal Barão de Grajaú, localizada no povoado Agrovila Cajueiro, estão desenvolvendo o ...

Alcântara recebe Selo Maranhão Quilombola na Agritec de Barreirinhas-MA

O município de Alcântara, representado pelas comunidades quilombolas Itamatatiua e Santa Maria, fez exposição de ...