ALCÂNTARA

Prefeitura de Alcântara realiza capacitação de merendeiras

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira (24), curso de capacitação com as merendeiras da rede municipal de ensino. Durante a capacitação as profissionais receberam avaliação nutricional, fizeram testes rápidos com a equipe da saúde que se encontrava presente na capacitação.

Além da capacitação, as merendeiras  assistiram uma palestra com a psicóloga da educação, Dayane Fernandes Cruz. O presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) acompanhado dos membros do CAE esteve presente e destacou a importância da capacitação.

A secretária de Educação, Rowsyklea Araújo Chaves esteve presente durante todo o evento, dando suporte na qualificação das merendeiras. A capacitação foi realizada pelas nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Loyane Coutinho de Santana e Mércia Teresa Pereira Matos.

As merendeiras receberam informações de boas práticas de manipulação dos alimentos, noções de higiene e armazenamento. Durante a capacitação as profissionais tiveram aula sobre a importância da alimentação escolar e da merendeira, a responsabilidade da merendeira, noções sobre alimentação e nutrição, conhecimentos sobre o PNA, avaliação de aprendizado, noções de higiene e preservação da saúde, reaproveitamento dos alimentos e sobre contaminação.

Na segunda parte da capacitação, a merendeira aprenderam sobre os perigos biológicos, perigos químicos e perigos físicos, doenças veiculadas por alimentos, controle de qualidade, armazenamento dos gêneros alimentícios, medidas para prevenção de acidentes de trabalho e sobre relações interpessoais.

As merendeiras do município de Alcântara receberam um kit contendo avental, touca e ao final da capacitação todas receberam um certificado e brinde, houve sorteio de prêmios para as merendeiras participantes da qualificação.

Para as nutricionistas, trabalhar com profilaxia e saber como manipular o alimento que vai para o prato dos estudantes, ajuda na prevenção de doenças. “A merendeira escolar tem um papel fundamental na qualidade da alimentação escolar que será oferecida aos alunos. Além de ser responsável por oferecer refeições bem preparadas e sem riscos para a saúde”, enfatizaram.

Por  G7

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo