casa » ALCÂNTARA » Prefeitura de Alcântara realiza ação do Setembro Amarelo na Casa de Apoio ao Idoso

Prefeitura de Alcântara realiza ação do Setembro Amarelo na Casa de Apoio ao Idoso

COMPARTILHE

A Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e Igualdade Racial, em parceria com o CRAS, realizou na última sexta-feira (20), uma ação em apoio à campanha Setembro Amarelo, movimento internacional voltado à prevenção do suicídio.

A ação aconteceu nas dependências da Casa de Apoio ao Idoso, localizada na Rua Grande, no centro da cidade e serviu para celebração da vida. O evento foi iniciado com as boas vindas e esclarecimentos sobre o objetivo da Campanha, além de agradecimentos feitos pela psicóloga do CRAS Volante – Auriclê Brum e pela coordenadora do CRAS – Luciana C. B. Lima.

Participaram da ação 60 pessoas, entre idosos(as) e pessoas com deficiência dos grupos dos serviços do PAIF e SCFV, onde os psicólogos Auriclê Brum e João Alex Marques Bezerra, promoveram palestra voltadas a reflexões sobre o valor da vida e sobre a campanha encabeçada pela CVV/MS.

Durante o evento foram realizadas atividades de integração e sensibilização com as pessoas presentes, além de outras observações e informações sobre a temática.

No Brasil estatísticas apontam que anualmente o suicídio é a 2ª maior causa de morte de jovens entre 15 a 29 anos. No mundo este número alcança 84.000 mortes anualmente, 90 % destas relacionadas a psicopatologias das quais a depressão encabeça a lista envolvida em 35% dos casos.

Seguem também transtornos decorrentes de drogadicção, desordens de personalidade, esquizofrenia, dentre outros. Neste sentido, os serviços – Grupo Superação; Grupo A Felicidade não tem idade e Grupo Feliz Idade, dialogaram e puderam refletir sobre a importância desta temática.

Para finalizar, a secretária de Desenvolvimento Social, Maria do Nascimento Pinho, agradeceu a todos, convidando-os para demais eventos em comemoração ao mês da pessoa idosa. Maria se mostrou comprometida com os idosos e com a população de Alcântara.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Prefeitura de Alcântara vai criar o Conselho e Fundo Municipal de Direitos do Idoso

A Prefeitura de Alcântara vai criar o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa e ...

Oito comunidades de Alcântara serão beneficiadas com kits de irrigação

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Erinaldo Pereira (Tivico) ...

Guarani é campeão alcantarense de futebol SUB-17

A bola rolou na tarde deste sábado (16) no estádio Facurão na cidade de Alcântara ...

Município de Alcântara desenvolve projeto de Horta na Escola

Alunos da Escola Municipal Barão de Grajaú, localizada no povoado Agrovila Cajueiro, estão desenvolvendo o ...

Alcântara recebe Selo Maranhão Quilombola na Agritec de Barreirinhas-MA

O município de Alcântara, representado pelas comunidades quilombolas Itamatatiua e Santa Maria, fez exposição de ...