ALCÂNTARA
Prefeitura de Alcântara promove 1° Fórum de fortalecimento dos Conselhos municipais
Secretarias municipais e órgãos de defesa se únem no combate à violação de direitos
No último dia 04 de julho, estiveram reunidos na cidade histórica, os secretários municipais de Alcântara Gleide Daniela (Assistência Social), Antônio Luís (Esporte e Juventude) e Zulmira Castro (Saúde), juntamente com conselheiros municipais e representantes da sociedade civil para a realização do 1° Fórum de Fortalecimento dos Conselhos Municipais.
Dentre eles, destacam-se o Conselho da Assistência Social, dos Direitos das Pessoas Idosas e da Mulher. A eerimônia foi iniciada com a composição da mesa de abertura, constituída pela Coordenação de Assistência à Mulher, Eliete Araújo Pereira Rodrigues, pela secretária da Assistência Social, Gleide Daniela, pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Eliziane Maria Costa Leitão Saraiva, por Nilcilene Ribeiro Pereira, representando o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, e pela primeira dama do município, Maria da Conceição Diniz Alves, que representou o prefeito municipal, Nivaldo Araújo.
Gleide Daniela, no seu pronunciamento, destacou a importância dos conselhos e a satisfação do público atendido pelo SUAS (Sistema Único da Assistência Social). “Estamos muito felizes com este segmento que é de suma importância para que consigamos avançar no intuito de conseguir o bem-estar social desses segmentos “, disse Daniela.
Eliete Rodrigues, por sua vez, pontuou a sua dedicação e o seu esforço no sentido de, a cada dia, se aperfeiçoar continuamente sobre o departamento da mulher, para o cumprimento da lei municipal N° 340/2009, que criou o Conselho Municipal da Mulher. “O Departamento já fez várias ações sociais com a SEMDS e com a SEMUS. Estou muito feliz pelos atendimentos já realizados na sede e na zona rural”, disse.
Eliziane Leitão verbalizou o seu aprendizado em trabalhar com espírito de parceria e coletividade. “Estou representando os usuários do Grupo Superação e posso dizer que já superei muita coisa. É muita responsabilidade. E qualquer um pode experimentar e ver o quanto é bom poder ajudar o próximo”, acrescentou Eliziane.
Já para Maria da Conceição, do Conselho do Idoso, o trabalho é árduo, mas muito gratificante. “Tivemos uma luta grande com os Bancos e, também, com os filhos dos idosos. Porque quem maltrata os idosos são os próprios parentes, os filhos, os sobrinhos e assim por diante”, ressaltou ela, acrescentando que os idosos já estão cansados porque já trabalharam muito, criando filhos e netos. “Por isso, nós temos que lutar para que eles tenham uma melhor qualidade de vida”, ponderou.
Para ela, os conselhos são muito importantes para o município e precisam estar unidos com a sociedade civil. Por isso, são desenvolvidas políticas públicas e “o Serviço de Convivência faz de tudo para acolher e dar assistência adequada aos idosos”, concluiu ela.
Por Battista Soarez