casa » ALCÂNTARA » Prefeitura de Alcântara-MA realiza jornada pedagógica

Prefeitura de Alcântara-MA realiza jornada pedagógica

COMPARTILHE

A Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou no período de 17 a 21 de fevereiro, a Jornada Pedagógica/2020 da rede municipal de ensino, que teve como tema “Planejamento Pedagógico: ação transformadora da realidade escolar”.

O objetivo do trabalho é proporcionar melhorias na qualidade do processo de ensino e aprendizagem com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA).

Os diretores e coordenadores de polos capacitados em 2019/2020, através do Programa Estadual Escola Digna/Pacto Pela Aprendizagem foram os responsáveis pela condução da jornada pedagógica nas escolas e nos polos. Ainda, no período de 17 a 21 de fevereiro fora realizado um dia em cada polo, um encontro pedagógico com a participação da equipe da SEMED coordenada pela Gestora de Ensino Profª. Dediolene Diniz Cantanhede e pela Gestora de Educação Infantil Marcia Regina Ribeiro Souza, acompanhadas pelas Psicólogas Dayanne Fernandes Cruz e Nathália Cecília Sebá Nascimento, dando suporte aos diretores e coordenadores de polo.

No primeiro dia de trabalho, dia 17, o encontro foi realizado com os polos Sede e Peru, reunidos no Centro Educa Mais Prof. Aquiles Batista Vieira. A palestra motivacional foi realizada pela Psicóloga Dayanne Fernandes Cruz que proporcionou aos participantes uma manhã de autoconhecimento. No período da tarde os professores, diretores e coordenadores aprofundaram os conhecimentos em relação à BNCC e o DCTMA, e também foram tiradas dúvidas sobre os modelos novos dos diários de classe e apresentado o Calendário Escolar-base/2020. Foi debatido também sobre a necessidade de melhorar e avançar nos índices do IDEB e SEAMA.  A mesma metodologia foi utilizada em todos os encontros realizados na zona rural, onde os professores tiveram participação ativa, interagindo com a equipe da SEMED e com os colegas de trabalho de outras escolas dos demais polos.

O Secretário de Educação, José Rogério Paixão Lopes, falou do tamanho da responsabilidade que cada professor tem em suas mãos que não é somente formar pessoas com conhecimento, mas sempre tratando o lado humano. “O professor é um construtor de identidades humanas, um formador de mundos, e esse papel deve ser exercido com total dedicação na construção de um ensino público de qualidade”, destacou o secretário.

A jornada foi encerrada com o encontro entre os Polos Oitiua e Arenhengaua na comunidade de Oitiua, onde estiveram presentes cerca de 60 (sessenta) professores lotados nas escolas dos dois polos. Em todos os polos os professores avaliaram de forma positiva, agradeceram e parabenizaram a ação da SEMED, requerendo a realização de novos encontros, ao longo do ano letivo/2020.

ROTEIRO DA JORNADA PEDAGÓGICA

A jornada pedagógica foi iniciada dia 17/02 – Polos Sede e Peru (Centro Educa Mais Prof. Aquiles Batista Vieira); dia 18/02 – Polos Raimundo Sú e Japeú (Escola Municipal Governador Newton de Barros Bello); dia 19/02 – Polo Santa Maria (Escola Municipal Dr. Facure); dia 20/02 – Polo Peroba (Escola Municipal Joaquim Ribeiro); e dia 21/02 – Polos Oitiua e Arenhengaua (Igreja Assembleia de Deus – Oitiua).

A SEMED ofereceu aos participantes um almoço e em alguns polos uma apresentação cultural de Voz e Violão com o professor Pinheirinho da Escola de Música Josias Ribeiro.

Participaram da jornada pedagógica cerca de 250 professores. A metodologia aplicada possibilitou a participação de 99% (noventa e nove por cento) do corpo docente da rede municipal, o que garante uma grande evolução no ensino alcantarense no ano letivo de 2020.

Participaram também dos encontros na sede e zona rural, o secretário municipal de Juventude Esporte e Lazer, Erenaldo França Pereira, o diretor de Juventude, Hermison Santos Martins e o Gestor de Educação Esportiva, Alim Ferreira Pereira, que na oportunidade apresentaram o projeto dos Jogos Escolares Alcantarenses (JEAS), com os resultados alcançados em 2018 e 2019 e a proposta para 2020.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Prefeitura de Alcântara solicita ajuda ao CLA no combate a Covid-19 e recebeu como resposta um NÃO bem grande

Com a crise sanitária que o Brasil atravessa neste momento de Pandemia causada pelo Novo ...

Olhinho é empossado vereador de Alcântara-MA

Em sessão extraordinária realizada na última quinta-feira, dia 30 de abril, a Câmara Municipal de ...

Presidente da Câmara de Vereadores de Alcântara, Ivan Ferreira divulga Nota de Pesar pelo falecimento do ex-vereador Zeca Life

O Presidente da Câmara de vereadores do município de Alcântara, Ivan Ferreira, divulga Nota de ...

Ex-vereador Biné lança sua filha pré-candidata a vereadora de Alcântara-MA

O ex-vereador de Alcântara, Benedito Barbosa, carinhosamente conhecido por Biné do Perú, lançou sua filha ...

Novo decreto do prefeito Anderson Wilker exige uso obrigatório de máscaras em Alcântara-MA

O novo decreto publicado pelo prefeito Anderson Wilker nesta segunda-feira (20), exige obrigatoriedade do uso ...