casa » ALCÂNTARA » Prefeitura de Alcântara-MA realiza jornada pedagógica

Prefeitura de Alcântara-MA realiza jornada pedagógica

COMPARTILHE

A Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou no período de 17 a 21 de fevereiro, a Jornada Pedagógica/2020 da rede municipal de ensino, que teve como tema “Planejamento Pedagógico: ação transformadora da realidade escolar”.

O objetivo do trabalho é proporcionar melhorias na qualidade do processo de ensino e aprendizagem com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA).

Os diretores e coordenadores de polos capacitados em 2019/2020, através do Programa Estadual Escola Digna/Pacto Pela Aprendizagem foram os responsáveis pela condução da jornada pedagógica nas escolas e nos polos. Ainda, no período de 17 a 21 de fevereiro fora realizado um dia em cada polo, um encontro pedagógico com a participação da equipe da SEMED coordenada pela Gestora de Ensino Profª. Dediolene Diniz Cantanhede e pela Gestora de Educação Infantil Marcia Regina Ribeiro Souza, acompanhadas pelas Psicólogas Dayanne Fernandes Cruz e Nathália Cecília Sebá Nascimento, dando suporte aos diretores e coordenadores de polo.

No primeiro dia de trabalho, dia 17, o encontro foi realizado com os polos Sede e Peru, reunidos no Centro Educa Mais Prof. Aquiles Batista Vieira. A palestra motivacional foi realizada pela Psicóloga Dayanne Fernandes Cruz que proporcionou aos participantes uma manhã de autoconhecimento. No período da tarde os professores, diretores e coordenadores aprofundaram os conhecimentos em relação à BNCC e o DCTMA, e também foram tiradas dúvidas sobre os modelos novos dos diários de classe e apresentado o Calendário Escolar-base/2020. Foi debatido também sobre a necessidade de melhorar e avançar nos índices do IDEB e SEAMA.  A mesma metodologia foi utilizada em todos os encontros realizados na zona rural, onde os professores tiveram participação ativa, interagindo com a equipe da SEMED e com os colegas de trabalho de outras escolas dos demais polos.

O Secretário de Educação, José Rogério Paixão Lopes, falou do tamanho da responsabilidade que cada professor tem em suas mãos que não é somente formar pessoas com conhecimento, mas sempre tratando o lado humano. “O professor é um construtor de identidades humanas, um formador de mundos, e esse papel deve ser exercido com total dedicação na construção de um ensino público de qualidade”, destacou o secretário.

A jornada foi encerrada com o encontro entre os Polos Oitiua e Arenhengaua na comunidade de Oitiua, onde estiveram presentes cerca de 60 (sessenta) professores lotados nas escolas dos dois polos. Em todos os polos os professores avaliaram de forma positiva, agradeceram e parabenizaram a ação da SEMED, requerendo a realização de novos encontros, ao longo do ano letivo/2020.

ROTEIRO DA JORNADA PEDAGÓGICA

A jornada pedagógica foi iniciada dia 17/02 – Polos Sede e Peru (Centro Educa Mais Prof. Aquiles Batista Vieira); dia 18/02 – Polos Raimundo Sú e Japeú (Escola Municipal Governador Newton de Barros Bello); dia 19/02 – Polo Santa Maria (Escola Municipal Dr. Facure); dia 20/02 – Polo Peroba (Escola Municipal Joaquim Ribeiro); e dia 21/02 – Polos Oitiua e Arenhengaua (Igreja Assembleia de Deus – Oitiua).

A SEMED ofereceu aos participantes um almoço e em alguns polos uma apresentação cultural de Voz e Violão com o professor Pinheirinho da Escola de Música Josias Ribeiro.

Participaram da jornada pedagógica cerca de 250 professores. A metodologia aplicada possibilitou a participação de 99% (noventa e nove por cento) do corpo docente da rede municipal, o que garante uma grande evolução no ensino alcantarense no ano letivo de 2020.

Participaram também dos encontros na sede e zona rural, o secretário municipal de Juventude Esporte e Lazer, Erenaldo França Pereira, o diretor de Juventude, Hermison Santos Martins e o Gestor de Educação Esportiva, Alim Ferreira Pereira, que na oportunidade apresentaram o projeto dos Jogos Escolares Alcantarenses (JEAS), com os resultados alcançados em 2018 e 2019 e a proposta para 2020.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Conselho Municipal de Assistência Social de Alcântara realiza primeira reunião de 2020

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a primeira reunião ...

Comunidades beneficiárias do programa ‘Criança Feliz’ de Alcântara recebem visita da consultora do Ministério da Cidadania

Na última quinta-feira (16), o município de Alcântara recebeu a visita técnica da Consultora do ...

PT de Alcântara adere ao grupo político do prefeito Anderson Wilker

Reconhecer os avanços da atual gestão municipal faz parte da visão do desenvolvimento de quem ...

Prefeito Anderson Wilker empossa Conselheiros Tutelares em Alcântara-MA

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da ...

Prefeitura de Alcântara emite nota sobre paciente transportado em rede no Porto de Cujupe

Após a imagem de uma paciente que foi transportada de canoa/barco em uma rede da ...