BEQUIMÃO
Prefeito João Martins reúne com secretário Aparício Bandeira para falar sobre construção da barragem Maria Rita
A barragem Maria Rita com 12 KM de comprimento vai ligar o município de Bequimão a São Bento
Desde que assumiu a prefeitura de Bequimão em janeiro de 2021, o prefeito João Martins (MDB) tem se empenhado diuturnamente na busca para conclusão da obra da barragem Maria Rita, via que liga o município de Bequimão a São Bento. Seis municípios serão beneficiados diretamente com a obra.
Em abril de 2021, liderado por João Martins, prefeitos de cinco municípios da Baixada Maranhense estiveram reunidos com representantes do Governo do Estado, na sede da Prefeitura de Bequimão. O encontro teve como objetivo viabilizar a conclusão da construção da tão sonhada barragem Maria Rita, possui 12 KM de extensão e sendo concluída, irá melhorar a vida de milhares de famílias do entorno, além de facilitar o acesso de municípios da Região dos Lagos ao Porto de Cujupe.
Naquele encontro, os prefeitos presentes assinaram um documento conjunto, solicitando a construção dos seis quilômetros restantes da estrutura ao Estado e a manutenção dos seis quilômetros já construídos pela Prefeitura de Bequimão, com recursos próprios, na administração do ex-prefeito Zé Martins.
BARRAGEM MARIA RITA
Na última segunda-feira (8), o prefeito João Martins, com autorização do governador Carlos Brandão, reuniu com o secretário de Infraestrutura do Estado, Aparício Bandeira e sua assessoria técnica, para tratar da retomada dos estudos técnicos necessários para construção da barragem Maria Rita, localizada no município de Bequimão.
Sabendo da importância da barragem para os municípios de Bequimão, Alcântara, São Bento, Peri-Mirim e Bacurituba, além de cidades da Região dos Lagos, o governador Carlos Brandão anunciou no último domingo (7), a obra da barragem Maria Rita durante inauguração da rodovia MA-211, estrada que interliga Central do Maranhão a Bequimão.
O prefeito João Martins, gestor bastante visionário, não perdeu tempo e logo procurou reunir com o secretário da Sinfra. “Novos objetivos a serem alcançados e nova meta a ser atingida. Barragem Maria Rita que se estenderá de Bequimão a São Bento, beneficiará também os municípios de Alcântara, Peri-mirim, Palmeirândia e Bacurituba”, destacou o Prefeito de Bequimão.
SONHO ANTIGO
Pleito antigo, a conclusão da barragem Maria Rita é defendida pelo prefeito João Martins desde os tempos em que esteve à frente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e, depois, à frente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense.
Agora, na condição de prefeito de Bequimão, o gestor segue empreendendo esforços dentro do movimento de articulação entre os prefeitos da região e o Governo do Maranhão.
“Com a primeira etapa concluída, já observamos resultados positivos. A barragem permitiu que a água permanecesse por mais tempo nos campos e evitou a temida salinização. É evidente a importância dessa obra para a nossa região e para a subsistência de milhares de famílias, que retiram o seu sustento dos campos inundáveis”, destacou João Martins.