Prefeito Edivaldo Holanda arregaça as mangas e mostra mais trabalho
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) assina nesta quinta-feira (23), às 17 horas, no auditório do Hospital Presidente Dutra, no centro da capital maranhense, convênio visando à inserção do Hospital Universitário do Maranhão (HUUFMA) à rede de serviços de saúde do município de São Luís. O ato será acompanhado pelo secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.
O convênio vai permitir à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ampliar a assistência hospitalar disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aumentando o acesso da população a novos tipos de atendimento especializado, no perfil assistencial do Hospital Universitário.
O secretário municipal de Saúde, Cesar Felix, explica que o convênio entre as duas instituições vai impactar em toda a rede de saúde com a ampliação do atendimento à média e alta complexidade, respeitando as normas de regulação de leitos, consultas e procedimentos.
“Será um ganho enorme para a população, pois o Hospital Universitário do Maranhão fica integrado às redes prioritárias de atenção à saúde, com alguns serviços que não tínhamos antes, como assistência à gestação de alto risco e referência em urgência e emergência nas áreas de neurocirurgia, ortopedia e cardiovascular”, afirma o.
Pelo convênio compete a Semus acompanhar e apoiar o desenvolvimento dos serviços realizados pelo HUUFMA e assegurar o repasse regular dos recursos, que serão oriundos do teto financeiro do município de São Luís no Fundo Nacional de Saúde. Pela programação orçamentária, o convênio implicará no repasse anual de R$ 87.363.603,00.
O convênio entre as duas instituições prevê ainda a transferência gradual de atividades de atenção básica realizadas pelo Hospital Universitário para as Unidades Básicas de Saúde e a inclusão de alunos de graduação e pós-graduação da UFMA na rede de atenção à saúde do município de São Luís para atividades de formação profissional, ensino e pesquisa na área de saúde.
Mesmo com tantas críticas ao prefeito de São Luís, o trabalho está sendo desenvolvido de forma ampla e contínua. Durante o período de 12 meses da gestão de Edivaldo Holanda Junior, a capital maranhense tem sido recuperada e resgatada do abandono. Com obras em toda São Luís, a prefeitura municipal tem trabalhado em todos os setores, já que o prefeito encontrou uma cidade totalmente sucateada e abandonada.
Fiquei estarrecido quando vi a situação caótica e de completo abandono das instalações da semus no bairro da alemanha. Tá tudo quebrado e os veiculos(carros e motocicletas) todos sucateados e sendo tragados pelo mato que já toma conta do local! Pra quem disse que o Castelo deixou um rombo, chega a ser ironia, pois o “velinho” ao que me consta, cuidava muito bem do dinheiro da prefeitura e esse EDVALDO além de não construir nada, não preserva o que já foi feito. Olha aqui, seu prefeitinho de merda: Se não dá pra ti, pede pra cagar e sai!
Muito bom Beto. Sem vocea jamais trmiaeos estes momentos registrados. Espero que a ABES tenha como armazenar este acervo para no futuro relembramos o nosso passado. As coisas boas que estamos fazendo Uma abrae7o, Vitorio.