ALCÂNTARA

Prefeito Anderson Wilker inaugura mais 02 Postos de Saúde em Alcântara

A solenidade de entrega aconteceu a tarde desta quarta-feira (29), nas comunidades Perú e Marudá

COMPARTILHE

Após reformar e equipar as 09 Unidades Básicas de Saúde do município, que foram abandonadas em gestões passadas, o prefeito Anderson Wilker iniciou a reforma dos Postos de Saúde na zona rural de Alcântara. Na tarde desta quarta-feira (29), 02 Postos de Saúde foram entregues à população: 01 na comunidade Perú e o outro no povoado Marudá. Anteriormente Anderson Wilker já havia inaugurado dois postos do Polo de São João de Côrtes: 01 no povoado Canelatiua e 01 na comunidade Ponta D’Areia.

As Unidades Básicas de Saúde funcionam com uma equipe de profissionais de saúde cada. São no total 09 equipes trabalhando no município. São 6 equipes com o Mais Médicos atendendo nos povoados Raimundo Sú, Peroba, Japeú, Oitiua, São João de Côrtes e UBS Caravelas no Centro de Alcântara. Essas equipes do Programa Mais Médicos ficam em Alcântara durante 4 dias (segunda a quinta-feira).

Os Postos de Saúde inaugurados na tarde desta quarta-feira (29) nos povoados Perú e Marudá, foram totalmente reformados e equipados. Esses postos serão uma extensão da UBS de Peptal, e irão funcionar de segunda a sexta-feira em expediente normal. A unidade de saúde vai disponibilizar de um profissional técnico de enfermagem que irá fazer a Aferição da Pressão Arterial, Testes de Glicemia, Pequenos Curativos, aplicação de medicamentos mediante a prescrição médica, além de agendar procedimentos de pacientes para a Unidade de Saúde da Sede e agendar datas para atendimentos da Enfermeira e do Médico no referido posto de saúde.

Durante as inaugurações, o prefeito Anderson Wilker destacou a importância de investir na saúde publica de Alcântara e garantiu que até setembro irá inaugurar o Hospital Municipal Dr Neto Guterres. “Hoje estamos entregando mais duas obras e cumprindo mais um compromisso de campanha que são as reformas dos Postos de Saúde do município. Os postos de saúde que encontramos fechados e abandonados, foram reabertos em nossa gestão. Reativamos as equipes do Programa Saúde da Família que foram abandonados pela gestão anterior. Em Perú e Marudá reformei prédios que foram abandonados pelas gestões passadas e agora serão Postos de Saúde dignos com grandes profissionais que vão atender a população destas comunidades. Já inauguramos 4 postos de saúde e vamos inaugurar os demais postos. Mas, em setembro se Deus quiser iremos entregar o novo hospital Dr Neto Guterres, todo equipado com laboratório e centro cirúrgico funcionando”, enfatizou o prefeito de Alcântara.

COMO ESTÁ A SAÚDE DE ALCÂNTARA-MA

Além de reformar e equipar todas as Unidades Básicas de Saúde do município, o prefeito Anderson Wilker já colocou 4 (quatro) ambulâncias em funcionamento à disposição da população alcantarense, sendo 02 no hospital e 02 nas comunidades de Oitiua e Raimundo Sú, algo inédito na saúde pública de Alcântara. Agora será concluída a reforma dos 15 Postos de Saúde em diversas comunidades da zona rural. 04 já foram reformados e inaugurados. Foram entregues dois consultórios odontológicos novos e reativados  (três que ficaram fechados há anos). Os alcantarenses são atendidos por grandes profissionais perto de suas casas através do PSF e do Programa Mais Médicos.

A solenidade de inauguração contou com as presenças do prefeito Anderson Wilker, vereadores Olhinho, Haroldo Júnior e Mário do Perú, secretários municipais, diretores, servidores da saúde, lideranças comunitárias e política, e sociedade civil.

Fotos: Guará Potência

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar