Pesquisa mostra Fátima Araújo na 3ª posição entre os vereadores mais citados pela população de São Luís
Candidatos à reeleição foram os mais lembrados no levantamento. Estudo apontou que 19 ex-vereadores figuram na lista
A mais recente pesquisa do Instituto EPO, realizada entre sexta-feira (29) e sábado (30), e divulgada neste domingo (31), mostra um cenário favorável à reeleição de Fátima Araújo na disputa pelo terceiro mandato para a Câmara Municipal de São Luís. A Pequena Guerreira aparece na terceira colocação entre os nomes lembrados pelos ludovicenses.
O estudo apontou que a maioria dos nomes mais citados são de vereadores que já têm mandato e vão disputar a reeleição para o Legislativo municipal no ano que vem. Parte deles já foi eleita várias vezes, como é o caso de Fátima Araújo que soma dois mandatos consecutivos desde as eleições de 2016 e tem um trabalho social irretocável na capital maranhense.
Em 2020, quando Fátima Araújo se elegeu pela segunda vez vereadora da capital maranhense, São Luís elegeu 14 candidatos novatos. A taxa de renovação foi de 46%. De acordo com especialistas ouvidos pelo jornalista Isaías Rocha, ainda é cedo para projetar a taxa de renovação nas eleições de 2024, mas a pesquisa mostra que parlamentares com trabalho sério e transparente nas comunidades tem grandes chances de renovar seu mandato.
Nomes mais lembrados
A consulta realizada pela EPO foi espontânea, com os entrevistados citando nomes de sua preferência sem a apresentação de uma lista. Ao serem perguntados “Se as eleições fossem hoje em que votaria para vereador”, de acordo com os entrevistados, Marcelo Poeta – que já vereador e assumiu em duas oportunidades nesta legislatura – é o nome mais lembrado da capital maranhense, citado por 1,9% dos entrevistados.
Na sequência, aparece o vereador Beto Castro, com 1,5% das citações, seguido por Fátima Araújo também com 1,5%, Marquinhos, citado por 1,4% dos entrevistados. Astro de Ogum e Paulo Victor despontam com 1,3%, enquanto Chaguinhas e Raimundo Penha surgem com 1,1%.
Em seguida, aparecem Nato Júnior e Silvana Noely, com 0,9%. A lista dos mais citados inclui ainda Andrey Monteiro, Alex Paiva e Concita Pinto, com 0,8%; Edson Gaguinho e Karla Sarney, com 0,6%.
Domingos Paz, Marcial Lima, Coronel Ivaldo, Kenaz Cristian, Rosana da Saúde, Sérgio Araújo e Umbelino Júnior, aparecem com 0,5%. Enquanto Cezar Bombeiro, Aldir Júnior, Álvaro Pires, Daniel Oliveira, Marlon Botão, Ribeiro Neto e Samuel Sá Filho, figuraram com apenas 0,4%.
A lista também inclui Antônio Garcez, Armando Costa, Dr. Gutemberg, Marcos Castro e Pavão Filho, com 0,3%. Por fim, Daniel Foca, Katia Lobão, Dra. Sônia Sousa, Octávio Soeiro, Chico Carvalho, Genival Alves e Thiago Freitas, aparecem com 0,1%. Quatro dos atuais parlamentares não foram citados e 19 ex-vereadores ainda são lembrados pela atuação do mandato.
Metodologia
Os dados foram coletados entre 29 a 30 de dezembro. Foram realizadas 800 entrevistas domiciliares. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.
Por Isaías Rocha