casa » BEQUIMÃO » Pescadores bequimãoenses serão beneficiados com motores para canoa

Pescadores bequimãoenses serão beneficiados com motores para canoa

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, acompanhado do vice Magal, participou da solenidade de entrega de motores para canoa, realizada pela Secretaria de Trabalho e Economia Solidária do governo do Maranhão.  Pescadores artesanais de Bequimão foram beneficiados com os equipamentos. A solenidade de entrega aconteceu nesta sexta-feira (10), em São Luís. A entrega foi feita pelo governador Flávio Dino.

“Este é o caminho para o desenvolvimento. É uma entrega expressiva, mostrando nossa preocupação com aqueles que trabalham. Temos o segundo maior litoral do país e bacias hidrográficas importantes”, afirmou Flávio Dino.

Nova rotina

Os equipamentos foram entregues a colônias, associações e sindicados pesqueiros. É uma iniciativa do projeto TrabPesca, que apoia essas entidades e busca levar equipamentos motorizados em substituição ao transporte manual, gerando rapidez e melhoria da infraestrutura.

Segundo o secretário Jowberth Alves, da Setres, a medida vai incentivar a cadeia produtiva e pesqueira do estado. “Vai facilitar bastante a vida dos nossos pescadores artesanais. É um trabalho para gerar emprego e renda na cadeia da pesca”.

No Maranhão, segundo o IBGE 2010, mais de 47 mil pescadores vivem exclusivamente da pesca artesanal, que tem papel fundamental na geração de mão de obra e de renda para milhares de famílias de baixa renda.

A pesca artesanal é uma atividade caracterizada principalmente pela mão de obra familiar, com embarcações de porte pequeno, como canoas ou jangadas, ou ainda sem embarcações, como na captura de moluscos perto da costa. Sua área de atuação está nas proximidades da costa e nos rios e lagos.

Segundo a Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão (Fecopema), existem atualmente 159 colônias de pescadores em todo o estado, gerando emprego e renda a milhares de pessoas que sobrevivem da atividade.

Participaram da solenidades, secretários de Estado, prefeitos, vice-prefeitos,  e representantes de organizações de atividade pesqueira do estado.

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Estudantes do Minas Gerais realizam atividade disciplinar sobre o folclore

A escola municipal Estado de Minas Gerais preparou uma atividade especial para a Semana do ...

Prefeitura de Bequimão realiza ação para estimular a amamentação

O direito à amamentação e a importância de sua exclusividade até o sexto mês de ...

Pesquisadores da UFMA avaliam condições de vida e saúde de idosos quilombolas de Bequimão-MA

As condições de vida e saúde de 208 idosos das comunidades quilombolas de Bequimão estão ...

Zé Inácio destaca mulheres maranhenses na 6ª Marcha da Margaridas

O Deputado Zé Inácio usou a tribuna nesta quinta-feira (15) para destacar a Marcha das ...

Prefeitura de Bequimão divulga gabarito de prova para conselheiro tutelar

A Prefeitura de Bequimão divulgou, nesta segunda-feira (19), o gabarito da prova para conselheiro tutelar, ...