BEQUIMÃO

Pelo 6º ano consecutivo carnaval de Bequimão se consolida como um dos melhores da região

COMPARTILHE

Pelo 6º ano consecutivo o prefeito de Bequimão, Zé Martins mostra que investir na cultura local é o segredo para o sucesso da festa de momo. Foram 4 dias de folia. Alegria e animação foram as marcas dos foliões bequimãoenses e visitantes que aproveitaram a programação do Carnaval 2018 organizado pela Prefeitura Municipal de Bequimão. Foi o 6º circuito carnavalesco realizado na gestão do prefeito Zé Martins, que conseguiu resgatar a força da folia momesca no município.

A Praça 02 de Novembro foi novamente o local da folia, onde foi montado o palco para todos os shows. Sob o comando da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, de sábado (10) até terça feira (13), foi oferecida uma programação diversificada às pessoas que decidiram brincar em Bequimão. Foram 14 atrações divididas e que botaram os foliões para dançar durante 4 dias de folia.

Para o paulista Mário Henrique Macatrão, de 22 anos, a festa carnavalesca de São Paulo é diferente de tudo em Bequimão. “É a primeira vez que saio de minha cidade para outro estado. Sempre brinquei em meu bairro na zona oeste de São Paulo, e lá também muito bom, mas não se compara com o carnaval de Bequimão. Me divertir muito, fiz muitos amigos e quero voltar em outras oportunidades. Aqui parece uma festa familiar, todo mundo se diverte sem se preocupar com brigas”, destacou o turista que veio à convite de um bequimãoense que trabalha e mora em São Paulo.

No sábado (10), a Praça estremeceu ao som das bandas Skema Top, Tricha, Aline Fernandes e Levada do Teco. Os foliões brincaram a noite inteira e curtiram as melhores músicas carnavalescas da atualidade e, é claro, relembrando grandes sucessos antigos. Além disso o prefeito Zé Martins ainda entregou a chave da folia ao Rei Momo.

A animação começou mais cedo no domingo (11), com um vesperal repleto de atrações que fazem a alegria da criançada. Por volta das 15h aconteceu os desfiles das Escolas de Samba e blocos alternativos e organizados na Passarela do Samba, na Praça da Matriz. O público compareceu em massa para torcer por seu bloco ou escola de decoração. Depois, subiram ao palco as bandas Skema Top, Bicicletinha do Samba, Xavecada, Farra de Rico e Gargamel. Nem a chuva forte no início da noite tirou a empolgação dos foliões. A praça 02 de novembro mais uma vez ficou lotada.

“A alegria do povo de Bequimão e dos nossos visitantes superou qualquer adversidade. Foi assim que fizemos, mais uma vez, um belo e contagiante carnaval no nosso município. O trabalho continua e, no próximo ano, vamos nos esforçar para ser melhor ainda”, declarou a secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, que este ano inovou e trouxe para a avenida o bloco dos Quilombolas formado por moradores das 11 comunidades certificadas e das 7 não certificadas.

Na segunda-feira (12), a festa continuou com a banda Skema Top, que tem talentos locais no elenco. Em seguida, animaram a folia as atracações Herton RÁ, Ney Alves e a banda de forró Limão com Mel. Foi uma noite inesquecível, onde o público dançou e relembrou grandes sucessos da maior banda de forró do Brasil. Mesmo com chuva, os foliões não tiraram o pé da praça.

A programação foi encerrada no melhor estilo, na terça-feira (13), com animação de Skema Top, banda Miragem, Nana Banda e Traíra de Óculos. O saldo da festa foi só alegria e contentamento dos foliões. As pessoas puderam extravasar felicidade, nessa festa que é a cara do nosso país, em um ambiente tranquilo, seguro e com grandes atrações.

O jornalista Gutenberg Bogéa que participou do carnaval em Bequimão, destacou a gestão do prefeito Zé Martins e a valorização dos blocos organizados e tradicionais. “É muito importante para a cultura popular, manter essas tradições nas cidades e fazendo fantasticamente a manutenção dessa tradição”, destacou o proprietário do Jornal Pequeno.

Para o folião Flávio Ribeiro, mesmo com dificuldades o carnaval não pode morrer. “É o primeiro ano que estou fazendo um bloco no povoado Beira do Campo e graças já dando tudo certo agora, tá bom demais”, disse. Já Domingos Ribeiro, presidente do bloco Nhá Ursa, do bairro Estiva, o momento é de agradecimentos. “Queremos agradecer ao prefeito Zé Martins pelo apoio e pela valorização do que é nosso, e principalmente ao povo que nos prestigia aqui na Praça da Matriz”, finalizou.

Para o prefeito Zé Martins, o carnaval é uma festa que entra para a história de Bequimão e reúne gente de toda parte do estado e leva o nome da cidade para todo Brasil. “Estou feliz, embora eu fale sempre de dores e de passado, a vida tem que continuar. Uma das coisas que Juca Martins gostava também eram as festas. Por isso eu tenho a responsabilidade ainda maior de manter as festas tradicionais, já que muitas foram iniciadas por ele nos anos 1960. Estamos fazendo como a gente pode e por isso o carnaval de Bequimão está entre os melhores da baixada maranhense”, disse o prefeito que resgatou a festa momesca desde 2013.

Além da segurança composta por Polícia Militar e Guardas Municipais, a prefeitura ainda contratou segurança privada para que os foliões brincassem à vontade na praça durante todo carnaval. A Secretaria Municipal de Saúde montou uma barraca com profissionais de saúde, que ficaram disponíveis aos foliões durante os 4 dias de folia. Os funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social também trabalharam no carnaval entregando panfletos sobre a campanha contra a venda de bebida alcoólica para menores de idade.

 

Fotos: Rodrigo Martins

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar